20.4 C
Brasília
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Decisão: veja cenários possíveis da penúltima rodada do Candangão

Quatro clubes lutam por duas vagas nas semifinais, enquanto outros quatro brigam para escapar do rebaixamento à Segundinha. Com duelos diretos, nona rodada da competição acontece neste fim de semana

- Continua após a publicidade -

Está chegando ao fim o Candangão BRB 2024. Faltando apenas duas rodadas para o término da primeira fase, o campeonato segue com lacunas indefinidas. Na parte inferior da tabela, não há nenhum rebaixado. Na parte superior, dois clubes já tem o destino encaminhado: Capital e Gama. Matematicamente, ambas as equipes já estão garantidas nas semifinais. Sendo assim, restam duas vagas para o quadrangular final.

Pela 8ª rodada do campeonato, os 10 clubes se enfrentam neste fim de semana. Paranoá e Real Brasília abrem a rodada no sábado (2/3). Em seguida, Ceilandense e Samambaia se enfrentam no Abadião. Às 19h30, Gama e Ceilândia fecham o dia em duelo pela liderança. Santa Maria e Planaltina abrem o domingo no Bezerrão. Brasiliense e Capital fecham a rodada no Serejão, agora liberado para receber público.

Segundo o regulamento da competição, a ordem dos critérios de desempate são os seguintes: 1º) Maior número de pontos ganhos; 2º) maior número de vitórias; 3º) maior saldo de gols; 4º) maior número de gols pró; 5º) menor número de cartões vermelho recebidos; 6º) menor número de cartões amarelo recebidos; 7º) Confronto direto. Aos clubes classificados para a semifinal, os cartões serão zerados.

- Continua após a publicidade -

Parte superior: vaga nas semifinais

Dos quatro clubes com possibilidade de avançar à próxima fase, o Gato Preto tem a situação mais confortável. Em caso de vitória sobre o Gama, o Ceilândia alcançaria 19 pontos e ultrapassaria o próprio alviverde, assim garantindo a vaga na próxima fase. Caso perca, o Gato Preto precisa torcer para o Brasiliense perder para o Capital. Se o Jacaré vencer o confronto, chega aos mesmos 16 pontos do alvinegro ceilandense, mas precisaria tirar a diferença de seis gols do saldo para assumir a terceira colocação. Atualmente, a equipe amarela tem 11 gols marcados, contra 17 dos ceilandenses.

Para o Brasiliense, uma combinação de resultados pode classificar a equipe já nesta rodada. Em caso de vitória sobre o Capital e uma derrota do Paranoá para o Real Brasília, o Jacaré alcançaria 16 pontos, quatro à frente da Cobra Sucuri, não podendo mais ser ultrapassado. Já os paranoáenses, caso vençam os dois jogos restantes, chegam a 18, e podem até tomar a vaga do Ceilândia, em um cenário compatível – além de torcer, no mínimo, para uma derrota do Brasiliense, diante de Capital ou Samambaia.

A missão quase impossível é a do Real Brasília. Quase livre do rebaixamento, ainda resta uma pequena chance dos Leões do Planalto avançarem para as semifinais. Para isso, os realenses precisam vencer os dois duelos, contra Paranoá e Gama, alcançando 13 pontos. Além disso, precisaria secar outros dois adversários diretos, a Cobra Sucuri – adversário na próxima rodada -, e Brasiliense. Além disso, precisaria ultrapassar o Jacaré em saldo de gols. A equipe amarela tem 11 gols marcados, enquanto os auri-anis balançaram a rede seis vezes.

Parte inferior: em busca de afastar o rebaixamento

Tanto Samambaia quanto Ceilandense tem situações quase idênticas nesse Candangão. Curiosamente, ambas as equipes se enfrentam na próxima rodada. Os dois somam seis pontos, com duas vitórias e cinco derrotas. Na oitava colocação, a equipe de Ceilândia tem três pontos a mais do que Santa Maria, que abre a zona da degola. Sendo assim, um empate entre Samambaia e Ceilandense neste sábado dá uma sobrevida à ambos. Isto porque, mesmo com uma vitória da Águia Grená, Samambaia e Ceilandense somariam 7 pontos, um à frente do Santinha.

Penúltimo colocado, o Santa Maria ainda sonha em se manter na primeira divisão, com apenas três pontos conquistados. Entretanto, nesta rodada, não há possibilidade de deixar a degola. Mesmo se vencer o Planaltina, a equipe grená chega a seis pontos e se igualaria, possivelmente, à Samambaia ou Ceilandense – ambos também com seis pontos. Entretanto, a Águia Grená não teria saldo de gols suficientes para ultrapassar na colocação, deixando a decisão para a última rodada.

De todos os clubes, o Planaltina tem a vida mais complicada. Apenas uma combinação de resultados fantástica escapa a equipe do rebaixamento. Para isso, o Galo do Planalto, deve vencer o duelo direto contra o Santa Maria e torcer para um tropeço de Ceilandense ou Samambaia. Desta forma, o rubro-negro passaria a ocupar a penúltima colocação, com quatro pontos, e chegaria na última rodada podendo chegar a sete pontos. Num cenário desejado, o Planaltina rebaixaria o Cachorro Salsicha ou Dragão de Ceilândia.

Leia as últimas notícias do Campeonato Candango BRB 2024:

Confira os duelos da próxima rodada do Candangão:

  • Paranoá (5ª) x Real Brasília (6ª)
    Estádio JK
    02/03 | 15h30
  • Ceilandense (8ª) x Samambaia (7ª)
    Estádio Abadião
    02/03 | 16h
  • Gama (2ª) x Ceilândia (3ª)
    Estádio Bezerrão
    02/03 – 19h30
  • Santa Maria (9ª) x Planaltina (10ª)
    Estádio Bezerrão
    03/03 | 15h30
  • Brasiliense (4ª) x Capital (1ª)
    Estádio Abadião
    03/03 | 16h
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P