27.5 C
Brasília
segunda-feira, 29 de abril de 2024

Conheça a história do brasiliense Roda, ex-goleiro campeão pelo Náutico

Natural do Distrito Federal, arqueiro teve passagens por outros clubes como Paranoá, Ceilândia e Seleção Brasileira Universitária

- Continua após a publicidade -

Por Michael Nunes

A história de Carlos Rodolfo, mais conhecido no mundo da bola como “Roda”, começou cedo no gramados do Distrito Federal. O goleiro brasiliense teve uma carreira vitoriosa no futebol com passagens por Náutico, Cabense-PE, Ceilândia, Paranoá e Upis, chegando a defender ainda a seleção brasileira universitária.

Os primeiros passos foram nos clubes sociais de Brasília. “Eu comecei a jogar com 14 anos na Asbac, depois fui para o Gama. Aos 17 anos fui para o Náutico”, relembrou Roda. No clube de Recife, o goleiro começou pelas categorias de base, onde conquistou alguns títulos.

- Continua após a publicidade -

Em 2004, já integrando os profissionais, Roda foi campeão Pernambucano. O goleiro lembra com carinho do tempo em que vestia a camisa do Timbu alvirrubro. “Fiquei no Náutico durante seis anos. Foi muito bom, porque joguei do juvenil até o profissional”, destacou o arqueiro.

Foto: Arquivo pessoal

O camisa 1 vivenciou o dia a dia com técnicos conhecidos no futebol brasileiro. “Tive a oportunidade de trabalhar com vários treinadores renomados como Muricy Ramalho, Givanildo Oliveira e Mauro Galvão”, contou. Em 2006, o goleiro foi emprestado para o Cabense onde conquistou o acesso para a primeira divisão do pernambucano.

Depois do acesso, Roda voltou para Brasília, onde teve passagens rápidas por Ceilândia e Paranoá. Pensando no futuro, o camisa 1 começou a estudar Educação Física, onde defendeu as traves do time universitário da Upis. “Fui bicampeão universitário em 2007 e 2008. Em 2009, fomos campeões da Libertadores Universitária”, recordou.

A boa passagem pela Upis chamou a atenção da Seleção Brasileira Universitária, quando Roda foi convocado para representar as cores do Brasil em torneios importantes da categoria. “Defendi a seleção de 2007 a 2013. Joguei três mundiais. Em 2011, conquistamos o bronze na China”, pontuou.

Depois de se formar em duas graduações (Educação física e Turismo), Rodolfo decidiu parar de jogar. Ele ainda tentou voltar outras vezes. Porém, o futebol já não era o primeiro plano. Roda deixou de atuar em campo, mas a paixão pelo futebol sempre o acompanhou. O ex-jogador recebeu o convite para ser o preparador de goleiros do Gama.

Foto: Arquivo pessoal

“Recebi o convite através do Glauber, que está atualmente no Goiás. Foi uma experiência muito boa, pois desde criança acompanhava o Gama no antigo Bezerrão. Então, sempre tive um carinho muito grande por esse clube. Infelizmente não conseguimos conquistar o título naquela oportunidade”, contou Roda.

O Educador Físico ainda fez estágio no Corinthians, convivendo com jogadores como Emerson Sheik, Jorge Henrique, Danilo entre outros. Segundo Roda, a experiência no Timão foi única. Além disso, ele pode reencontrar seu primeiro preparador de goleiros nos tempos de Náutico, o conhecido Mauri.

Atualmente, Roda é personal trainer. O goleiro não deixa de jogar peladas com os amigos no fim de semana. Além de jogar pelo menos quatro campeonatos amadores por ano. “Em média jogo dois campeonatos por semestre. O nível é relativamente bom, jogo mais para reencontrar os amigos”, finalizou o goleiro.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P