23.5 C
Brasília
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Resumo da rodada #1 – Com a vitória, Brasiliense fica no Pote 1

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

E chegou ao fim a primeira rodada da Série D! Para os clubes brasilienses, felicidade e tristeza. Alegria pelo Brasiliense ao vencer o Serra por 1 a 0 em sua casa, o estádio Serejão. Pelo lado alvinegro, derrota do Sobradinho para o Vitória-ES por 2 a 0 no estádio Kléber Andrade, em Cariacica/ES. E quando se trata em números da rodada inaugural, 29 equipes vitoriosas em 34 jogos disputados. Além disso, a rede balançou 83 vezes, uma média de 2,44 gols por partida.

O América-RN foi o grande responsável pelo alto número de gols, foram seis bolas dentro da rede. Outras equipes que não ficaram para trás em quesito gol foram Sergipe-SE e São Raimundo-PA, cada uma fez quatro gols. Em contrapartida, dois grupos fizeram apenas dois gols dentro de sua chave: A13 (Brasiliense e Ituano fizeram um cada) e o A16 (Caxias e Cianorte superaram os goleiros apenas uma vez cada).

- Continua após a publicidade -

Uma curiosidade é que em todos os 34 jogos disputados, a rede balançou pelo menos uma vez. E quem mais saiu comemorando foi o atacante Max, atleta do América-RN que marcou quatro gols. Atrás, Marcelo (São Raimundo-PA) e Wanderlan (Manaus-AM) marcaram duas vezes cada. O único gol marcado pelas equipes candangas saiu da cabeça de Michel Platini, atacante do Brasiliense.

Fique por dentro do regulamento

A Série D é dividida em 17 grupos de 4 times cada. Passam os 17 primeiros e os 15 melhores segundos colocados. Na segunda fase, separam-se em potes: 1 e 2. O primeiro pote ficam os 16 melhores colocados, o segundo pote fica o pior primeiro colocado e mais as outras 15 equipes. Os potes se enfrentam nas pré-oitavas e assim seguem até a final, para se definir o campeão da Série D.

Para se chegar à segunda fase, cada clube fará seis jogos, em ida e volta, dentro de sua própria chave. Na fase eliminatória, são dois jogos de ida e volta, e assim se mantém até a decisão da quarta divisão. Para garantir o acesso, as equipes precisam chegar nas semifinais, onde serão conhecidas as quatro equipes que comporão as vagas de acesso à Série C.

Para fins de critério de desempate, o primeiro é o clube com mais vitórias. Após, a equipe com melhor saldo de gols, mais gols pró, confronto direto (critério válido quando o empate ocorrer entre dois clubes), menos cartões vermelhos, menos cartões amarelos e por último, sorteio. Por ainda ser a primeira rodada, o Distrito do Esporte adotou a ordem alfabética como um dos pontos de desempate caso tudo fique empatado, lembrando que este critério não é válido como oficial.

Olho no Pote 1

Com uma chuva de gols, seis de saldo positivo, o América-RN garantiu o primeiro lugar geral. Logo atrás, com saldo de quatro vem o Sergipe-SE. Depois, cinco times com dois gols de saldo, Moto Club-MA, Vitória-ES, Jacuipense-BA, Sinop-MT e Gaúcho-RS. O Real Desportivo-RO é o primeiro com saldo um, mas o único que fez três gols. Altos-PI, Anapolina-GO, Hercílio Luiz-SC e Fast Clube-AM com dois gols feitos e saldo um.

Após, vem as equipes que fizeram um gol e não sofreram nenhum, Cianorte-PR, Itabaiana-SE, Brasiliense e Ferroviária-SP são os times que completam o pote de número um. Portanto, o Jacaré ocupa a décima quinta posição no campeonato nacional. Outro nome que terminou em primeiro no seu grupo, mas com a pior campanha das doze foi o River-PI, que com isso, é o primeiro clube do pote de número dois.

 

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Olho no Pote 2

Como dito anteriormente, a única equipe líder de seu grupo e não componente do Pote 1 é o River-PI. Os piauienses estão empatados com Brasiliense e Ferroviária em absolutamente todos os quesitos. Dentre os quinze melhores segundos colocados, doze conseguiram somar três pontos e não ficam no Pote 1 por conta dos critérios de desempate. Os outros três clubes empataram e por isso, somaram apenas um ponto.

O São Raimundo-PA se credencia como o melhor segundo, portanto na décima oitava colocação, por ter feito quatro gols e sofrido três, ficando com saldo um. Completam a lista: Corumbaense-MS, Manaus-AM, Brusque-SC, Barcelona-RO, Patrocinense-MG, Caldense-MG, Atlético-CE, Campinense-PB, Ituano-SP, Caxias-RS, América-PE, Juazeirense-BA, Fluminense de Feira-BA e Maringá-PR.

O Novorizontino-SP está empatado em todos os critérios de desempate com o Maringá-PR, ficando atrás somente pelo quesito não-oficial do Distrito do Esporte, a ordem alfabética. Outra equipe que está fora do Pote 2 é o Santa Cruz-RN, a equipe natalense recebeu quatro cartões amarelos, contra três de Maringá-PR e Novorizontino-SP, sendo este, um critério oficial da Confederação Brasileira de Futebol.

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Nordeste forte na primeira rodada

Com doze representantes entre os trinta e dois, o Nordeste é a região com mais equipes nos dois potes. Na segunda posição, com metade dos componentes do que o primeiro, o Sul colocou seis clubes. As regiões Norte e Sudeste constam com cinco times cada. E com quatro participantes (Sinop-MT, Anapolina-GO, Brasiliense e Corumbaense-MS), o Centro-Oeste fica na última posição.

Quando se refere aos Estados, 20 dos 26 constam nos potes, e mais o Distrito Federal. Apenas Acre, Alagoas, Amapá, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins não tem nenhum representante. A Bahia é a que tem mais, Jacuipense, Juazeirense e Fluminense de Feira. Sergipe, Rio Grande do Sul, Rondônia, Piauí, Santa Catarina, Amazonas, Paraná, São Paulo e Minas com dois clubes cada. Os demais, apenas um time.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P