Por João Marcelo Pepi
Faltando três dias para o primeiro jogo da quartas de final da Copa Verde, Brasiliense e Nova Mutum-MT se preparam para mais um confronto entre as equipes na atual temporada. O Jacaré e o Azulão compuseram o mesmo grupo na Série D do Campeonato Brasileiro, o Grupo 5, de 2021. Com duas partidas disputadas entre os times, as equipes estão empatadas em números de vitórias, uma para cada, mas com saldo melhor para o clube candango.
Em partida válida pela terceira rodada da quarta divisão nacional, Brasiliense e Nova Mutum estrearam a sequência de jogos entre eles em 19 de junho. O clube do Distrito Federal venceu por 3 a 1 no estádio Serejão, em Taguatinga (DF), com dois gols de Zé Love e um de Luquinhas, Matheus Silva descontou para o time de Mato Grosso. O confronto entre as equipes deu ao Jacaré a manutenção da liderança de seu grupo e deixou o Azulão na quarta posição.
Pouco mais de dois meses depois, em 22 de agosto, o reencontro das equipes. Dessa vez, o Azulão saiu vitorioso após derrotar o Jacaré por 1 a 0. A partida, que marcava a estreia de Luan Carlos no comando técnico do clube candango, teve gol de Matheus Vieira e derrubou o Brasiliense para a quarta posição de seu grupo. À época, o representante de Brasília preocupava em relação a classificação devido às derrotas rotineiras, mas posteriormente, conseguiu avançar à próxima fase.
Mais dois compromissos entre brasilienses e mato-grossenses
Empatados em números de vitórias, uma para cada lado, Brasiliense e Nova Mutum terão mais dois compromissos na atual temporada, a disputa das quartas de final da Copa Verde. O primeiro embate entre os clubes ocorrerá na próxima quinta-feira (28/10) às 15h (horário de Brasília) no estádio Defelê, na Vila Planalto. Na quarta-feira posterior, em 3 de novembro, às 16h (de Brasília), a bola vai rolar no estádio Valdir Doilho Wons, localizando em Nova Mutum-MT.
Quem avançar desse confronto vai enfrentar o vencedor de Aquidauanense-MS e Vila Nova-GO na semifinal do certame. Ainda estão na disputa da Copa Verde: o clube amazonense Manaus e os paraense Castanhal, Paysandu e Remo. As datas das semifinais e finais ainda não foram divulgadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O campeão da competição regional garante vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2022.
Histórico na temporada entre as equipes:
Série D
Brasiliense 3 x 1 Nova Mutum – 3ª rodada
Nova Mutum 1 x 0 Brasiliense – 12ª rodada
Copa Verde
Brasiliense x Nova Mutum – 28/10 – 15h – Defelê (DF)
Nova Mutum x Brasiliense – 3/11 – 16h – Valdir Doilho Wons (MT)