A Arena BRB Nilson Nelson recebeu um grande jogo neste sábado (11/6). Apesar da bonita festa da torcida, que lotou todas as dependências do ginásio, o Brasil foi superado pelos Estados Unidos, de virada, por 3 sets a 1, parciais 25/21, 25/27, 20/25 e 20/25. Mais uma vez o oposto Allan teve grande atuação. Foi a primeira derrota brasileira na Liga das Nações. Os norte-americanos, por sua vez, encerraram sua passagem em Brasília com 100% de aproveitamento (quatro jogos e quatro vitórias).
O jogo
Conforme o esperado, a partida começou bem equilibrada, com os dois times pontuando intercaladamente. O Brasil conseguiu abrir dois pontos de diferença após um ace de Rodriguinho: 13 a 11. Com um saque forçado, dificultando o passe norte-americano, a Seleção abriu 18 a 14, depois de um belo ponto de bloqueio. Após inversão 5×1 efetuada por Renan Dal Zotto, Cachopa e Franco, provenientes da alteração, fecharam o primeiro set para o Brasil: 25 a 21.
Em busca da reação, a Seleção Americana começou o segundo set com intensidade e até conseguiu abrir boa vantagem no placar. Os Estados Unidos seguiram à frente. Com o saque entrando, o Brasil conseguiu a igualdade no décimo sétimo ponto. Entretanto, os EUA mantiveram a diferença de um ponto para a equipe brasileira até o final do set. Mesmo fazendo um bom jogo, a Seleção canarinho não evitou a derrota por 27 a 25.
O terceiro set começou como o primeiro: bastante equilibrado, sem nenhuma das equipes se distanciando uma da outra. Em lance de desafio, o sétimo ponto brasileiro, em bloqueio de Allan, levantou a torcida presente no ginásio. Por falar em Allan, o oposto brasileiro manteve o alto rendimento alcançado dos últimos jogos, contudo, o time brasileiro teve uma queda brusca de rendimento no final do set, que resultou na virada norte-americana por 25 a 20.
Com a obrigação de forçar o quinto set, o Brasil voltou com algumas mudanças à quadra (Isac, Cachopa e Vaccari). Porém, o oposto Hanes, destaque americano no duelo, ajudou os visitantes a liderarem o marcador durante boa parte do período. A Seleção verde-amarela insistiu, entretanto, não conseguiu diminuir a vantagem imposta pelo time americano. Derrota no set por 25 a 20 e primeira derrota brasileira no torneio.
Leia mais sobre a Liga das Nações
— Conheça as seleções que jogarão a Liga das Nações em Brasília
— Pipe, china, inversão 5×1, bola de xeque: conheça as expressões do vôlei
— Em ritmo alucinante, Brasil vence Austrália em estreia na Liga das Nações
— Brasil supera a Eslovênia e vence a segunda na Liga das Nações
O que vem por aí
China e Eslovênia (18h) e Irã e Austrália fecham a rodada deste sábado. O Brasil encerra sua passagem em Brasília neste domingo (12/6). Às 10h, a Seleção fecha a primeira etapa da Liga das Nações contra a China.