25.5 C
Brasília
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Sonho de criança: técnicos comentam o impacto do futebol na vida dos Sub11

Os treinadores Itamar Júnior (Legião) e Marcos Aurélio (Ceilandense) retrataram como o esporte é importante na formação de caráter dos jovens jogadores de suas equipes

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi

Jogar futebol profissionalmente é um dos objetivos de grande parte das crianças quando se fala de futuro. Estar nos grandes clubes e seleções ao lado de jogadores mundialmente famosos fazem os olhos dos pequenos brilharem. Mas para chegar lá, uma pessoa tem extrema importância: o treinador. O Distrito do Esporte conversou com dois técnicos, ambos da categoria sub11 do Candanguinho, e eles falaram como ajudam no desenvolvimento dos atletas e o impacto que o futebol causa na vida deles.

Treinando as jovens promessas do Legião no Candanguinho sub11, Itamar Júnior falou sobre o processão de formação do caráter, a junção do trabalho equipe-família e como o esporte pode ser um instrumento de evolução das crianças. Para Marcos Aurélio, treinador da equipe sub11 do Ceilandense, é mais fácil trabalhar com as crianças pois elas tem grande poder de assimilação e relata a importância do trabalho psicológico com a garotada.

- Continua após a publicidade -

Itamar Júnior, treinador do Legião

Para Itamar Júnior, técnico do Legião, trabalhar com as crianças é mais simples que os adultos. “É muito satisfatório lidar com a garotada e muito mais fácil. Crianças são ensináveis e estão dispostas a aprender, não possuem vaidade e creio que o processo de formação é a fase mais importante na vida de um ser humano”, salientou. “Os nossos treinamentos são bastante intensos, pois trata-se de uma equipe muito boa e competitiva, conseguimos ver o reflexo desse trabalho nos jogos. Temos vencido grande parte dos campeonatos que disputamos e alcançado grandes resultados’, falou.

Sobre a atenção psicológica das crianças, Itamar cita que o trabalho entre a equipe e os pais tem que ser síncronos. “Nós temos um cuidado em não gerar frustrações na vida das crianças e contamos com o trabalho em conjunto dos pais, mas infelizmente não são todos que entendem o processo e às vezes acabam pressionando demais seus filhos, atrapalhando o processo de formação e aprendizagem deles”, reiterou o treinador do Legião.

Outro ponto importante abordado pelo treinador da categoria sub11 do Legião é a formação das crianças. “Acredito muito na formação do homem através do esporte. Então tenho certeza que o esporte impacta diariamente a vida das crianças e contribui não só na formação de um atleta melhor, mas como também de um ser humano melhor, de um filho melhor em casa. São esses impactos que procuramos gerar na vida delas”, finalizou Itamar Júnior.

Foto: Arquivo Pessoal/Itamar Júnior

Marcos Aurélio, treinador do Ceilandense

Treinador da jovem equipe do Ceilandense, Marcos Aurélio relatou como é trabalhar com os atletas. “É uma satisfação trabalhar com garotos do sub11. Nessa categoria a criança passa por uma importante fase de transição e possui um grande poder de assimilação de novos conceitos. Portanto, lidar com essa garotada é muito satisfatório. Além de poder passar os conceitos do futebol tenho a oportunidade de participar da criação do caráter, fazendo assim com que eles venham a ser cidadãos honestos”, disse.

Tratar do psicológico antes, durante e após os jogos é um fator fundamental para o técnico do sub11 do Ceilandense. “Nossos treinamentos são pensados no bem-estar das crianças, respeitando seus limites e tempo de aprendizado. Antes de cada jogo conversamos com nossos atletas explicando o sentido dos jogos, que sempre haverá um ganhador e um perdedor, e que o mais importante é dar o melhor de si. Dessa forma eles entendem que estarão sempre evoluindo e melhorando a cada dia”, falou.

Foto: Arquivo Pessoal/Marcos Aurélio

Segundo Marcos Aurélio, jogar futebol é bem mais do que somente praticar um esporte. “O futebol é uma excelente escolha de atividade física para as crianças na faixa etária de 6 a 11 anos. A prática dessa modalidade auxilia na evolução física, coordenação motora, velocidade de reação, desenvolvimento psicológico, socialização, autoestima e autoconfiança dos atletas”, expressou.

Por fim, Marcos Aurélio fala sobre a importância que os treinadores tem para a realização de um sonho e ressalta que eles trabalham forte para isso acontecer. “Estamos dispostos a ajudar todas crianças da escolinha de futebol do Ceilandense a realizar o sonho de ser um jogador de sucesso, mas para isso nossa base trabalha duro para que esses atletas sejam adultos de sucesso em qualquer outra área da sua vida utilizando o conhecimento adquirido em nossa escolinha”, concluiu.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P