Na manhã desta quinta-feira (26/10), foi realizado o pleito eleitoral da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), com o intuito de definir o mandato para os próximos quatro anos (2024/2028). Chapa única a concorrer para comandar a maior entidade futebolística da capital do país, a União Pelo Futebol foi reeleita após uma seção de votos abertos. A chapa de Daniel Vasconcelos, atual presidente da FFDF, venceu por unanimidade.
Ao todo, 37 clubes profissionais e não profissionais filiados à entidade votaram e elegeram o mandatário que está no cargo no presente momento. Juntamente com o presidente Daniel dos Santos Vasconcelos, terá a continuidade dos vices presidentes Cacildo de Paula Cassiano (1º) e Marcelo Cruz, passando a ser válida em outubro de 2024, quando se encerra o mandato atual. Com os presidentes, formam a chapa mais três membros efetivos e três suplentes do Conselho Fiscal.
Depois da reeleição, Daniel Vasconcelos comentou sobre o mandato. “Em 2017 o que me preocupava era a saúde financeira da federação, mas graças a Deus consegui, juntamente com os nossos filiados e colaboradores, além do apoio fundamental da CBF, sanar a maioria das dívidas e deixar o nosso “nome limpo”. Agora, com a continuidade, vamos buscar também continuar num processo de crescimento, resgate da imagem e busca de credibilidade, para que possamos em breve estar no lugar onde merecemos”.
– Clique e saiba mais
– Atacante na área! Brasiliense acerta a contratação de Max Nóbrega
– Pelo segundo ano consecutivo, Candangão não terá times do entorno
– CBF divulga tabela detalhada do Brasileirão Feminino Sub-17
Daniel Vasconcelos assumiu a FFDF em 6 de outubro de 2017, ainda como interino, após a renúncia do antigo presidente, Erivaldo Alves. À época Daniel era vice-presidente. De lá para cá ele continuou como “tampão” até 30 de setembro de 2020, quando foi aclamado por unanimidade como mandatário efetivo até 2024 com a chapa NOVOS TEMPOS. No período teve um árduo trabalho de “arrumar a casa”, com o objetivo principal de colocar as contas do caixa aptos para retirar as certidões de nada consta para buscar recursos e apoiadores para a federação.
Com a cadeira ocupada de forma definitiva, em 2020, Daniel Vasconcelos conseguiu o feito de legalizar a casa do futebol do DF, inclusive conquistou, com apoio de dirigentes de clubes imbuídos na tarefa de fazer renascer a modalidade no centro do país, aporte junto ao Banco de Brasília (BRB) para premiar os vencedores do maior campeonato da entidade, o Candangão da Série A (2022 e 2023). Além disso, alcançou o êxito de adquirir a sede própria da federação.
Além de tal conquista citada, o presidente atualmente custeia as arbitragens, ambulâncias, além de outros custos das competições, sendo elas profissionais, ou amadores (feminino e base, desde o sub-11). Com boa aproximação junto à Confederação Brasileira de Futebol – CBF, Daniel tem buscado cada vez mais trazer eventos da casa mãe do futebol nacional para Brasília, o que fomenta não apenas a FFDF, mas todo o setor produtivo e econômico do DF.