23.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

FFDF envia protocolo de segurança do Candangão ao GDF; veja detalhes

Em documento, FFDF detalha protocolos que clubes deverão seguir no retorno às atividades. SEL/DF confirma recebimento e diz que analisará propostas

- Continua após a publicidade -

Por Danilo Queiroz

O planejamento de retorno do Campeonato Candango e das demais competições de futebol previstas para a temporada de 2020 segue a todo vapor. Na noite desta quarta-feira (10/6), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) divulgou o Protocolo de Orientações para o Retorno do Futebol Profissional durante a pandemia do coronavírus. O documento será avaliado pela Secretaria de Saúde e é parte fundamental da autorização governamental que irá liberar a prática do esporte na capital federal.

Elaboradas a partir de instruções dos manuais da Federação de Futebol Internacional (FIFA) e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), as recomendações descrevem os passos a serem seguidos nas triagens antes das apresentações, durante as fases de retorno aos treinamentos e traz uma proposta para o retorno das competições locais. Em reunião virtual na noite de terça-feira (9/6), os oito clubes classificados para as quartas de final do torneio planejam que isso aconteça em 18 de julho.

- Continua após a publicidade -

Clique e saiba mais
Após reunião, Candangão pode voltar dia 18 de julho
Brasiliense realiza teste de Covid-19 em jogadores e funcionários
Capital propõe protocolo de segurança para a volta dos treinos

Triagem pré-participação – Antes mesmo de retornarem aos trabalhos, os clubes candangos deverão seguir o planejamento indicado pela FFDF. Esta etapa inclui a realização de testes para detectar o novo coronavírus em todos os jogadores, membros da comissão técnica e demais funcionários que frequentem o dia a dia das agremiações em um laboratório previamente escolhido. Os que testarem positivamente serão afastados para quarentena. Quem compor o grupo de risco também ficará afastado do ambiente de trabalho.

Dia a dia nos CTs – Quando for possível o retorno aos treinamentos, as equipes que ainda estão na disputa do Candangão também deverão seguir uma série de protocolos com recomendações de prevenção. Diariamente, haverá a aferição da temperatura corporal dos frequentadores dos locais de trabalho. Os clubes deverão ainda realizar o questionamento a respeito dos sintomas clínicos da doença e o preenchimento semanal de um relatório epidemiológico fornecido pela FFDF.

Protocolo de treinos – A FFDF recomendará aos clubes uma redução dos profissionais que frequentam os treinamentos, deixando somente os que forem essenciais nas atividades. Todos deverão ainda utilizar máscaras e seguir o processo de higienização individual dos jogadores e distanciamento. Os materiais como uniformes e chuteiras ficarão sob a responsabilidade dos próprios atletas. Foi recomendado ainda evitar adereços como piercings, brincos, anéis e outros que possam ser fontes de transmissão.

Retorno em fases – A retomada dos treinamentos nos clubes será feita através de duas fases. Na primeira, os atletas serão divididos em pequenos grupos e os treinos devem acontecer de forma separada, com foco no condicionamento físico. Na segunda fase, as atividades coletivas devem recomeçar com a retração do cenário epidemiológico no Distrito Federal. Atualmente, segundo dados do GDF divulgados na noite desta quarta, a capital federal tem 19.433 casos de coronavírus e 256 mortes.

Volta das competições – Quando for possível retornar, os estádios deverão passar por higienização completa para receber jogos sem público. Haverá ainda a limitação do número de presentes no estádio (atletas, comissão técnica, funcionários e imprensa). Deverá, ainda, ser respeitado o distanciamento no banco de reservas e um rodízio nos vestiários. Com exceção de jogadores e árbitros durante aquecimento e jogo, todos deverão fazer uso de máscaras de proteção.

No documento, a FFDF lembra que o reinício do Candangão depende da autorização das autoridades de saúde, seguindo as normas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “O respeito às medidas sanitárias de controle à Covid-19 devará representar um trabalho de cooperação entre todas as equipes, federação e GDF, onde o objetivo maior é a preservação da vida”, concluiu o relatório de apresentação do protocolo de segurança do futebol candango.

Com 13 páginas, o documento foi elaborado pelo ortopedista Paulo Lobo e pela infectologista Eliana Bicudo, que representam o Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Home, entidade que é considerada Centro de Excelência da Fifa e serviu de apoio durante as competições mundiais disputadas em território candango. O plano contou ainda com contribuições de profissionais da Comissão Interina de Saúde da FFDF e dos médicos de cinco clubes locais: Brasiliense, Gama, Sobradinho, Real Brasília e Luziânia.

Secretaria diz que irá analisar protocolo

O documento, inclusive, já foi disponibilizado pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) ao governo local. Em contato com a reportagem do Distrito do Esporte, a Secretaria de Esporte e Lazer do GDF informou que o documento ainda será analisado. A pasta de Saúde também deve fazer considerações sobre o planejamento apresentado. Mesmo sem previsão oficial, a tendência é que a entidade do futebol candango receba um retorno nos próximos dias e possa dar andamento ao processo de retorno do esporte.

Clique e leia a íntegra do documento, obtido pela reportagem da Distrito do Esporte junto à assessoria de comunicação da secretária de Esporte, Celina Leão: Orientações para o retorno do futebol no DF

- Publicidade -

9 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P