17.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Resumo da Rodada #3 – Brasiliense próximo da vaga e Sobradinho em crise

Jacaré precisa de uma vitória para conquistar a vaga para a segunda fase, já o Leão da Serra tem poucas chances de continuar na competição.

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Apenas três jogos e pretensões diferentes separam as campanhas de Brasiliense e Sobradinho. O primeiro, duas vitórias, um empate e mais dois jogos em casa para garantir a classificação e um possível primeiro lugar. Já a segunda equipe, uma forte crise abateu o Leão da Serra durante a semana e piorou a situação que já estava complicada. Enquanto o Jacaré tem grandes chances de avançar à próxima fase na quarta rodada, o alvinegro precisa de um verdadeiro milagre para se manter vivo.

Jogando fora de casa, o Brasiliense saiu do estádio Novelli Júnior, em Itu, com um empate em 1 a 1. A equipe candanga saiu na frente, mas cedeu o empate um minuto após ter marcado o primeiro gol. Romarinho foi o autor do terceiro gol do Jacaré na Série D. Situação inversa vive o Sobradinho. Três jogos e três derrotas explodiram os problemas internos. A última, contra a Portuguesa-RJ, foi o estopim para a crise explodir. Diretoria e diversos jogadores deixaram o clube durante a semana, expondo a difícil situação interna.

- Continua após a publicidade -

Se o Leão da Serra não fez nenhum gol na competição, as outras equipes não param de marcar. Foram impressionantes 106 gols nos 34 jogos da rodada, uma média de 3,11 gols por partida. Além do Sobradinho, a URT-MG também não marcou na Série D. Os artilheiros não mudaram, Max, atleta do América-RN e Guilherme, do Ituano, continuam com quatro gols cada. O clube natalense de Max não marcou na rodada e com isso perdeu o posto de equipe goleadora. Agora, o Manaus-AM assumiu a liderança, com 11 gols.

Uma equipe do Centro-Oeste é a novata do Pote 1

Das dezesseis equipes componentes do Pote 1, dez são remanescentes da segunda rodada. Os outros seis clubes são novatos. Porém, o destaque fica para o União de Rondonópolis. O time mato-grossense fica pela primeira vez entre os classificados e já foi direto para o primeiro pote. Seis equipes continuam com 100% de aproveitamento: Manaus-AM, Moto Club-MA, Atlético-CE, Jacuipense-BA, Brusque-SC e Caldense-MG (grupo do Sobradinho). E a equipe amazonense é com a melhor campanha geral na Série D.

Continuando o pote, América-RN, Ituano-SP (grupo do Brasiliense), River-PI, Caxias-RS, Novorizontino-SP, Salgueiro-PE e Avenida-RS somam sete pontos cada. E para completar os dezesseis primeiros colocados, Aparecidense-GO, São Raimundo-RR e União de Rondonópolis somaram seis pontos até agora. Destes, apenas América-RN ainda não levou nenhum gol na competição e conta com o melhor saldo: 10. O único primeiro colocado fora do seleto grupo é o Sinop-MT, que tem cinco pontos.

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Brasiliense é o representante do Distrito Federal no Pote 2

A equipe candanga continua no segundo pote, mas desta vez como o melhor segundo colocado geral. O Jacaré é o único com sete pontos dentre os dezesseis. A boa campanha o deixa bem próximo de uma classificação, precisando de apenas uma vitória para isso. Antes sem nenhum representante, o Rio de Janeiro agora conta com dois: Boavista e Portuguesa. O ASA-AL também é outra equipe que figura entre os trinta e dois classificados pela primeira vez.

Ferroviária-SP e Itabaiana-SE são duas equipes que eram representantes do Pote 1 na primeira rodada e ficaram de fora dos classificados na rodada anterior. Sinop-MT e Cianorte-PR “desceram” dos dezesseis primeiros. Central-PE, São Raimundo-PA, Hercílio Luiz-SC, Bahia de Feira-BA, Real Desportivo-RO, Fast Club-AM e Patrocinense-MG continuaram no pote desde a rodada anterior. Para fechar o pote, o Fluminense de Feira voltou ao pote 2, lugar que ficou na primeira rodada. Iporá-GO e Santa Cruz-RN são os segundos colocados fora dos trinta e dois classificados.

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Crescimento do Sudeste e Nordeste forte

Nas duas primeiras rodadas, o Nordeste dominou o ranking com doze clubes. A região ainda continua como a com maior representantes, mas perdeu uma equipe, agora são onze. Quem mais cresceu foi o Sudeste. Os novo times do Rio de Janeiro (Boavista e Portuguesa), três paulitas (Ituano, Novorizontino e Ferroviária) e mais dois mineiros (Caldense e Patrocinense), fizeram a região crescer. O Sul perdeu um clube, agora conta com Brusque-SC, Caxias-RS, Avenida-RS, Hercílio Luiz-SC e Cianorte-PR.

O Centro-Oeste também tem um representante a menos, agora são quatro. O Distrito Federal tem um time, Brasiliense, Goiás com Aparecidense e Mato Grosso com dois: União de Rondonópolis e Sinop. A Bahia ainda ostenta o Estado com mais clubes, Jacuipense, Bahia de Feira e Fluminense de Feira. Ao seu lado, também com três, tem os paulistas já citados anteriormente. Acre, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Tocantins não constam com agremiações.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P