20.5 C
Brasília
sábado, 27 de abril de 2024

Quatro estados ampliam fama de bichos-papões de acesso na Série D

Estados dos acessos de 2023, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Rio Grande do Sul ocupam o topo da lista de sucesso no quesito na história da Série D

- Continua após a publicidade -

A Série D do Campeonato Brasileiro ainda não acabou, mas o principal objetivo foi consolidado por quatro clubes. No último fim de semana, Athletic-MG, Caxias-RS, Ferroviário-CE e Ferroviária-SP superaram a etapa decisiva do mata-mata da competição nacional, garantiram o acesso e vão jogar a terceira divisão do país na temporada 2024. Além disso, as equipes consolidaram as forças dos estados de origem quando o assunto é consolidar a promoção.

Em 15 temporadas desde o lançamento da Série D do Brasileirão, em 2009, 22 estados do país sentiram o gosto de comemorar a ascensão de um clube local para a terceira divisão do torneio. Entretanto, com as vagas conquistadas na edição de 2023, São Paulo, Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais ampliaram o status de unidades da federação com maior sucesso na empreitada da base da pirâmide do futebol nacional.

Os paulistas são, de sobra, os com maior conhecimento da fórmula do sucesso da Série D do Brasileirão. O estado da região Sudeste do Brasil acumula nove acessos em 15 temporadas. E todos eles foram com equipes diferentes. Oeste, Mogi Mirim, Botafogo, São Bento, Ituano, Mirassol, Novorizontino, São Bernardo e, agora, Ferroviária terminaram a competição nacional com o objetivo principal de subirem de divisão assegurado.

- Continua após a publicidade -

Rio Grande do Sul, Ceará e Minas Gerais entraram de vez no hall de especialistas em Série D do Brasileirão com os acessos assegurados na temporada 2023. Os três estados apareciam empatados na terceira colocação do ranking. Entretanto, com os resultados da temporada atual, coloram no Rio Grande do Norte em segundo lugar no quesito. Todas essas regiões do país, agora, contam com cinco missões bem-sucedidas no quesito.

Na história de 15 temporadas da quarta divisão, os cearenses subiram com Guarany de Sobral, Ferroviário (2x), Floresta e Atlético. Os gaúchos conseguiram os mesmos feitos nas campanhas vitoriosas protagonizadas por Juventude, Brasil de Pelotas, Ypiranga de Erechim, São José e Caxias. O futebol de Minas Gerais tem Tupi (2x), Tombense, Pouso Alegre e Athletic com clubes com acesso da Série D do Brasileirão no currículo.

Semifinais da Série D

Mesmo com o acesso confirmado, Athletic, Caxias, Ferroviário e Ferroviária ainda tem algo para lugar na Série D do Campeonato Brasileiro: o título. A disputa das semifinais da competição nacional começam na quarta-feira (6/9), quando os paulistas recebem os mineiros, às 20h, na Fonte Luminosa. Na quinta-feira (7/9), às 15h, será a vez dos cearenses iniciarem o confronto por um lugar na decisão contra os gaúchos, no Estádio Centenário.

As partidas de volta serão no domingo (10/9). Às 15h, Athletic e Ferroviária jogam no Independência. Às 17h30, será a vez de Ferroviário e Caxias se enfrentarem no Presidente Vargas. De todo modo, o principal objetivo das quatro equipes na Série D do Brasileirão está concluído. Além disso, os times ainda fortaleceram a fama de bichos-papões dos estados de origem no torneio nacional. A taça, agora, surge como cereja do bolo das memoráveis campanhas.

Estados com acessos

São Paulo – 9
Rio Grande do Sul – 5
Ceará – 5
Minas Gerais – 5
Rio Grande do Norte – 5
Paraíba – 4
Rio de Janeiro – 3
Maranhão – 3
Santa Catarina – 3
Pernambuco – 2
Goiás – 2
Paraná – 2
Piauí – 2
Pará – 2
Bahia – 2
Tocantins – 1
Mato Grosso – 1
Sergipe – 1
Alagoas – 1
Acre – 1
Manaus – 1
Amazonas – 1

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P