19.5 C
Brasília
quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Alerta vermelho: campanhas ruins de Real Brasília e Planaltina preocupa

Das últimas dez edições do Candangão com nove jogos ou mais, apenas 31,6% dos clubes que terminaram a quarta rodada na zona de rebaixamento conseguiram a salvação. Real Brasília e Planaltina ligam sinal de alerta após início ruim

- Continua após a publicidade -

A quarta rodada do Candangão BRB 2024 terminou com Real Brasília e Planaltina na zona de rebaixamento. Com apenas um ponto na competição, o atual campeão candango é o penúltimo colocado, enquanto o Galo é o lanterna, também com um ponto. Além da preocupação pela posição atual, o retrospecto nos anos anteriores é outro fator que liga o sinal vermelho nas equipes. O Distrito do Esporte levantou como terminaram as equipes que ocupavam a zona de rebaixamento após quatro jogos. Os campeonatos contabilizados foram os últimos dez com nove ou mais jogos na primeira fase da competição.

Samambaia e Real Brasília finalizaram a quarta rodada do Candangão BRB 2024 na noite da última segunda-feira (5/2). A partida no estádio Serejão terminou com o Cachorro Salsicha conquistando a primeira vitória no torneio. Com gols de Dandan, Vitor Xavier e Gabriel, a equipe derrotou o Leão do Planalto por 3 a 0, e chegou a três pontos. Do outro lado, o auri anil segue sem vencer na competição.

A equipe comandada por Ariel Mamede estreou com derrota para o Ceilândia por 1 a 0, empatou com o Planaltina por 1 a 1 e sofreu dois revezes consecutivos contra Capital e Samambaia, os dois por 3 a 0. Situação semelhante vive o Planaltina. O Galo iniciou o Candangão BRB 2024 perdendo para o Gama por 2 a 0, empatou com o Real Brasília e acumulou duas derrotas para Ceilândia por 3 a 0 e Capital por 4 a 0.

- Continua após a publicidade -
Jailson comemorando o segundo gol do Capital diante do Planaltina, pela quarta rodada do Candangão BRB 2024
Foto: Mateus Dutra/Distrito do Esporte

Dificuldades do início ao fim

O DDE tomou como base de estudo as dez últimas edições com nove ou mais jogos na primeira fase da competição. Desta forma, foram utilizados os anos de 2023, 2022, 2020 até 2014 e por fim, 2011. Portanto, 2021 (grupos com seis jogos na primeira parte), 2013 e 2012 (dois turnos) não participam. Na temporada anterior, Taguatinga e Brasília, 9º e 10º colocados respectivamente, ocupavam a zona da degola após quatro jogos e terminaram com o descenso no distrital.

Em 2022, Unaí e Luziânia iniciaram mal a competição e culminou com o rebaixamento das equipes. Dois anos antes, o Ceilandense era o 11º colocado após quatro rodadas e terminou a competição na mesma posição. O outro rebaixado em 2020 foi o Paranoá, último colocado ao fim do certame, mas que na quarta rodada ocupava a 10ª posição. Santa Maria e Bolamense terminaram a rodada quatro da edição de 2019 nas duas últimas posições e se mantiveram assim até o fim do campeonato.

O Samambaia, em 2018, terminou a quarta rodada na última colocação e se manteve na posição ao fim dos 11 jogos. Companheiro de descenso, o Paranoá estava na nona colocação após quatro jogos. No ano anterior, o Taguatinga começou mal e finalizou a competição na lanterna. Outro rebaixado foi o Brasília, que após a quarta rodada ocupava o nono lugar. Em 2016, SESP/Planaltina e Cruzeiro finalizaram a quarta rodada nas duas últimas colocações e finalizaram o certame na 11ª e 12ª posições respectivamente.

Em 2015, o Samambaia desistiu da competição antes da bola rolar e o certame ocorreu com apenas 11 equipes, sendo apenas uma rebaixada ao final. Após a quarta rodada, o Santa Maria era o lanterna, mas quem terminou com o descenso foi o Ceilandense. No ano anterior, o Legião terminou a rodada quatro na 11ª posição e finalizou o campeonato no último lugar. Além do Leão do Rock, o Capital foi outro rebaixado no ano. Por fim, em 2011, o CFZ findou a quarta rodada na última posição e continuou no lugar até a rodada 14. Seu companheiro de descenso foi o Brasília, que era o sexto na rodada quatro.

Salvações do descenso

Ao todo, dos 19 clubes rebaixados nas dez edições, seis equipes conseguiram se livrar do descenso após terminar a quarta rodada na zona de rebaixamento, ou seja, apenas 31,6% reverteram a situação. O último a realizar o feito foi o Ceilândia em 2020. Após a rodada quatro, o Gato Preto não havia somado ponto na competição. Ao final do último jogo da primeira fase, o alvinegro somou oito pontos, oriundos de duas vitórias, dois empates e três derrotas, se salvando do descenso e terminando na décima posição.

Em 2018, o Santa Maria somou apenas um ponto nas quatro primeiras rodadas, mas acumulou mais sete e terminou com oito ao fim da 11ª rodada, na décima posição, deixando Samambaia e Paranoá na zona de rebaixamento. No ano anterior, o Formosa viveu situação semelhante. A equipe goiana também pontuou apenas uma vez, mas diferente do clube candango, fez mais dez pontos e por pouco não conseguiu vaga nas quartas da competição.

O Santa Maria se livrou do rebaixamento em 2015 após início ruim na competição. À época, apenas uma equipe sofrera o descenso, já que o Samambaia desistiu do certame. O Santinha não havia conquistado nenhum ponto nos quatro primeiros jogos, mas somou seis posteriormente e terminou na décima colocação. Na temporada anterior, o Formosa conquistou três pontos até a quarta rodada, mas depois engatou resultados positivos e brigou até a última rodada por uma vaga nas quartas, mas terminou no décimo lugar com 13 pontos.

Das equipes que se salvaram, o Formosa de 2011 tem a melhor reviravolta. O Tsunami do Cerrado conquistou apenas três pontos nos quatro primeiros confrontos, mas se recuperou na competição e terminou a primeira fase com 22 pontos, na segunda posição. Na fase posterior, com apenas quatro equipes na disputa, terminou no terceiro lugar, atrás de Brasiliense e Gama, que fizeram a final da competição.

Próximos jogos de Real Brasília e Planaltina

Apesar do retrospecto desfavorável, Real Brasília e Planaltina ainda disputarão mais cinco jogos em busca da salvação no Candangão BRB 2024. O Leão do Planalto enfrentará o Ceilandense na próxima sexta-feira (9/2), às 15h30, no estádio Defelê, na Vila Planalto. Um dia antes, em 8 de fevereiro, o Planaltina recebe o Samambaia no estádio Rorizão, às 15h30. O atual campeão completa a tabela contra Brasiliense, Santa Maria, Paranoá e Gama. O Galo encerra a competição contra Ceilandense, Brasiliense, Santa Maria e Paranoá.

  • Real Brasília
    5ª rodada – Ceilandense (casa)
    6ª rodada – Brasiliense (fora)
    7ª rodada – Santa Maria (casa)
    8ª rodada – Paranoá (fora)
    9ª rodada – Gama (casa)
  • Planaltina
    5ª rodada – Samambaia (casa)
    6ª rodada- Ceilandense (fora)
    7ª rodada – Brasiliense (casa)
    8ª rodada – Santa Maria (fora)
    9ª rodada – Paranoá (fora)

Veja em detalhes as temporadas

  • 2023
    Após quatro rodadas
    9º – Taguatinga – 3 pontos
    10º – Brasília – 3 pontos
    Fim da competição (9 rodadas)
    9º – Taguatinga – 7 pontos
    10º – Brasília – 7 pontos
  • 2022
    Após quatro rodadas
    9º – Unaí – 3 pontos
    10º – Luziânia – 1 ponto
    Fim da competição (9 rodadas)
    9º – Unaí – 9 pontos
    10º – Luziânia – 2 pontos
  • 2020
    Após quatro rodadas
    11º – Ceilandense – sem pontuar
    12º – Ceilândia – sem pontuar (terminou na décima posição com 8 pontos)
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Ceilandense – 3 pontos
    12º – Paranoá – 2 pontos
  • 2019
    Após quatro rodadas
    11º – Santa Maria – 1 ponto
    12º – Bolamense – sem pontuar
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Santa Maria – 3 pontos
    12º – Bolamense – 1 ponto
  • 2018
    Após quatro rodadas
    11º – Santa Maria – 1 ponto (terminou na décima posição com 8 pontos)
    12º – Samambaia – 1 ponto
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Paranoá – 6 pontos
    12º – Samambaia – 5 pontos
  • 2017
    Após quatro rodadas
    11º – Formosa – 1 ponto (terminou na nona posição com 11 pontos)
    12º – Taguatinga – 1 ponto
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Brasília – 7 pontos
    12º – Taguatinga – 7 pontos
  • 2016
    Após quatro rodadas
    11º – SESP/Planaltina – 1 ponto
    12º – Cruzeiro – sem pontuar
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – SESP/Planaltina – 4 pontos
    12º – Cruzeiro – 2 pontos
  • 2015
    Após quatro rodadas
    11º – Santa Maria – sem pontuar (terminou na décima posição com 6 pontos)
    Fim da competição (10 rodadas)
    11º – Ceilandense – 4 pontos
  • 2014
    Após quatro rodadas
    11º – Legião – 3 pontos
    12º – Formosa – 3 pontos (terminou na nona posição com 13 pontos)
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Capital – 8 pontos
    12º – Legião – 7 pontos
  • 2011
    Após quatro rodadas
    7º – Formosa – 3 pontos (terminou na segunda posição com 22 pontos na primeira fase sendo eliminado na segunda fase ao terminar na terceira posição)
    8º – CFZ – 3 pontos
    Fim da competição (11 rodadas)
    11º – Capital – 11 pontos
    12º – Legião – 4 pontos
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P