22.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Colômbia supera Uruguai nos pênaltis e se garante na semi da Copa América

Depois de um tempo regulamentar sem gols, Ospina brilha e defende duas penalidades

- Continua após a publicidade -

Por Lucas Bolzan

No terceiro jogo desta quartas de final da Copa América, o Estádio Mané Garrincha mais uma vez foi palco de uma partida da Copa América. Em duelo, agora de mata-mata, Uruguai x Colômbia se enfrentaram e após um equilibrado empate sem gols no tempo normal, a Colômbia levou a melhor nas penalidades, com duas defesas do goleiro Ospina.

Campanhas regulares

- Continua após a publicidade -

Antes de chegar na fase mata-mata, as duas equipes fizeram campanhas regulares na primeira fase. Vice-líder do grupo A, o Uruguai encerrou a fase inicial com uma derrota, um empate e duas vitórias. Os celestes enfrentaram uma Colômbia, que em relação às últimas competições, não vem fazendo uma boa campanha na competição, e neste ano assegurou apenas a terceira colocação do grupo B e agora se despede nesta fase pela segunda vez consecutiva.

Segundo tempo morno e equilibrado

Com força total, o Uruguai veio a campo completo, principalmente liderado pelos craques Suárez, Cavani e De Arrascaeta. A grande dúvida para o duelo era do zagueiro e capitão da equipe Godín, por conta de uma lesão muscular, mas o departamento médico uruguaio conseguiu fazer um rápido trabalho e recuperou o atleta para a partida.

Mesmo diante de uma Colômbia ausente de um dos seus principais jogadores, Cuadrado, a celeste iniciou a partida a todo vapor e aos dois minutos, já sofreu a primeira falta perigosa, sofrida por Nández, mas desperdiçada na tentativa de uma jogada ensaiada.

Apesar da intensidade inicial das duas equipes na partida, a Colômbia impôs mais reação ofensiva com jogadas pelas pontas. E quase o primeiro gol da partida saiu aos 16, quando Muñoz tentou um cruzamento e quase enganou o goleiro Muslera.

Passando o tempo na primeira etapa, o Uruguai se acomodou em campo e um pequeno deslize quase custou o primeiro gol da Colômbia na partida. Após uma saída errada de bola uruguaia, aos 26 minutos, Zapata ficou frente a frente com Muslera, mas finalizou em cima do arqueiro celeste, que com uma linda defesa com os pés, evitou o primeiro gol da partida.

O Uruguai até tentava alguma reação, mas não conseguia chegar ao gol de Ospina. Cavani, mais recuado, tentava armar jogadas, mas também não conseguia sucesso. Com um primeiro tempo totalmente inferior ao que vinha jogando nos últimos jogos, os uruguaios acabaram sendo parados pela enjoada defesa colombiana que se salvava de todo jeito.

Na reta final da primeira etapa, um jogo truncado. Enquanto o Uruguai tentava chegar ao gol pelos cruzamentos rasteiros, a Colômbia caía na forte marcação adversária que adiantou seus defensores para pressionar. E sem emoções, o 0 a 0 insistiu até o intervalo.

Primeira etapa sem fortes emoções

Querendo surpreender no início do segundo tempo, a Colômbia não demorou nem um minuto para conseguir a primeira jogada perigosa. Luiz Diaz avançou em velocidade pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. Atento, o capitão Godín conseguiu evitar o lance.

Quatro minutos depois, foi a vez do Uruguai pressionar e com Nandez mais uma vez. O lateral foi fazer a tentativa de um cruzamento e quase surpreende o goleiro Ospina, que realizou uma grande defesa.

Com um jogo mais equilibrado, o Uruguai começou a mostrar suas armas. Aos 11 minutos, a celeste chegou mais uma vez, agora com o Arrascaeta, que recebeu libre na entrada da área, mas bateu fraco para defesa de Ospina.

Chegando na reta final, a partida ficou morna mais uma vez. A Colômbia voltou a pressionar através da bola aérea. E quase chegou no primeiro gol neste tipo de jogada após cruzamento do lado direito, Zapata subiu mais do que a marcação, mas não conseguiu cabecear certeiro.

Com o empate persistido, a decisão se encaminhava para as penalidades. Porém, os últimos minutos foram emocionantes. De um lado, o Uruguai tentou atacar com Cavani, mas a finalização foi fraca. Logo em seguida, na reposição de Ospina, a bola encontrou Díaz livre, mas Muslera, dando uma de líbero, conseguiu interceptar a jogada. E mesmo com os quatro minutos de acréscimo, a partida encerrou sem gols e com rumo aos pênaltis.

Ospina brilha e garante Colômbia na semifinal

Na decisão por pênaltis, os cobradores foram aparecendo. Pelo lado da Colômbia, 100% de aproveitamento. Zapata, Sanchez, Mina e Borja converteram bem. Já pelo lado Uruguaio, após Cavani e Suárez converterem, Giménez e Viña desperdiçaram e consagraram Ospina, que fez duas grandes defesas e garantiu a Colômbia na semifinal da Copa América.

Agora é só esperar o adversário da semi

Classificada, a Colômbia esperará o vencedor do duelo entre Argentina x Equador. Formado o confronto, a partida semifinal será realizada também em Brasília, na próxima terça-feira (06), às 22h.

URUGUAI 0 (2)

Muslera, Nández, Gimenez, Godín 🟨 e Viña; Vecino, Valverde (Cáceres), Bentancur e Arrascaeta (Torres); Suárez e Cavani. Técnico: Óscar Tabárez.

Penalidades:

Cavani ⚽ – Giménez ❌ – Suárez ⚽ – Viña ❌

COLÔMBIA 0 (4)

Ospina, Muñoz, Sánchez, Mina e Tesillo; Cuellar, Barrios, Lucas Díaz e Borré (Borja); Muriel (Chará) e Zapata. Técnico: Reinaldo Rueda.

Penalidades:

Zapata ⚽ – Sanchez ⚽ – Mina ⚽ – Borja ⚽

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P