21.5 C
Brasília
domingo, 19 de maio de 2024

Legião será o representante do Distrito Federal na Série A3 do Brasileirão

Com vitória conquistada neste sábado (13/11) por 2 a 0 sobre o Estrelinha, o Legião garantiu sua vaga na terceira divisão nacional

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo Pepi

A manhã deste sábado (13/11) representou um grande momento para o futebol feminino do Distrito Federal. O Legião Futebol Clube confirmou sua vaga na Série A3 do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino de 2022 após derrotar o Estrelinha por 2 a 0 em confronto válido pela nona rodada do Candangão Feminino. Com nove pontos à frente dos rivais que disputavam o acesso à terceira divisão nacional, as Leoas não podem mais ser alcançadas e com isso, será o representante da capital federal na competição de terceiro escalão do Brasil.

Novidade no futebol feminino em 2022, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implantou em maio deste ano a Série A3 do Brasileirão Feminino, terceiro nível do futebol feminino brasileiro. Com 32 participantes, o Distrito Federal teria direito a uma vaga, oriunda do campeão do Candangão Feminino. Porém, a capital federal tem três representantes em competições nacionais: Real Brasília e Cresspom na Série A1 e o Minas Brasília na Série A2. Portanto, Legião, Estrelinha e Aruc/Fúrias disputavam a vaga.

- Continua após a publicidade -

Na manhã deste sábado (13/11), o Legião venceu o Estrelinha por 2 a 0, gols de Sandra e Teka. Com a vitória, as Leoas chegaram ao nono ponto no Candangão Feminino. Seu adversário, o Estrelinha, ficou com três pontos. O Aruc/Fúrias perdeu por 12 a 0 para o Cresspom e permanceceu com seus três pontos. Faltando uma rodada para o fim da fase classificatória, Estrelinha e Aruc/Fúrias poderão chegar somente a seis pontos, resultando assim na conquista da vaga da Série A3 pelo Legião.

Distrito Federal e mais outros estados com representantes em todas as divisões

Com o Legião classificado, o Distrito Federal contará com quatro equipes em competições nacionais e terá pelo menos um representante em cada divisão. E assim, o Distrito Federal e mais três estados do país terão equipes em todas as divisões.  Além da capital federal, Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético Mineiro na Série A1, América Mineiro na Série A2 e mais um a ser definido na Série A3), Rio de Janeiro (Flamengo na Série A1, Botafogo, Fluminense e Vasco da Gama na Série A2, e mais um a ser definido na Série A3) e Santa Catarina (Kindermann na Série A1, Napoli na Série A2 e mais um a ser definido na Série A3) terão clubes jogando as três divisões.

Os 32 clubes que formarão a terceira divisão nacional foram divididos da seguinte forma: um representante de cada federação totalizando 27 equipes, quatro melhores colocados no ranking de clubes masculinos da CBF e mais um time da federação feminina melhor ranqueada pela CBF, hoje o estado de São Paulo. Até o momento, os quatro melhores clubes masculino no Ranking da CBF e que poderão jogar a Série A3 do Brasileirão Feminino são: Chapecoense-SC (14º lugar), Atlético-GO (19º), Sport (20º) e Goiás-GO (21º).

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P