Primeiro tempo
Os primeiros períodos da partida foram dominadas pelo Vasco da Gama. Paulique abriu os marcadores com uma bela enterrada e anotou os primeiros dois pontos do duelo. Marquinhos também se destacava com arremessos de três e aumentava a vantagem cruzmaltina. Na parte defensiva, os cariocas se postavam bem e dificultavam uma troca de passes dos brasilienses. Tamanha superioridade foi refletida no placar: durante toda a primeira etapa, o Brasília não esteve à frente em nenhum momento e marcou 19 pontos. Dos tentos marcados, apenas três contaram com assistência – todas vindas de Cooper.
Para o segundo período, o Brasília impôs uma ‘remontada’ e, finalmente, assumiu a frente do placar – momentaneamente. Após instruções de Dedê Barbosa, a equipe se reestruturou e conseguiu furar a defesa vascaína. Para esta mudança de postura, os brasilienses contaram com boas atuações de Paulo Lourenço e Alaekwe: ambos marcaram 18 e 12 pontos, respectivamente. Mesmo diante desta melhora, os vascaínos contaram com a vantagem criada no primeiro período para seguir na frente dos donos da casa: 48 a 46 para o cruzmaltino.
Segundo tempo
Após intensa disputa nos períodos iniciais, os times voltaram para a terceira etapa mais ‘cautelosos’. Durante os primeiros momentos, o Vasco adotou uma postura ofensiva e ampliou a vantagem sob os donos da casa. A melhora dos vascaínos fez Dedê Ramos solicitar o tempo técnico e reorganizar a equipe. As instruções surtiram certo efeito na parte defensiva, mas os donos da casa voltavam a encontrar dificuldades para furar a defesa cruzmaltina. Novamente, o placar refletiu a atuação das equipes: a parcial do penúltimo período ficou em 22 a 11 para os vascaínos, totalizando em 70 a 57 para os cariocas.
Em dado momento dos últimos quartos, o Vasco da Gama chegou à estar com 16 pontos de vantagem sob os donos da casa. Entretanto, o Brasília Basquete não abaixou a cabeça, e aos poucos, foi encostando no placar. Cooper tomou o protagonismo e anotou oito pontos para os extraterrestres, além de distribuir duas assistências – o maior garçom do jogo até então. Com menos de um minuto, os brasilienses estavam a três pontos dos vascaínos (82 a 85). Bastaram aos cruzmaltinos marcarem em dois lances livres para garantir a vitória: 89 a 84.
Leia mais sobre o NBB:
- Cerrado faz bom jogo, mas perde para o Flamengo pelo NBB
- NBB: Brasília sofre 11ª derrota seguida ao perder para o Corinthians
- Brasília Basquete estreia no segundo turno do NBB com derrota para o Minas
O que vem por aí
Depois da primeira vitória conquistada em solo candango, os vascaínos vão atrás do segundo triunfo. Neste domingo (11), às 11h, o Vasco da Gama realiza a segunda partida na capital federal ao visitar o Cerrado, no Ginásio da ASCEB. No mesmo dia, o Brasília Basquete segue na Arena BRB Nilson Nelson para receber outro carioca: o Botafogo. A partida está marcada para acontecer às 16h.