18.5 C
Brasília
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Ex-Gama, jogador candango está confinado na Malásia

Brandão é nascido em Brasília, já atuou pelo Gama e hoje é atacante na elite do futebol da Malásia.

- Continua após a publicidade -

Por Bruno H. de Moura

Aos 29 anos ele não imaginou que estaria tão longe de casa e passaria por um regime de confinamento num pequeno apartamento. Os planos de Washington Brandão Dos Santos, ou simplesmente Brandão, incluem grama verdinha, muito ar puro e bolo no gol.

O atacante do Petaling Jaya City, equipe da elite do futebol Malaio, não sai de casa. O Malaysia Super League, nome do torneio local, parou por completo. A vida financeiro e industrial foi pelo menos caminho. “Aqui está tudo parado. Só o mercado e poucas coisas abertas”, relata ao Distrito do Esporte. A razão é a mesma do Candangão ser paralisado  após a última rodada: a pandemia de coronavírus.

- Continua após a publicidade -

País se fecha por coronavírus

a Malásia, como toda a Ásia, é fortemente atingida pela doença Covid-19, causada pelo maligno coronavírus. Até a tarde de segunda-feira (23/3) o país registrava 1518 casos e 14 mortes. 159 contaminados foram recuperados pelo sistema de saúde local. O país tem 31,62 milhões de habitantes e uma alta taxa de natalidade.

Foto: Assessoria Brandão.

Sozinho no país – os familiares de Brandão estão no Brasil – o jogador só pode sair de casa para atividades essenciais. Poucos serviços estão abertos, assim como no Brasil. Mercados, farmácias, hospitais e transporte por meio de um aplicativo similar ao Uber, o Grab, ainda funcionam.

O governo Malaio decretou isolamento nacional até o 31/03. O período começou em 18/03/2020. “Mas como os casos estão aumentando provavelmente vai aumentar o período de lockdown”, disse ao DDE.

No momento, Brandão não pode, sequer, sair do país asiático. “Aeroportos Malaios estão proibidos de viajar durante o lockdown. Sendo caso de malaios que estiverem retornando de outros países são colocados em quarentena por 15 dias. Turistas proibidos de entrar no país. Somente os que estão aqui e desejam retornar ao seu país de origem que podem viajar”, nos contou direto de sua casa em Petaling Jaya, no estado de Selangor, a 23km da capital do país, Kuala Lumpur. A cidade que dá o nome ao time de Brandão é a maior da região metropoliina de Kuala Lumpur.

O time de Brandão ocupa a 11ª colocação da primeira divisão do país. São 12 equipes na elite local. A equipe venceu 1, perdeu 1 e empatou 1 partida. Porém, o time tem um jogo a menos na quarta rodada. Se vencer Terengganu na volta do campeonato pode chegar à terceira colocação da competição.

Do Gama à Malásia

Filho do quadradinho, Brandão começou sua carreira no Gama, ainda aos 19 anos de idade. Naquele 2010 o periquito ainda disputava a Série C do Campeonato Brasileiro. Brandão viu o alviverde candango ser rebaixado para a Série D e não voltar à terceira divisão no ano seguinte. Em 2012 Brandão jogou o Candangão pelo mesmo Gama, foi a última passagem do forte atacante pela bola do Distrito Federal.

Foto: Assessoria Brandão.

De lá para cá ele andou o país. Foi para o Araguarina/TO, Bento Gonçalves/RS, Ypiranga/RS. Depois, o atacante trocou o frio da serra gaúcha pelas temperaturas abaixo de zero da Dinamarca. A primeira experiência internacional do jogador, em 2014, rendeu. Do HB Køge se transferiu para o Vendsyssel do mesmo país. No meio de 2017 uma rápida passagem pelo Passo Fundo/RS por empréstimo.

Após o término daquele Gauchão, Brandão voltou à Europa e ao Vendsyssel até 2019. Saiu da Dinamarca e foi para Indonésia, vestir as cores do Persela.

Atualmente, o atacante é jogador do Petaling Jaya City FC, ou PJ City. Em 2017, o clube fundado em 2014 foi campeão da 3ª divisão do futebol nacional, mais conhecida como Malaysia Fam League. Atualmente, Brandão atua na 1ª divisão do país, a Malaysia Super League.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P