Por Lucas Espíndola
Na tarde desta quarta-feira (12/05), Minas Brasília e Ferroviária entraram em campo no estádio Ciro Machado, o Defelê, para a disputa da sétima rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Série A1. As donas da casa ainda não haviam vencido na competição e tinha tudo para ser difícil, já que a Ferrinha é a atual campeã da Libertadores e está no G8 do Brasileirão. Porém, “As Minas” lutaram bastante e conseguiram a primeira vitória na competição por 1 a 0.
Com este resultado, o Minas Brasília saiu da zona de rebaixamento e agora soma seis pontos na competição nacional, com uma vitória, três empates e três derrotas. Porém, a equipe terá que torcer para que Bahia e Napoli-SC não vençam na rodada, pois poderá ser ultrapassada e voltar para a zona da degola. Ambas as equipes jogam nesta quinta-feira (13/05), contra Grêmio e Internacional, respectivamente.
Primeiro tempo com gol do Minas Brasília
A primeira etapa começou meio morna, sem grandes chances para ambas as equipes. Aos 16′, após bola cruzada na área, a zaga da Ferroviária afastou o perigo, a bola sobrou para Luana, que bateu para a meta adversária, mas a redonda acabou explodindo no braço da marcadora e o juiz assinalou pênalti. Na cobrança, Karla, destaque do Minas Brasília neste campeonato, tratou de mandar a pelota para o fundo das redes, 1 a 0. Aos 26′, Amanda recebeu de fora da área e soltou um canudo para o gol, Karen fez bela defesa, impedindo o empate da equipe visitante.
Aos 35′, a Ferroviária chegou novamente com perigo. Aline Milene limpou a marcação e invadiu a área pelo lado esquerdo do ataque, a atacante bateu de bico para o gol e a bola explodiu na trave direita de Karen. Dois minutos depois, após a redonda sobrar fora da área no pés de Duda, a camisa número oito finalizou de longe, a arqueira verde e azul espalmou pela linha de fundo. Aos 41′, “As Minas” tiveram a chance de ampliar o placar, com Robinha, mas Luciana fez a defesa em dois tempos.
Time da casa segura as adversárias e leva a melhor
Logo no primeiro minuto do segundo tempo a Ferroviária chegou com perigo ao ataque. Depois de receber do lado esquerdo da área, Aline Milene finalizou para o gol, a redonda passou por cima da meta de Karen. Os 45 minutos finais foram mais cadenciados e outra chance perigosa foi só pintar após os 30 minutos. Kati arrancou pela esquerda, invadiu a área e bateu cruzado buscando Pelé, mas a atacante não conseguiu chegar na redonda e a pelota saiu pela linha de fundo.
Aos 36′, Aline Milene resolveu arriscar de fora da área, mas a bola acabou indo para fora, assustando o Minas Brasília. Já no final do jogo, o time do Distrito Federal voltou a finalizar. Em cobrança de falta pela esquerda, praticamente um mini escanteio, Karla cobrou bem fechado e a pelota foi em direção ao gol de Luciana, mas a arqueira da Ferroviária conseguiu praticar a defesa. Aos 51′, o árbitro deu números finais a partida.
O que vem por aí
Na próxima rodada o Minas Brasília viajará para o Rio de Janeiro. Na oitava rodada, “As Minas” enfrentarão a equipe do Botafogo, recém promovida do Brasileirão Série A2 e que não vive um bom momento no primeiro escalão nacional. O confronto será no estádio Nilton Santos no próximo sábado (15/05), às 15 horas. Já a Ferroviária recebe em casa o São Paulo no domingo (16/05), às 20 horas, em Araraquara.