A Copa Verde 2024 chegou ao fim na noite da última quarta-feira (29/5) com o título do Paysandu-PA sobre o Vila Nova-GO em um largo placar agregado de 10 a 0. O Distrito Federal participou da competição com três clubes: Brasiliense, Ceilândia e Real Brasília. Este foi o maior número de representantes em uma única edição do torneio regional. Apesar do aumento de equipes, o desempenho foi desastroso: nenhuma vitória conquistada pelos times da capital federal.
Maior campeão da Copa Verde, o Paysandu ampliou a vantagem de títulos na competição. O Papão venceu o Vila Nova por 4 a 0 na noite da última quarta-feira (29/5) com gols de Nicolas, João Vieira, Vinícius Leite e Edinho. A taça já estava encaminhada com a goleada aplicada à equipe goiana por 6 a 0 na primeira partida da final. Assim, o clube paraense chegou ao quarto troféu da competição e se isolou, ainda mais, na primeira prateleira. Abaixo, Cuiabá com dois títulos e cinco equipes com um: Brasília, Brasiliense, Goiás, Luverdense e Remo.
Campanhas pífias na edição de 2024
Pela primeira vez na história da competição, o Distrito Federal contou com três representantes: Real Brasília (campeão candango de 2023), Brasiliense (vice-campeão candango em 2023) e Ceilândia (bem posicionado no RNC 2024). Apesar do alto número de clubes, o regulamento colocou dois confrontos entre candangos nas duas primeiras fases eliminatórias. O confronto entre Ceilândia e Real Brasília terminou empatado por 0 a 0 e nos pênaltis por 4 a 3, o Gato Preto conseguiu vaga às oitavas.
Com a classificação garantida, o Gato Preto enfrentou o Brasiliense, também em jogo único. As equipes do Distrito Federal não marcaram e mais uma vez a vaga foi decidida em cobranças de pênaltis. Desta vez, o alvinegro candango não foi páreo para o Jacaré e foi derrotado por 4 a 1. Nas quartas, agora com confrontos de ida e volta, o Brasiliense duelou com o Cuiabá. O clube mato-grossense venceu as duas partidas com goleada por 4 a 1 e eliminou a equipe da capital federal.
Os resultados das equipes do Distrito Federal amargaram uma marca negativa: nenhuma vitória conquistada na Copa Verde. Esta foi a primeira vez que uma edição do torneio termina sem nenhum jogo vencido pelos candangos. Antes, os piores desempenhos foram em 2021 e 2018, com apenas uma vitória na competição. Os anos mais vitoriosos foram 2014 (nove vitórias e Brasília campeão) e 2020 (sete vitórias e Brasiliense campeão).
Veja as vitórias em todas as edições da Copa Verde
- 2014
Brasília: 4 vitórias em 8 jogos – campeão
Brasiliense: 5 vitórias em 6 jogos – eliminado nas semifinais - 2015
Brasília: 2 vitórias em 4 jogos – eliminado nas quartas
Luziânia: nenhuma vitória em 2 jogos – eliminado nas oitavas - 2016
Brasília: nenhuma vitória em 2 jogos – eliminado na fase preliminar
Gama: 3 vitórias em 8 jogos – vice-campeão - 2017
Ceilândia: 1 vitória em 4 jogos – eliminado nas oitavas
Luziânia: 1 vitória em 4 jogos – eliminado nas quartas - 2018
Brasiliense: nenhuma vitória em 2 jogos – eliminado nas oitavas
Ceilândia: 1 vitória em 2 jogos – eliminado na fase preliminar - 2019
Brasiliense: nenhuma vitória em 4 jogos – eliminado nas oitavas
Sobradinho: 2 vitórias em 4 jogos – eliminado nas oitavas - 2020
Brasiliense: 6 vitórias em 8 jogos – campeão
Gama: 1 vitória em 2 jogos – eliminado nas oitavas - 2021
Brasiliense: 1 vitória em 4 jogos – eliminado nas quartas
Gama: nenhuma vitória em 1 jogo – eliminado na primeira fase - 2022
Brasiliense: 2 vitórias em 4 jogos – eliminado nas semifinais - 2023
Brasiliense: 1 vitória em 3 jogos – eliminado nas quartas
Ceilândia: 1 vitória em 2 jogos – eliminado nas oitavas - 2024
Brasiliense: nenhuma vitória em 3 jogos – eliminado nas quartas
Ceilândia: nenhuma vitória em 2 jogos – eliminado na segunda fase
Real Brasília: nenhuma vitória em 1 jogo – eliminado na primeira fase