Nesta noite de sábado (2/3), Gama e Ceilândia fizeram um duelo equilibrado no Estádio Bezerrão. A partida, válida pela nona rodada do Campeonato Candango BRB 2024, terminou empatada em 1 a 1. Gui Mendes marcou o primeiro gol da partida na reta final do primeiro tempo. Romarinho empatou para o Ceilândia no início da segunda etapa. Mesmo com o empate, o Ceilândia pode garantir a vaga nas semifinais ainda nesta penúltima rodada. Isto porque, caso o Brasiliense perca para o Capital neste domingo (3/3), o Jacaré não haveria mais chances de alcançar o alvinegro ceilandense.
Dono da casa, o Gama manteve a posse de bola durante os primeiros momentos da partida. Com três minutos, veio a primeira chance dos gamenses. Após a defesa do Ceilândia se atrapalhar, Ramon teve liberdade para avançar com espaço. Na finalização, Thiago Santos fez a primeira defesa. A primeira chance do Gato Preto também foi em um vacilo na saída de bola. Kaefer perdeu a bola na frente de Nolasco. O meia bateu cruzado e assustou Renan Rinaldi pela primeira vez.
Autor da primeira chegada do Ceilândia no duelo, Nolasco também foi o autor do primeiro gol da partida. Kennedy puxou o contra-ataque e foi ao lado direito, e perto da linha de fundo, tocou para o camisa 19 ceilandense empurrar para as redes. Entretanto, o gol foi prontamente anulado pela arbitragem: a partida seguia empatada em 0 a 0. Em outro contra-ataque, Kennedy tentou encontrar Felipe Clemente infiltrando, mas a defesa cortou outra vez.
Perto da marca de 30′, PH cobrou escanteio na cabeça de Wellington. O zagueiro escorou e ainda contou com desvio de Bosco: bola na trave e nova cobrança para os gamenses. O Gama começou a gostar da partida, e quase no fim do primeiro tempo, o placar foi aberto. Dieguinho pedalou em cima do marcador e cruzou de três dedos em direção à pequena área. Após um desvio, a bola caiu nos pés de Gui Mendes: o camisa 7 do alviverde ajeitou de peito, e sem deixar a bola cair, mandou uma bomba: 1 a 0.
Precisando vencer para garantir a classificação para as semifinais, o Ceilândia seguiu na tentativa de empatar a partida. Logo no começo da etapa final, o alvinegro marcou e empatou. Marcado por dois gamenses, Kennedy passou pela marcação e foi até a linha de fundo para cruzar em direção à pequena área. Lá, estava o artilheiro do campeonato: Romarinho. O centroavante se esticou todo para balançar as redes pela oitava vez neste Candangão 2024.
Mesmo classificado, o Gama não se contentou apenas com o empate diante da equipe ceilandense. O alviverde buscou um jogo vertical e explorava as velocidades dos pontas. Ao chegar à linha de fundo, cruzamentos em direção à Nunes eram a principal jogada dos gamenses. Entretanto, as bolas não eram aproveitadas, e muitas vezes cortadas pela defesa do Ceilândia.
O que vem por aí
Classificado, o Gama vai ao Estádio Defelê para visitar o Real Brasília. Mesmo com a vaga já garantida, o alviverde aguarda a colocação em que terminará o campeonato, para assim definir o adversário nas semifinais. Como citado, o Ceilândia pode se classificar ainda nesta rodada, em caso de derrota do Brasiliense para o Capital. Para a próxima rodada, o alvinegro tem um duelo ‘regional’ marcado, contra o Ceilandense. Ambas as partidas acontecerão ao mesmo tempo no domingo (10/3), às 15h30.
Leia mais sobre as equipes do Candangão BRB:
- Momento decisivo: veja cenários possíveis da penúltima rodada do Candangão
- Gama vence o Paranoá e se classifica para a segunda fase do Candangão BRB
- Nos pênaltis, Ceilândia bate o Real Brasília e avança de fase na Copa Verde
Gama – 1
Escalação: Renan Rinaldi; Cesinha 🟨 (Cleiton), Wellington 🟨, Pedro Romano e PH (Patrick); Kaefer 🟨, Adenílson (Esquerdinha), Dieguinho (Bruninho); Gui Mendes ⚽🟨 (Pablo Félix), Ramon e Nunes 🟨
Técnico: Cícero Júnior
Ceilândia – 1
Escalação: Thiago Santos; Paulinho 🟨, Euller 🟨, Badhuga, China; Pedro Bambu (Elbinho), Bosco, Nolasco (Foguinho); Kennedy (Everaldo), Felipe Clemente (Edson Reis) e Romarinho ⚽🟨 (Raylson)
Técnico: Adelson de Almeida