A primeira fase do Candangão 2023 chegou ao fim neste sábado (18/3) e definiu a situação dos dez clubes da competição. Real Brasília, única equipe classificada antecipadamente, terminou em primeiro lugar. Brasiliense, Capital e Paranoá completaram as quatro equipes que avançam ao mata-mata. Brasília, lanterna, e Taguatinga, vice-lanterna, estão rebaixados e disputarão a Segundinha em 2024.
Primeiro lugar da fase classificatória, o Real Brasília enfrentará o Paranoá, quarto colocado. Brasiliense, na segunda posição, medirá forças com o Capital, que finalizou a primeira fase na terceira colocação. As datas, locais e horários das semifinais serão divulgados pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF). O Leão do Planalto e o Jacaré, por ficarem mais bem colocados que seus adversários, terão a vantagem de dois resultados iguais e disputarão a segunda partida em casa.
Manutenção na elite e rebaixados
Da quinta até à oitava posição, ficaram Gama (empatou com o Capital na última rodada), Ceilândia (venceu o Taguatinga), Samambaia (derrotado, de virada, pelo Paranoá) e Santa Maria (empatou com o Real Brasília). As equipes não conseguiram avançar à próxima fase, mas se mantiveram na elite do futebol candango e disputarão a edição de 2024.
Taguatinga, penúltimo colocado, e Brasília, lanterna, terminaram a primeira fase com sete pontos conquistados, oriundos de uma campanha de duas vitórias, um empate e seis derrotas. A Águia ficou com saldo -6 e o Colorado acumulou -9. O Santa Maria, oitavo colocado, somou a mesma pontuação dos dois últimos colocados da competição, mas se salvou do descenso por ficar com saldo negativo de cinco.
Veja como foram os jogos da 9ª rodada do Candangão
- Brasiliense x Brasília
- Capital x Gama
- Samambaia x Paranoá
- Ceilândia x Taguatinga
- Santa Maria x Real Brasília
Semifinais do Candangão
Paranoá x Real Brasília
Real Brasília x Paranoá
Capital x Brasiliense
Brasiliense x Capital