14.5 C
Brasília
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Pipe, china, inversão 5×1, bola de xeque: conheça as expressões do vôlei

No momento em que Brasília respira vôlei, entenda os principais termos utilizados no esporte, para não se sentir perdido ''em casa''

- Continua após a publicidade -

O futebol é o esporte mais popular do Brasil, isso é inegável. Porém, a segunda modalidade mais querida entre os brasileiros é o vôlei, esporte praticado em escolas e quadras por todo o país. Quem nunca se deparou em uma transmissão do jogo da seleção e não ouviu na narração os termos: bola de xeque, china, pipe? Entrando no clima da Liga das Nações em Brasília, o Distrito do Esporte explica as principais expressões do vôlei.

Assim como em outros esportes, no vôlei, algumas expressões são utilizadas para exemplificar uma jogada, técnica ou estratégia adotada no jogo.

- Continua após a publicidade -

Bola de xeque: ocorre quando a defesa não consegue fazer a recepção e a bola volta para o time que efetuou o saque, próximo à rede, com o ataque sendo feito de primeira, sem a marcação do bloqueio.

Bola de segunda: quando a recepção faz um passe ‘A’ (bola na mão do levantador) e, para surpreender a defesa que ainda não está bem posicionada na rede, o levantador passa a bola diretamente para o outro lado, dispensando o uso do terceiro toque, que seria o ataque.

China: o atacante faz a ultrapassagem por trás do levantador no momento do passe e, consequentemente, se desvencilha da marcação. Esse lance é mais utilizado no vôlei feminino, sido inventado no país oriental, por isso o nome.

Inversão do 5×1: momento do rodízio em que o levantador (jogador que normalmente é o mais baixo, fora o líbero) fica na posição quatro (última da rede no rodízio) e o oposto fica na posição um (responsável pelo saque, prestes a avançar à rede), atrás da linha dos três metros. Neste momento, o treinador efetua duas substituições. Simultaneamente, o levantador vai para a posição um, para fazer o saque e o oposto reserva vai para a posição quatro, aumentar a estatura dos jogadores na rede, maximizando as chances de um bloqueio.

Posicionamento dos atletas no rodízio durante uma partida de vôlei — Editora de arte/DDE

Pipe: um dos ataques mais inesperados do vôlei. O levantador joga a bola para o alto, o central ameaça o ataque e um dos atacantes que está no fundo de quadra faz o ataque partindo de trás da linha dos três metros.

Instante em que o atleta salta do fundo da quadra para executar a pipe — foto:Patricy Albuquerque/CBV

Agora que você, amante do vôlei, já conhece as principais expressões, basta acompanhar as Seleções masculina e feminina do Brasil. Nesta quarta (8/6), às 21h, a Amarelinha entra em quadra pela primeira vez na Liga das Nações, contra a Austrália, no Ginásio Nilson Nelson. Na semana que vem, é a vez do time feminino estrear na capital federal, em 15 de junho, contra a Turquia, também às 21h, em duelo válido pela terceira etapa da competição.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P