Em quadra, a tensão da derrota na última partida para os EUA parecia estar presente. A Seleção Brasileira estava desorganizada e não conseguia se movimentar bem. Mesmo chegando perto de reverter a situação, o nervosismo atrapalhava os jogadores. Mais concentrada, a China fez um bom jogo e venceu por 3 sets a 0 diante de 10 mil torcedores presentes na Arena BRB Nilson Nelson. As parciais: 25/23, 31/29 e 25/23.
Como foi o jogo
No primeiro set a partida começou equilibrada, mas a China evoluiu mais ao longo do período. Além de perder pontos importantíssimos, o Brasil demorou a reagir e a Seleção asiátia tirou proveito. Em dado momento, os chineses abriram 20 a 14, momento em que o Brasil acordou para o jogo. Lucão conseguiu dois aces, Allan, Rodriguinho e Adriano também pontuaram, contudo, a China conseguiu segurara a vantagem e venceu a primeira parcial: Brasil 23 x 25 China.
A China voltou para o segundo set mostrando que a reação do Brasil no final do primeiro período não assustara. Logo no início, os visitantes abriram 12 a 9. Flávio e Allan — em um belo ataque — diminuíram a adversidade no marcador. A China perdeu intensidade, a Seleção cresceu e abriu 20 x 18 no placar, mas logo os chineses encostaram. O final do set foi emocionante e após vários “set points” desperdiçados, a China conseguiu virar, fechando o segundo set em 31 pontos a 29.
O set final começou mais equilibrado, mas com a equipe brasileira ainda perdida em quadra. A China marcou primeiro e abriu três pontos antes do Brasil conseguir marcar o primeiro, em jogada do oposto Allan. Flávio marcou duas vezes e diminuiu a diferença no placar. Ao longo do período, nenhuma equipe conseguiu abrir uma vantagem significativa e o marcador muita das vezes mostrava o empate. Com muita tensão, as duas equipes pontuavam em erros adversários. Porém, a China jogou melhor e finalizou o último set e a partida: Brasil 23 x 25 China.
Jingyn Zhang foi o maior pontuador do confronto com 25 pontos, seguido por Alan (19) e Flávio (13).
Leia mais sobre a Liga das Nações
— Pipe, china, inversão 5×1, bola de xeque: conheça as expressões do vôlei
— Em ritmo alucinante, Brasil vence Austrália em estreia na Liga das Nações
— Brasil supera a Eslovênia e vence a segunda na Liga das Nações
— Mesmo com casa cheia, Brasil perde de virada para os Estados Unidos
O que vem por aí
O time masculino do Brasil volta às quadras na Liga das Nações em 10 dias. A próxima etapa será em Sófia, na Bulgária. Polônia, Sérvia, Irã e Bulgária serão os próximos adversários da Seleção verde-amarelo. Já Brasília, receberá a Seleção feminina na próxima semana. Na próxima quarta-feira (15/6), o Brasil começa sua estadia em solo brasiliense contra a Turquia, no ginásio Nilson Nelson, às 21h.