24.5 C
Brasília
segunda-feira, 6 de maio de 2024

Superado nos pênaltis, Minas Brasília fica em quarto no Brasileirão Sub-16

O duelo pelo terceiro lugar ficou empatado no tempo regulamentar e a decisão foi para as penalidades. O São Paulo converteu quatro e o Minas Brasília somente dois

- Continua após a publicidade -

Por Júlia Mano

Na tarde deste domingo (4/6), o Minas Brasília entrou em campo para disputar o terceiro lugar do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-16 contra o São Paulo. O duelo foi protagonizado no estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP), em que consagrou a vitória do Tricolor paulista e com as Mini Minas ficando na quarta colocação.

A partida foi bastante equilibrada com as equipes marcando acertadamente. As defesas funcionaram bem, com isso, tanto as paulistas quanto as brasilienses não conseguiram finalizar com qualidade. As atletas de ambos os times criaram poucas chances de gols e desperdiçaram as oportunidades de marcar. O duelo ficou empatado no tempo regulamentar e foi decidido nos pênaltis.

- Continua após a publicidade -

Jogo de xadrez entre técnicos para posicionar atletas

Logo no início da partida, as equipes buscaram armar jogadas e fecharam as defesas. O Minas Brasília conseguiu finalizar em três momentos até a metade do primeiro tempo, mas não marcou. Aos 25′, as brasilienses bobearam e o São Paulo armou a jogada. Duda Rodrigues recebeu passe, entrou na grande área puxando a marcação para si e encaixou para Heloisa, que devolveu para a camisa 11 finalizar. Mas a goleira Larinha defendeu a investida do Tricolor.

Os técnicos de ambas as equipes buscaram formas para reorganizar o sistema tático ao longo do primeiro tempo. Com isso, ao chegar ao fim do período, Ana Paula substituiu Nayara para colocar Bia em campo e deixar Nathy Gol mais centralizada. A partir daí, as Mini Minas buscaram armar o ataque com velocidade, mas Thiago Viana reposicionou a zaga do Tricolor para impedir o avanço do verde e azul. Aos 36’, a árbitra Bruna Serra Oliveira encerrou a primeira metade da partida, que ficou no empate de zero a zero.

Defesas se fecham mais e decisão vai para os pênaltis

O segundo tempo continuou com o mesmo equilíbrio do primeiro tempo, com o Minas Brasília ameaçando, o São Paulo puxando o contra-ataque e vice-versa. No entanto, o sistema defensivo das equipes funcionou, o que levou os times a aproveitarem os erros das adversárias para encontrarem espaço para finalizar.

A zaga do Minas Brasília se atrapalhou e Duda Rodrigues saiu disparada, deixando as marcadoras para trás. A camisa 11 do Tricolor ficou cara a cara com o gol, mas chutou forte e a bola saiu por cima. Com isso, a técnica do clube verde e azul orientou Nicole a marcar individualmente a atleta paulista. No lado do Tricolor, também teve recomendação similar para impedir que Nathy Gol conseguisse sair com a pelota.

Aos 8’, surgiu uma chance clara de gol para o Minas Brasília. Nathy Gol recebeu a bola dentro da grande área e cruzou para Luana finalizar, a lateral sofreu corte e aproveitou a sobra para bater novamente, mas Rayssa defendeu a segunda tentativa com os pés e a bola saiu. Foi marcado o escanteio a favor do time da capital Federal.

Foto: Adriano Fontes/CBF

Feita a cobrança, a goleira deu um soco na bola, que foi parar nos pés de Mirella. A jogadora bateu mal e sofreu o corte da marcação. O Tricolor aproveitou a chance desperdiçada para puxar o contra-ataque. Duda Rodrigues e Icyla fizeram tabelinha, e a redonda parou nas mãos de Larinha no momento da devolução da camisa 16 para a 11.

Passados os 15’ do segundo tempo, as equipes trabalharam pouco a bola e não conseguiram criar chances de gol. Até que aos 22’, o Tricolor ameaçou novamente em jogada pelo lado direito, deixando a atacante Duda atrás da goleira do Minas sozinha, mas a camisa 11 recepcionou mal a bola e desperdiçou o lance.

A árbitra Bruna Serra Oliveira apitou aos 38’, depois de três minutos de acréscimos e o placar em zero a zero. Com isso, a decisão do terceiro lugar foi para os pênaltis. Maria Luiza Calazans, Vitorinha, Thaynara e Mirella bateram para o Minas Brasília. Para o São Paulo, foram Ana Carolina, Icyla, Kedima, Duda Rodrigues e Clarinha.

As paulistas acertaram quatro cobranças. Enquanto, as Mini Minas marcaram somente dois que partiram dos pés de Maria Luiza Calazans e Thaynara. A goleira do Tricolor segurou as bolas de Vitorinha e Mirella. Larinha conseguiu defender somente a de Duda Rodrigues. Assim, o Minas Brasília terminou o Brasileirão Feminino Sub-16 2021 em quarto lugar.

O que vem por aí

Na terça-feira (6/7), começa o Brasileirão Feminino Sub-18. Vitorinha, Nathy Gol, Ana Beatriz e Larinha vão compor a equipe do Minas Brasília na categoria. Luana Gusmão, Duda Mattos, Duda Calazans, Maria Luiza Calazans e Nicole, atletas que integraram o time Sub-16 por parceria com o Fluminense, foram convidadas para vestir novamente a camisa verde e azul. A primeira partida será contra o Cuiabá, às 8h.

MINAS BRASÍLIA 0 (2)

Larinha; Luana Gusmão (Rafinha), Maria Luiza Calazans, Ana Beatriz, Nicole; Duda Calazans, Vitorinha, Nayara (Bia), Thaynara; Mirela e Nathy Gol.
Técnica: Ana Paula Malmonge

SÃO PAULO 0 (4)

Rayssa; Melissa, Regina, Kedima, Anna Luiza; Carol Zach, Ana Júlia (Clarinha), Carol, Ana Flávia (Icyla); Ana Luiza (Cury) e Duda Rodrigues.
Técnico: Thiago Viana

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P