Na tarde desta quinta-feira (8), o Estádio JK viu uma atuação de gala do Tricolor. No duelo das duas melhores equipes deste Campeonato Candango BRB 2024. O Capital bateu o Ceilândia e “toma” para si a liderança do torneio. Com eficiência e velocidade, a Coruja marcou cinco gols em cima do Gato Preto, que até então, havia sofrido apenas um gol no torneio, e apenas um gol sofrido. Wallace Pernambucano foi o grande nome do confronto, com três assistências e um gol marcado. Marconi, Maycon Lucas e Romarinho fecharam o caixão do Gato Preto. Romarinho descontou para os alvinegros.
Agora, Capital e Paranoá passam a ser as únicas equipes invictas neste Candangão. Pela primeira vez na temporada, o Tricolor Candango passa a assumir a ponta da tabela, com 13 pontos conquistados. Na próxima quarta-feira, a Coruja vai até o Serejão para enfrentar o Samambaia, às 20h. O Ceilândia, agora ocupando a vice-liderança – alvinegro tem a mesma pontuação do Gama, mas se sobressai no saldo de gols -, recebe o Paranoá, às 15h30 de 17 de fevereiro.
Primeiro tempo
Intensas, as equipes começaram o jogo inclinadas ao ataque. Com apenas dez segundos, o Ceilândia marcou primeiro gol, mas foi inváidado pela arbitragem. Kennedy avançou pela direita e cruzou para Romarinho chutar de voleio. O goleiro Luan Santos espalmou e a bola sobrou para Clemente, impedido, mandar pro fundo da redes. Não deu tempo nem de respirar antes do placar ser oficialmente aberto pelo Capital, com dois minutos de confronto no Estádio JK. Wisley cortou a bola de maneira errada e ela caiu nos pés de Wallace Pernambucano. O camisa 9 fez o pivô, esperou a passagem para Romarinho chegar batendo de primeira.
Em busca do empate, o Gato Preto seguiu no campo de ataque, mas desperdiçou chances claras. Na marca de 10′ minutos, Kennedy enfiou para Felipe Clemente bater firme no contrapé do goleiro, atento para mandar para escanteio. O artilheiro Romarinho teve duas chances, mas também foram desperdiçadas. Wallace Pernambucano, centroavante de ofício, foi puxar a marcação na ponta esquerda. O camisa 9 avistou Marconi infiltrando na linha da grande área e tocou para o companheiro, que marcou um golaço ao mandar uma bomba no ângulo esquerdo de Henrique: 2 a 0 para o Capital.
Segundo tempo
Para a segunda etapa, a partida manteve a mesma intensidade. Sem querer perder a invencibilidade e liderança da competição, o Gato Preto tomou uma postura ofensiva e funcionou cedo, aos três minutos. Romarinho recebeu passe espetacular de Cabralzinho e contou com desviou da zaga para balançar as redes. Exposto, o Ceilândia ficou com a defesa fragilizada e sofria com os contra-ataques. Se aproveitando desses espaços, o Capital tratou de ampliar a vantagem para espantar qualquer chance de empate dos visitantes.
Quatro minutos depois do gol alvinegro, o tricolor Deivinho sofreu falta próximo à linha lateral. O camisa 7 da Coruja cruzou na cabeça de Wallace Pernambucano. De forma inteligente, o centroavante apenas tocou para dentro da área, onde estava Maycon Lucas, livre de marcação, apenas empurrar de peito para o fundo do gol. A defesa espaçada ceilandense sofreu novamente com contra-ataques. Leozynho arrancou pela esquerda e na saída do goleiro, tocou para Wallace Pernambucano marcar o quarto do Capital. Dos quatro gols da partida até então, o camisa 9 havia participado de todos, com três assistências e um gol.
Grande destaque da partida, Wallace deu lugar à Deivão na metade da segunda etapa. Um minuto tempo após a substituição, o centroavante recebeu cruzamento açucarado de Romarinho e testou em direção ao gol alvinegro, mas Henrique fez grande defesa. Na jogada seguinte, Leozynho cruzou novamente na pequena área e dessa vez, foi Romarinho quem finalizou e marcou o segundo dele na partida. O Estádio JK sediava um sonoro 5 a 1 do Capital sobre a equipe do Ceilândia, que tinha 100% de aproveitamento até então.
Leia mais sobre as equipes no Candangão:
- Capital dá show no JK e garante mais três pontos no Candangão
- Romarinho e Clemente bailam e Ceilândia goleia fácil o Santa Maria
- Com festa da torcida, Gama vence clássico diante do Brasiliense
Capital – 5
Escalação: Luan Santos; Éverton Silva (Weriton), Lucas Oliveira, Éder Lima, Renan Luís; Felipe Guedes, Marcone (Maycon Lucas ), Romarinho ; Deizinho (Rafinha), Jailson (Leozynho) e Wallace Pernambucano (Deivão)
Técnico: Paulinho Kobayashi
Ceilândia – 1
Escalação: Henrique; Wisley (Elbinho, Nolasco), Euller, Badhuga, Júlio César; Pedro Bambu (Bosco), China, Cabralzinho; Kennedy (Paulinho), Felipe Clemente (Edson Reis) e Romarinho
Técnico: Adelson de Almeida