17.5 C
Brasília
terça-feira, 30 de abril de 2024

Serejão pode não ser liberado; Taguatinga não joga sem público no domingo

Clássico entre Taguatinga e Brasiliense pode ser adiado por falta de liberação de estádio para torcida.

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Atualizado às 10:28 para incluir resposta da PMDF

A primeira rodada do Candangão 2020 já passou e a segunda se avizinha, mas os problemas dos estádios do Distrito Federal não cessaram até agora. Como o Distrito do Esporte contou, 10 dias antes do início da competição apenas o Serejão tinha laudo. Agora, a casa de Brasiliense e Taguatinga pode não ser liberado para receber público na competição exatamente por falta de laudo.

- Continua após a publicidade -

Segundo apurou o Distrito do Esporte com três fontes, a Polícia Militar do Distrito Federal não quer liberar o estádio para público, mesmo com as obras requisitadas para o laudo liberatório de 2019 feitas. Para uma fonte envolvida com o imbróglio, a PMDF bota empecilho para autorizar o Serejão. “A gente faz reunião, faz reunião, faz reunião e os caras não resolvem nada. Eles dizem que a gente tem de ir lá e refazer o estádio. Aí não tem jeito. Eles põem de uma forma que já não tem jeito”.

Ano passado, a PMDF requisitou diversas obras no local. Troca de quadro elétrico e de fiação, além de melhorias estruturais, foram feitas para os jogos de 2019. Até mesmo um laudo elaborado a pedido do Taguatinga por engenheira registrada no CREA foi feito, mas a corporação não aceitou. Apenas o engenheiro indicado poderia liberar o estádio.

Após o Brasiliense, que não é gestor do local e portanto não teria tal obrigação – a responsável pelo Serejão é a administração regional de Taguatinga -, fazer todas as obras pedidas pela PMDF a entidade liberou o estádio por 1 ano. A autorizou se findou no começo deste 2020.

Agora, a PMDF apresentou diversos novos requisitos para liberação do palco que não estavam ano passado. Mais de 10 itens foram adicionados, sem explicação clara de sua necessidade.

Clássico de Taguatinga pode ser adiado

Segundo o Presidente do Taguatinga Esporte Clube, Edmilson Marçal, a falta de torcedor no Serejão não faz sentido. “Tem custo, tem investimento, tem um público todo da cidade que quer ver o jogo.”

Segundo Marçal, o Taguatinga não pretende jogar no próximo domingo diante do Brasiliense, às 11h, se o local não puder receber a torcida. “O Taguatinga não joga domingo de portões fechados. Vamos pedir o adiamento da partida, se for necessário”, assentou.

Uma reunião entre as partes envolvidas foi marcada para esta quarta-feira (29/1) para tentar resolver a questão dos laudos. A secretaria de esportes, a administração local de Taguatinga, os clubes envolvidos e a PMDF devem participar.

Secretário havia garantido dinheiro para reformas

Em entrevista à rádio Ativa FM/Esportes Brasília, antes do início do campeonato, o secretário de esportes do GDF, Leandro Cruz, havia garantido que os estádios estariam liberados e que o governo investiria 600 mil reais em obras. “Estamos investindo em torno de R$ 600 mil reais em recursos próprios da Secretaria, oriundos das Loterias Federais, para dar um primeiro choque nestes estádios”.

A partida do Brasiliense e Paysandu pela Copa do Brasil, inclusive, teve de ser transferida para o Serra do Lago por falta de laudo no Serejão. O jogo terá transmissão televisa, mas sem público.

A reportagem procurou a assessoria de imprensa da PMDF. A corporação pediu para reportagem se direcionar à Secretaria de Segurança Pública por se “tratar de uma demanda que envolve a participação de outros órgãos de segurança pública”.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Engraçado, como as autoridades trabalham contra o desenvolvimento do esporte local, quando algum time carioca resolve jogar no DF, logo, providenciam laudos, a vontade, quando é para algum time daqui, fica nessa má vontade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P