23.5 C
Brasília
quinta-feira, 2 de maio de 2024

Sala de Imprensa #11 – Distrito Federal e o futebol de primeira divisão

Minas Brasília e Real Brasília, recém-promovido, representarão a capital federal na elite do futebol brasileiro em 2021

- Continua após a publicidade -

O texto se trata de um artigo de opinião e, portanto, é de inteira responsabilidade de seu autor. As opiniões nele emitidas não estão relacionadas, necessariamente, ao ponto de vista do Distrito do Esporte.

Por João Marcelo*

Logo em seu início, o ano de 2020 mostrou que seria bem diferente dos últimos. A pandemia do coronavírus nos atacou, fez o mundo parar, os abraços e beijos cessaram, tudo mudou. Ficamos atônitos com o número de mortos, a quantidade de pessoas infectadas e como, por alguns, foi tratado com desdém. Mas o que poderia nos fazer distrair e quem sabe trazer um sorriso no rosto? Eu, particularmente, cito o futebol. E o da capital federal nos deu muito orgulho.

- Continua após a publicidade -

Começamos com Minas Brasília na elite do futebol brasileiro e o Real Brasília na divisão de acesso. Ainda tinha o Campeonato Candango por vir e poderíamos ver as duas equipes se enfrentando. Ainda o Cresspom, tão tradicional, buscando o seu oitavo título e o Ceilândia como quarta força das equipes. E como Gama e Paranoá se sairiam no certame? Enfim, um prato cheio para saciarmos nossa fome e por alguns momentos, esquecermos o assunto mais comentado do ano.

Equipe mais bem classificada, o Minas Brasília foi o único representante do Distrito Federal na Série A1 do Brasileirão Feminino. A 12º colocação na elite do futebol brasileiro mostra muito mais que um lugar na tabela. A permanência na primeira divisão é um grande passo para a jovem equipe da capital. Com times tão tradicionais e com forte poderio financeiro, o campeonato – que vem ganhando espaço merecidamente – é uma missão complicada, manter-se nele é quase título.

Para se ter uma ideia do quão forte e disputado é o torneio, o Flamengo-RJ, campeão em 2016, não conseguiu classificação para o mata-mata. O São José-SP, que ostenta dois vices em 2013 e 2015, foi outra equipe que não avançou à fase classificatória. Ainda cito o Iranduba-AM, que ao lado do próprio São José-SP é o único que participou de todas as oito edições, e que não participará pela nona vez da elite por ter sido rebaixado nesta temporada.

Se em 2021 o Minas Brasília poderá ir mais adiante, quem sabe até se classificar para o mata-mata da competição, não sabemos, mas que fará frente aos adversários é certo. O bom trabalho de sua diretoria e comissão técnica, torna “As Minas” uma equipe qualificada, com responsabilidade e grande dentre os clubes do Distrito Federal. Que venha a nova temporada e seja de sucesso!

A força do Real Brasília ganha destaque

Em 2019, primeiro ano em que disputou uma competição, o Real Brasília surpreendeu. Como um trator, passou por cima dos adversários com goleadas impiedosas e um excelente futebol apresentado. O título, contra o Minas Brasília, coroou a belíssima campanha, que terminara invicta. A taça rendeu uma vaga para a Série A2 do Brasileirão Feminino 2020 e o início de um clube vitorioso.

A temporada atual precisaria mostrar uma maturidade, prematura, eu sei, das Leoas do Planalto. A Série A2 é difícil e as mulheres sentiram na pele no início. Uma classificação no último jogo contra o Vasco-RJ fez o time mostrar a garra aliada à técnica e ter acesso ao mata-mata como prêmio. Logo no primeiro confronto, o 3B Sports-AM. Mas um clube bem estruturado merece recompensas e veio para o Real Brasília. Eliminado adversários, o tão sonhado acesso veio. Oi, Série A1!

A competição ainda não terminou. O Real Brasília ainda terá dois jogos na semifinal e caso avance, mais dois jogos para o título. Junto do clube, Napoli-SC, Bahia-BA e Botafogo-RJ, que estava no mesmo grupo das Leoas do Planalto, vão jogar a elite ano que vem. Mas independente de quantos jogos o clube ainda fará, o Brasil já conhece sua força. E sim, quanta alegria o futebol candango trouxe para nós. E vou cravar, ano que vem será ainda melhor!

Candangão disputado e a capital federal dando alegrias pelo futebol

Ainda aconteceu o Campeonato Candango. Os quatro semifinalistas eram o esperado: Ceilândia, Cresspom, Minas Brasília e Real Brasília. Gama e Paranoá cumpririam tabela e assim aconteceu. Duas goleadas do Minas sobre o Ceilândia determinou o primeiro finalista. A outra partida foi o confronto entre os dois últimos representantes da Série A2 – Cresspom em 2019 e Real Brasília em 2020 – foi disputado. Com o placar somado de 5 a 4, Real Brasília novamente faria a final contra o Minas Brasília.

E com isso, a rivalidade entre as equipes ganhou um novo capítulo. O Real Brasília venceu novamente e conquistou o bicampeonato. São cinco jogos entre as equipes – duas vitórias do Real Brasília, dois empates e uma vitória do Minas Brasília – com dois títulos disputados, ambos para as Leoas do Planalto. E já estou ansioso para ver o encontro elas na primeira divisão. E aproveito para reformular a frase “Brasil é o único país que não tem um time da capital na primeira divisão”. Agora nós temos duas equipes, amigos!

Que 2021 nos traga coisas boas!

*João Marcelo atua como repórter e sócio-proprietário do Distrito do Esporte desde maio de 2018. Está concluindo sua formação em jornalismo e profissionalmente comandou as equipes de comunicação do Samambaia-DF e do Botafogo-DF. Já escreveu no Rio de Janeiro sobre culinária, música, cultura e esporte. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P