Por João Marcelo Pepi
Durante todo o ano de 2021, diversas equipes do Distrito Federal tiveram o que comemorar. Enquanto algumas celebravam mais um título para a coleção, outras festejavam o acesso à elite em uma competição, ou até uma vaga em novo campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Futebol. No masculino, Brasiliense, Ceilândia, Real Brasília, Paranoá, Taguatinga e Brasília foram felizardos. Já no feminino, Real Brasília, Cresspom e Legião terminaram o ano satisfeitos com seus resultados.
A primeira equipe com objetivo conquistado foi o Brasiliense ao vencer a Copa Verde, competição válida ainda pela temporada 2020, em fevereiro. Três meses depois, o Jacaré foi campeão novamente, desta vez o título foi do Campeonato Candango sobre o Ceilândia. Apesar do segundo lugar, o Gato Preto teve o que comemorar. Os dois finalistas da competição asseguraram suas vagas em três certames para 2022: Série D do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Verde.
Em junho, o Real Brasília iniciou o ano de êxitos. A equipe feminina do clube fechou o Campeonato Brasileiro na 10ª posição, mantendo-se na elite do futebol e levando uma vaga na Supercopa do Brasil 2022. Um mês depois, outra conquista importante para o futebol feminino. O Cresspom chegou à semifinal da Série A2 do Brasileirão Feminino e com isso, assegurou sua vaga na primeira divisão. Em setembro, o Leão do Planalto levantou o primeiro troféu da temporada ao derrotar o Taguatinga e conquistar o Candangão Sub-20.
A Águia ficou com a segunda colocação no campeonato de juniores, mas também festejou: os dois finalistas apoderaram-se das vagas do Distrito Federal para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2022. Em outubro, os felizardos vieram da Segunda Divisão do Candangão. Brasília e Paranoá fizeram a final do torneio e conquistaram o acesso à elite do futebol candango. A Cobra Sucuri venceu nos pênaltis e levantou o terceiro troféu da história na competição.
Um mês depois, foi a vez das Leoas do Planalto levantarem um troféu. Pela terceira vez consecutiva, venceram o Candangão Feminino. Na mesma competição, o Legião ficou com o quarto lugar e assim, conquistou a vaga para a Série A3 do Brasileirão Feminino, nova competição da CBF. As divisões de base fecharam o ano com quatro competições: duas vencidas pelo Real Brasília (Sub-15 e Sub-17) e outras duas pelo Brasília (Sub-11 e Sub-13).