28.5 C
Brasília
terça-feira, 23 de abril de 2024

Ceilândia vira sobre o Taguatinga e rebaixa águia à Segundinha

Em um jogo ruim no primeiro tempo e cheio de emoções na segunda etapa, Ceilândia tem bela tarde de Clemente e tira Taguatinga da elite

- Continua após a publicidade -

Última partida a iniciar na rodada derradeira. E a última a terminar. Ceilândia e Taguatinga fizeram um jogo emocionante na segunda etapa e, até o final, pela disputa pelo descenso. Ao final, melhor pro Ceilândia que venceu, mas muito pior pro Taguatinga que, pela combinação de resultados em Luziânia, foi rebaixado à segunda divisão.

Na primeira etapa, Ceilândia foi melhor durante todos os 49 minutos iniciais. Cirne, Dogão, Júlio Oliveira e Clemente controlavam a partida. Mas o goleiro Matheus Silva e o zagueiro Euller deram de graça o gol para Maranhão, do Taguatinga.

Na etapa complementar, um novo jogo, e um desempenho impressionante de Clemente e João de Deus – que mudou o jogo. Gols de Gabriel e Clemente terminaram o ano do Ceilândia menos pior, e custaram tudo ao Taguatinga, que vai ter de encarar a difícil Segundinha de 2024.

- Continua após a publicidade -

1º Tempo: Ceilândia controla o jogo, mas vacilo do goleiro dá gol ao Taguatinga

Marcado por faltas que picam o jogo, Ceilândia e Taguatinga começaram a partida mais afoitos que técnicos. Com Filipe Cirne e Clemente se destacando do lado do Ceilândia e o Taguatinga buscando os contra-ataques com Júlio César e Maranhão.

Aos 17′ Filipe Cirne bateu falta, espalmada por Batista. Se não chegava com real perigo no gol do Taguatinga, o Ceilândia colecionava escanteios. Antes dos 20′ já havia batido 4.

Aos 22′ linda jogada de Cirne na intermediária de área, passe açucarado a Júlio Oliveira que cruzou para dentro da área. Wisley tentou fazer uma bicicleta, mas atingiu o jogador do Taguatinga e Sávio Sampaio marcou falta. 2 minutos depois Clemente brigou com a marcação, fez o passe infiltrado para Wisley entrar na área e chutar cruzado procurando Gabriel, na cara do gol. A bola, muito forte, foi direto pra linha de fundo. Ceilândia tinha controle absoluto e começava a criar chances.

Aos 32′ o jogo começava a ficar violento. Sávio Sampaio parava a partida com certa recorrência até que infração dura do Ceilândia gerou uma bronca generalidade. Aos 35′ Cirne ao cobrar falta ficou na barreira.

Bem no jogo, Batista assustou a torcida do Taguatinga. Saiu da área para afastar bola de contra-ataque que buscava Clemente, trombou com Evanilson, ficou caído no chão uns 10s, mas o ataque do Gato Preto com Dogão, Clemente e Gabriel não aproveitaram a chance. O goleiro desabou após atrás das traves.

O relógio mostrava 40′ no momento que Nolasco deu o primeiro chute a gol do Taguatinga. Matheus Silva caiu tranquilo e defendeu.

Aos 42′, recuo todo errado do Euller pro goleiro Matheus Silva do Ceilândia. O arqueiro ficou perdido com a bola no pé, vacilou, e deu a paçoca para Maranhão só empurrar pro fundo da rede. Ceilândia 0-1 Taguatinga.

O Taguatinga se salvava. Aos 45′ falta batida por Dogão, dentro da área cabeceio de Dudu. A bola passou próxima à meta de Batista. Aos 48′ Cirne em outra batida de falta arriscou direto, e ela foi próxima ao gol defendido por Batista. Na sequência Sávio Sampaio encerrou a primeira etapa.

Ceilândia x Taguatinga – Foto: Lucas Bolzan/Ceilândia E.C.

2º Tempo: Jogo melhora e Ceilândia vira a partida

No intervalo, Adelson de Almeida sacou Dogão e botou João de Deus.

A primeira chance de perigo foi do Taguatinga. Matheus Maranhão deu para Leozinho, livre e na cara do gol, chutar fraquinho para defesa de Matheus Silva. Aos 7″ falta dura de Júlio César, cartão amarelo assinalado. Passados dois minutos, outra falta dura, dessa vez de Euller. Outro cartão. E aos 10″, contra-ataque interrompido por Daniel faltosamente, 3 cartão amarelo seguido. Na falta, Julio Oliveira explodiu na barreira.

Aos 13”, João de Deus foi para linha de fundo, cruzou bem para Gabriel que subiu sozinho para empatar o jogo. Ceilândia 1-1 Taguatinga, no terceiro gol do Gabriel na competição.

O Gato Preto era só pressão. Pelo meio, nos lados. Aos 20” cruzamento para Filipe Cirne, Lyncon afastou providencial. Eram 22″ quando Leozinho cobrou falta perigosa, por cima do gol de Matheus Silva. E 24” quando Maranhão recebeu belo passe no canto esquerdo da área do Ceilândia, desceu um tirambaço e obrigou Matheus Silva a espalmar para escanteio. No bate rebate do escanteio, Somália afundou na rede do goleiro, mas Marconi Souza, corretamente, assinalou o impedimento.

Adelson de Almeida queria a vitória e trocou duas vezes. Julio Oliveira, que já sentia, deu lugar a Pedrinho, e Gabriel Correa na vaga de China. Mal entrou e Gabriel já fez jogada para João de Deus cabecear e obrigar boa defesa. Na cobrança de escanteio, Euller desviou no primeiro pau, ela sobrou no segundo para Clemente, bem colocado, virar o jogo. Ceilândia 2 x 1 Taguatinga.

O placar custava a permanência do Taguatinga na primeira divisão, pelo saldo de gol o Santinha se mantinha na elite. O time da água ia com tudo pro ataque, a técnica deixava espaço para a raça.

Clemente era o cara do jogo. Aos 46”, após bate e rebate na área, recebeu cruzamento de Filipe Cirne e, novamente, empurrou pro fundo da rede. Era o 2º dele, 3º do Ceilândia.

O Taguatinga correu, correu e correu. Mas não conseguiu empatar a partida. Até Sávio Sampaio apitar com 50” da segunda etapa, o placar encerrou com 3-1 pro Ceilândia. E isso siginificava rebaixamento da Águia.

Como ficaram as situações dos clubes

Com pouquíssimas chances de classificação e necessitando de um grande combinação de resultados, o Ceilândia vai descansar até o início da Série D. Para tristeza dos torcedores do bi-vice campeão seguido do Candangão, no ano de 2024 o Gato Preto não disputa nem Copa do Brasil, nem Copa Verde, nem Série D. Para ter algum calendário, além do Candangão, precisará subir na Série D deste ano.

Já o Taguatinga, não se livrou do rebaixamento e ficará 1 ano e meio sem calendário profissional de futebol masculino. Por saldo -7 contra -5 do Santa Maria, com todos os outros critérios iguais, foi rebaixado na 9ª colocação.

Ceilândia: 3

Matheus Silva; Júlio Oliveira (Pedrinho), Euller🟨, Dudu, Werick; China (Gabriel Correa), Filipe Cirne, Wisley, Gabriel ; Dogão (João de Deus), Clemente ⚽⚽

Tec.: Adelson de Almeida

 

Taguatinga: 1

Batista; Denilson, Daniel🟨, Lyncon, Somália; Evanilson, Júlio César 🟨, Hugo, Leozinho; Matheus Nolasco, Maranhão

Tec.: Edmilson Marçal

Arbitragem:

Árbitro central Savio Pereira Sampaio ARB
Assistente 1 Lucas Costa Modesto AA1
Assistente 2 Marconi de Souza Goncalo AA2
Quarto Árbitro Adriano Luiz do Nascimento Neri 4A
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P