Pela primeira vez na história, o Fortaleza disputará uma decisão internacional. A final da Copa Sul-Americana contra a LDU-EQU acontecerá neste sábado (28/10), às 17h (horário de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai. A pouco menos de 3 mil km, um torcedor tricolor aguarda ansiosamente a bola rolar. O estudante cearense Guilherme Monteiro, de 21 anos e morador do Distrito Federal, contou ao Distrito do Esporte sobre a paixão pelo Fortaleza, a expectativa para o título e a superstição para o confronto.
Morador do Distrito Federal há quatro anos, o cearense Guilherme expressou seu amor pelo tricolor. “Sou do interior do Ceará. Vim para Brasília em 2019, mas meu amor pelo Fortaleza permanece além de tudo”. Mesmo longe, o estudante não deixa de acompanhar seu clube do coração. “Depois que saí do Ceará, assisti alguns jogos do Fortaleza contra o Goiás, Atlético-GO pelo Brasileirão. Esse ano fui a Fortaleza e assisti à partida contra o Sergipe pela Copa do Nordeste. Amo acompanhar o Fortaleza”, contou.
Guilherme revelou que o amor pela equipe é antigo. “Desde criança, sou muito envolvido com o clube. Campanha da Série B de 2018, fui para todos os 19 jogos em Fortaleza”. Hoje esperançoso com o título, Guilherme relembrou o passado de frustrações. “Peguei aquela má fase de oito anos na Série C. Foi difícil”. Após anos de sofrimento, as alegrias voltaram a ser frequentes para o torcedor tricolor. “Depois vieram os acessos, as conquistas, as participações nas competições internacionais”.
O morador de Brasília descreveu a sensação de ver o Fortaleza em uma decisão. “Você torcer para equipes fora do eixo Rio-São Paulo, Sul e Minas Gerais, que estão acostumados a disputar grandes finais, e chegar em uma final e jogar em outro país com um time de primeiro escalão é incrível, um sonho”. O estudante completou. “Chegar em uma final de Sul-Americana, algo que há cinco, seis anos parecia algo distante, é muito emocionante”, revelou.
A taça é o desejo de Guilherme, mas a campanha do Leão do Pici já é um grande feito para o torcedor cearense. “Só de estar na final estou grato. Se ganhar um título então, meu Deus. Essa final será o maior marco da minha vida de torcedor”, assumiu. O estudante cearense ainda revelou que a emoção começou com a viagem do time ao Uruguai. “Eu me emocionei de ver o vídeo dos jogadores embarcando no aeroporto de Fortaleza”, contou.
Jogos marcantes e superstição mantida para final
A campanha do Fortaleza na Copa Sul-Americana é de animar os torcedores. São nove vitórias, dois empates e uma derrota, essa ainda na fase de grupos. Dos 12 jogos até o momento, o mais marcante para Guilherme é o segundo jogo das oitavas de final. “A volta contra o Libertad-PAR, no Castelão, me marcou. Marinho fez um golaço de falta nos acréscimos e classificou a gente. Depois dali eu me empolguei mais”, confessou.
Além da partida contra a equipe paraguaia, Guilherme lembrou das semifinais frente ao Timão. “Contra o Corinthians também foi marcante. É um clube de massa, com camisa, tradição e isso pesa”. Para o torcedor, os dois jogos foram especiais. “Na semifinal com eles, fizemos um ótimo jogo em São Paulo na ida e a volta foi maravilhosa conseguindo a classificação”. A classificação deu um gás a mais no sonho. “Quando passamos, animou ainda mais nessa final. Fortaleza vai bem em alta para trazer o título se Deus quiser”.
Guilherme revelou que acompanhou o Leão do Pici na Sul-Americana da mesma forma em todas as partidas do clube. “Eu assisti todos os jogos da Sula pelo celular no meu quarto. Sábado assistirei assim já que está dando certo”, riu. O estudante arriscou o placar para a decisão e já sabe o que fazer caso o Fortaleza conquiste o troféu. “Será 2 a 0, gols de Lucero e Caio Alexandre. Depois do jogo, se Deus quiser, com o título, ligarei para o meu pai, que me ensinou a torcer pelo Fortaleza, e extravasar”, contou.
Decisão da Copa Sul-Americana
A final da Copa Sul-Americana entre Fortaleza e LDU-EQU acontecerá neste sábado (28/10), às 17h (horário de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, em Maldonado, no Uruguai. A partida será transmitida pelos canais SBT e ESPN, além do streaming Star +. Além da taça, o vencedor da competição se classificará para a Recopa Sul-Americana. Boca Juniors e Fluminense, finalistas da Copa Libertadores, disputam a vaga restante.
Veja mais no DDE
- Villa Esporte e Cultura representará o DF no Brasileirão de Fut 7
- Virou rotina: mais um campeão brasileiro reforça elenco do Capital
- De forma unânime, Daniel Vasconcelos é reeleito presidente da FFDF