O primeiro finalista do Candangão BRB 2024 está definido! Na tarde deste sábado (23), no Estádio Abadião, o Ceilândia recebeu o Gama pelo jogo de volta da semifinal do torneio. Em uma partida eletrizante de sete gols, o alvinegro saiu classificado após vencer pelo placar de 4 a 3. Só no primeiro tempo, foram quatro gols do Ceilândia, com Kennedy, Romarinho, Felipe Clemente e Badhuga. Para a segunda etapa, os gamenses por pouco não fizeram história e marcaram três gols. Nunes (2x) e Emerson – este teve um gol anulado e outro validado – marcaram para o Alviverde.
Além do espetáculo dentro das quatro linhas, a partida ficou marcada também pelas confusões nas arquibancadas. A primeira ocorreu na entrada do Estádio Abadião, quando torcedores com ingressos encontraram dificuldades para entrar. Nos minutos finais do primeiro tempo, duas torcedoras gamenses brigaram e uma confusão generalizada começou. A briga dispersou após a Polícia Militar intervir com gás de pimenta. E
Após quase alcançar o acesso à terceira divisão do Brasileirão, o Ceilândia voltará a disputar o Campeonato Brasileiro Série D em 2025, além da Copa do Brasil e Copa Verde. Fora as classificações, esta será a terceira final de Candangão do Ceilândia nos últimos quatro anos. Finalista em 2021 e 2022, o Gato Preto retorna à decisão após ocupar a sexta colocação na última edição do campeonato.
Primeiro tempo
Nos últimos instantes da partida, por meio do tradicional sorteio da moeda, foi decidido que o Ceilândia iniciaria o confronto pelo lado direito. Por lá, com o apoio da torcida, o Gato Preto abriria quatro gols de vantagem ainda na primeira etapa. Com apenas um minuto, Cabralzinho tirou da marcação e abriu o jogo para Kennedy infiltrar sozinho pelo lado direito. De direita, o atacante bateu cruzado para anotar o primeiro gol do alvinegro no confronto.
Minutos depois, foi a vez de Romarinho se isolar ainda mais na artilharia do Candangão BRB 2024, com oito gols anotados. Na marca de 15′, Bosco, ainda no campo de defesa, fez belo lançamento para acionar o goleador. Depois de dominar, o camisa 20 deixou Cesinha para trás. Em sequência, deixou o goleiro Renan Rinaldi no chão e bastou empurrar para o fundo da rede: 2 a 0 e um baile do Ceilândia no Estádio Abadião. Demoraram alguns minutos para o gol ser validado, mas por fim, os ceilandenses comemoraram.
Na marca dos 23′, com apenas um toque, Cabralzinho quebrou a linha defensiva do Gama mais uma vez e deixou Felipe Clemente cara a cara com o goleiro. De cavadinha, o camisa onze do Ceilândia encobriu Renan Rinaldi e marcou o terceiro gol do alvinegro. Devido à confusões nas arquibancadas e às falhas do VAR, a etapa inicial perdurou até os 57′. Nesta marca, Pedro Bambu bateu escanteio em direção ao segundo pau. Badhuga veio de trás para saltar mais alto do que todos e testar com força para marcar o quarto do Gato Preto.
Leia mais sobre o Candangão:
- Gama e Ceilândia empatam sem gols em jogo de ida da semifinal do Candangão
- FFDF confirma Mané Garrincha como palco da final do Candangão 2024
- Candangão: ingressos para a torcida do Gama estão esgotados
Segundo tempo
Se na primeira etapa o Ceilândia marcou no primeiro minuto, no segundo tempo foi a vez do Gama responder à altura. Com um minuto e trinta segundos, Kaefer roubou a bola no meio-campo e Dieguinho puxou o contra-ataque. O camisa dez gamense saiu em velocidade pelo lado esquerdo e cruzou em direção à área. Lá, estava Nunes, livre e atento para cabecear e recolocar o alviverde na partida.
As jogadas áreas pareciam ser a principal arma dos gamenses. Desta forma, Emerson marcou o segundo gol do Gama no confronto. Oito minutos após o gol de Nunes, Cesinha cobrou novo escanteio pelo lado direito. Na cobrança, Emerson saltou alto entre os zagueiros do Ceilândia para cabecear com firmeza e balançar as redes defendidas por Thiago Santos.
Emerson ainda teria tempo para marcar mais um gol, mas anulado por impedimento. Aos 33′, Dieguinho mandou um ‘chuveirinho’ na área. Pablo Vinícius chutou na trave, e no rebote, Emerson deu um chutão para o fundo do gol. Após a anulação, o Gama fez por marcar mais um. Aos 39′, depois de um bate-rebate na pequena área, Adenílson tocou para Nunes empurrar para o gol em definitivo. Desta vez, oficialmente, o alviverde marcava o terceiro e encostava no Ceilândia: 4 a 3.
Emoção não faltaria nos minutos finais. Quando o relógio apontava 43′ da segunda etapa, o gamense PH cobrou falta na intermediária. Dieguinho escorou de cabeça, mas parou no goleiro Thiago Santos, atento para mandar para escanteio. Um minuto antes do término do jogo, aos 54′, a última chance viria dos pés do zagueiro Pablo Vinicius. O jogador recebeu de costas, fez o giro e tirou tinta da face externa da trave do Ceilândia. Por fim, o placar permaneceria em 4 a 3, e o Ceilândia classificado à grande final.
O que vem por aí
Garantido na final, agora o Ceilândia aguarda o vencedor da outra semifinal, disputada entre Capital e Brasiliense. A partida está agendada para acontecer no Estádio JK, às 15h30 deste domingo (24). No jogo de ida, o Tricolor bateu o Jacaré por 3 a 1, no Estádio Serejão, e pode perder por até dois gols de diferença para se classificar à decisão do Campeonato Candango BRB 2024.
Ceilândia – 4
Escalação: Thiago Santos; Paulinho, Euller, Badhuga ⚽️, China; Bosco (Júlio Cesar), Pedro Bambu e Cabralzinho (Nolasco); Kennedy ⚽️ (Luiz Felipe), Felipe Clemente ⚽️ (Edson Reis) e Romarinho ⚽️ (Elbinho)
Técnico: Adelson de Almeida
Gama – 3
Escalação: Renan Rinaldi; Cesinha , Pedro Romano (Pablo Vinícius), Emerson ⚽️, Pablo Félix (PH); Kaefer, Cleitinho (Ramon), Dieguinho; Gui Mendes , Patrick (Adenílson) e Nunes ⚽️⚽️
Técnico: Cícero Júnior