26.5 C
Brasília
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Resumo da rodada #2 – Apesar da vitória, Brasiliense perde posição

Derrota do Sobradinho, mudanças nos potes e muitos gols são outros fatores da segunda rodada da Série D do Brasileirão

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo

Mais uma rodada foi completada na Série D do Brasileirão 2019. A segunda das seis rodadas da fase classificatória rendeu novamente uma vitória para Brasiliense e derrota para Sobradinho. O primeiro clube chegou ao sexto ponto ao vencer a URT, mas perdeu posição para o Ituano, por conta da goleada do clube paulista sobre o Serra-ES. Já o alvinegro candango amargou a segunda derrota, desta vez para a Caldense, e assume a lanterna do grupo A12, ligando o sinal de alerta.

A rede continua a balançar bastante na última divisão nacional. Na rodada inaugural foram 83 vezes e nesta, 85. A média de gols por partida aumentou poucos décimos, de 2,44 para 2,5. Se os gols aumentaram, as equipes vitoriosas diminuíram, 23 clubes saíram com mais três pontos, enquanto na primeira foram 29. Das 68 equipes, apenas 11 continuam com 100% de aproveitamento. O América-RN continua como a melhor equipe geral, com impressionantes 10 gols marcados e nenhum sofrido.

- Continua após a publicidade -

A artilharia, antes isolada com o atacante do América-RN, Max, agora tem um companhia. Trata-se de Guilherme, autor de um hat-trick com o Ituano sobre o Serra-ES. O atacante do clube paulista agora tem quatro gols, assim como Max. Jean Patrick, América-RN, e Wanderlan, Manaus-AM, ficam logo atrás com três gols. O Distrito Federal continua com a média de um gol por partida, o primeiro marcado pelo atacante Michel Platini e o segundo pelo meia Peninha, ambos do Brasiliense. O Leão da Serra continua sem marcar na competição.

Pote 1 sem equipe do Distrito Federal

Mesmo com a vitória sobre a URT, o Brasiliense perdeu uma posição e com isso, saiu do Pote 1. Além do Jacaré, mais oito equipes não conseguiram se manter. Agora, além de América-RN, Sergipe-SE, Moto Club-MA, Jacuipense-BA, Sinop-MT, Anapolina-GO e Cianorte-PR, que já estavam na primeira roda, Ituano-SP, Manaus-AM, Atlético-CE, Brusque-SC, Caldense-MG, Juazeirense-BA, Avenida-RS, Novorizontino-SP e Santa Cruz-RN completam os 16 primeiros colocados.

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Novos nomes marcam Pote 2

O Pote 2 desta segunda rodada é composto por equipes que veio do Pote 1 (Fast Club-AM, Real Desportivo-RO, Brasiliense, Vitória-ES, Gaúcho-RS e Hercílio Luiz), clubes que se mantiveram no Pote (Corumbaense-MS, Patrocinense-MG, Caxias-RS, River-PI e São Raimundo-PA) e por último, times que não estavam em nenhum dos Potes e agora está entre os 32 classificados (Salgueiro-PE, Aparecidense-GO, São Raimundo-RR, Central-PE e Bahia de Feira-BA).

Arte: João Marcelo/Distrito do Esporte

Poucas mudanças nas disputas de regiões

Ainda com doze equipes, o Nordeste ocupa o primeiro lugar em representantes. A segunda posição se manteve com o Sul e com a mesma quantidade de clubes, seis. Outra região que não teve mudança foi a Sudeste, continuando com cinco times. As mudanças ocorreram nas regiões Norte e Centro-Oeste, a primeira foi tinha cinco equipes e para esta segunda rodada terminou com quatro. Situação inversa no Centro, antes com quatro e agora com cinco.

A Bahia continua como o estado com mais representantes, três (Jacuipense, Juazeirense e Bahia de Feira), porém, agora tem a companhia do Rio Grande do Sul, representado por Avenida, Caxias e Gaúcho. A Aparecidense-GO se junta à Brasiliense, Anapolina-GO, Corumbaense-MS e Sinop-MT como equipes do Centro-Oeste. Apenas seis estados não constam na relação dos classificados à próxima fase: Acre, Alagoas, Amapá, Paraíba, Rio de Janeiro e Tocantins.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P