Uma tarde chuvosa no estádio Bezerrão marcou o início de Santa Maria e Samambaia no Campeonato Candango BRB 2024. Quem levou a melhor foi a Águia grená, com dois gols do meia Gustavo. Gabriel, de pênalti, descontou para o Salsicha. As duas equipes sentiram a pressão da estreia e fizeram um primeiro tempo bem fraco tecnicamente. No entanto, o Santa saiu na frente no apagar das luzes da primeira etapa e na volta do intervalo mostrou muita personalidade ao tomar o empate e retomar a ponta no placar.
A primeira etapa começou estudada, chuvosa, com muitos erros de passes e faltas. O equilíbrio resistiu até os 45 minutos. Oportunista, o Santa Maria aproveitou sua chance e foi para o intervalo em vantagem. A etapa final foi um contraste do primeiro tempo. Com um início elétrico e dois gols, o placar até mudou, mas o Santinha conquistou a vitória na estréia do torneio.
Chuva no início, gol no fim
Santa Maria e Samambaia começaram o jogo de maneira mais cautelosa, até mesmo em razão da forte chuva, que durou até metade do primeiro tempo. Contudo, o Cachorro Salsicha começou com maior posse de bola. O primeiro arremate foi em cobrança de falta de Gabriel, longe do gol, sem sustos para o arqueiro do Santa. Após muitas divididas e faltas, aos 22, o Santa Maria ensaiou uma blitz. Braian tentou uma bicicleta, furou o cruzamento e na sobra, Gustavo finalizou para fora.
Aos 26 veio a melhor chance da primeira etapa. Samambaia alçou bola na área e David tentou cortar o cruzamento. Por muito pouco não saiu o gol contra. A Águia Grená respondeu após roubar a bola no campo de ataque, mas sem perigo. Aos 34, Emerson caiu na entrada da área e pediu pênalti para os visitantes. Luís Paulo da Silva Aniceto, árbitro da partida, mandou seguir.
Um merecido e monótono 0 a 0 se arrastava para o intervalo, quando aos 45, Sony cruzou pela esquerda e o camisa 10 Gustavo subiu alto, firme, testando a pelota no fundo das redes e abrindo o placar para o Santinha. No lance derradeiro da primeira etapa, Victor Xavier quase empatou para o Samambaia em cobrança de falta por fora da barreira. A bola tirou tinta da trave.
◉ Fique por dentro
– Na abertura do Candangão 2024, Ceilândia vence o Real Brasília no Defelêuia do Candangão
– Show Alviverde! Gama vence na reabertura do Estádio Bezerrãoisputa pela artilharia do Candangão 2023 promete ser acirrada;
– Festa incompleta! Sem torcida, Brasiliense goleia Ceilandense;
Santa Maria vence Samambaia
A etapa final começou frenética. Gabriel, ofuscado durante o primeiro tempo, driblou o defensor e sofreu pênalti. O próprio Gabriel partiu para a cobrança e empatou para o Samambaia. Com o placar igualado, o jogo abriu. Brian cruzou e a bola tirou tinta da trave. Em seguida, Willian quase fez o segundo do Santa. E aos 9, o Santa Maria voltou a ficar afrente.
Em contra-ataque rápido, Willian, invadiu a área e cruzou rasteiro, na medida para Gustavo fazer o segundo dele no jogo: 2 a 1 Santa Maria. Aos 15, Victor Xavier bateu falta lateral, fechadinha e Isael evitou o empate. Cinco minutos mais tarde, o Cachorro Salsicha perdeu uma chance incrível. A pelota passou por três jogadores após o escanteio e saiu pela linha de fundo. Samambaia seguiu em busca do empate. Glauber cabeceou livre na grande área e obrigou Isael a fazer uma bela defesa.
O confronto caiu um pouco fisicamente. Aos 37, após cabeçada de Jhonatas, após cobrança de corner, Samuel tirou a bola em cima da linha. Aos 43, Isael defendeu parcialmente e Pedro cortou para escanteio, salvando o empate do Samambaia. Com direito a muita cera e 10 minutos de acréscimo, o Santa Maria suportou o abafa adversário e venceu.
O que vem por aí
A segunda rodada acontecerá no próximo final de semana. O Santa Maria visitará o recém-promovido Ceilandense, no sábado (20), às 15h30. No dia seguinte, o Samambaia buscará sua primeira vitória na competição diante do Paranoá, no mesmo horário, em casa.
Santa Maria 2
Isael; Nathan, David, Alexandre🟨 e Sony; Marcos Almeida, Marcos Vinicius e Gustavo⚽⚽ (Brian Henrique); Alessandro🟨, Braian e William🟨 (Jhonatas)
Técnico: Jerry Adriane
Samambaia 1
Samuel; Daniel🟨, Gustavo Rambo, Timm e Matheus (Kaian); Filipe Werley (Luiz Fernando), Iago (Lucas) e Victor Xavier; Luquinhas (Geovane), Gabriel⚽ e Emerson🟨 (Gláuber)
Técnico: Vilson Taddei