23.5 C
Brasília
segunda-feira, 6 de maio de 2024

GDF publica decreto liberando treinos de clubes no Distrito Federal

Autorização do GDF vem horas depois de MPDFT repreender clubes que iniciaram atividades. Veja todos os detalhes do decreto

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz, João Marcelo e Bruno H. Moura

Horas depois de o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) repreender Brasiliense e Capital por treinarem durante a pandemia, o governador Ibaneis Rocha publicou um decreto autorizando a retomada dos treinamentos por parte das agremiações esportivas. Repleta de regras, a decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial na noite desta sexta-feira (26/6).

Segundo o decreto, fica autorizada a “retomada de treinamentos dos clubes de futebol profissional do Distrito Federal”. Entre as regras, os times terão que testar todos funcionários para detectar o novo coronavírus antes de retomar as atividades nos centros de treinamento. A decisão diz ainda que a detecção deverá ser repetida pelas agremiações de forma semanal.

- Continua após a publicidade -

Os profissionais envolvidos no dia a dia dos clubes terão que respeitar distanciamento mínimo de 2 metros. Além disso, o uso de máscaras deverá ser obrigatório, exceto para os atletas que estiverem treinando no gramado. O GDF disse ainda que profissionais com mais de 60 anos ou portadores de deficiência não devem participar das atividades que serão realizadas nos centros de treinamento.

Uma rígida rotina de proteção também deverá ser seguida nos CTs. Os médicos, fisioterapeutas e demais profissionais deverão sempre usar equipamentos individuais de proteção no contato com os atletas. Na entrada, todos os funcionários e demais profissionais que adentrarem nas dependências destinadas às atividades deverão ter a temperatura corporal aferida.

Em casos suspeitos ou confirmados da doença, os clubes deverão iniciar um isolamento social de 14 dias, com monitoramento e testagem de quem tiver tido contato próximo com o paciente. Cada clube deverá ainda manter um registro de casos suspeitos, testes realizados e diagnósticos confirmados com análise periódica das informações.

Nos dias de treinos, os clubes não poderão liberar a presença de público. Além disso, será obrigatório disponibilizar álcool em gel nas dependências. Banheiros e demais locais do clube higienizados e com suprimentos suficientes para possibilitar a higiene pessoal dos profissionais e demais frequentadores. Por fim, o uso de bebedouros não poderá ser feito nas dependências.

Clubes querem retomar Candangão em julho

Em reunião realizada em junho, os clubes classificados para as quartas de final do Campeonato Candango decidiram retomar a competição em 18 de julho. A data foi definida após a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) elaborar o protocolo de segurança que foi enviado para o GDF. Se for autorizado pelo governo, o torneio teria suas finais realizadas em agosto.

Veja o decreto na íntegra

DODF 103 26-06-2020 EDICAO EXTRA-páginas-2
- Publicidade -

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P