Os times do Distrito Federal tem data e hora marcadas para estrear na Copa do Brasil de 2023. Com meta de repetirem o desempenho do ano passado, quando chegaram juntos à terceira fase do torneio, Ceilândia e Brasiliense tiveram os jogos da primeira fase da competição nacional agendados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O Gato Preto vai encarar o Santos, enquanto o Jacaré mede forças com o Athetic-MG.
O primeiro a entrar em campo no torneio mata-mata vai ser o Ceilândia. Logo na estreia do torneio, o Gato Preto terá pela frente o Santos, um gigante do futebol nacional. Devido à proporção da partida, a CBF colocou o confronto na noite de 23 de fevereiro, uma quinta-feira, às 20h. O palco indicado foi um local não muito utilizado pelo alvinegro candango: o estádio Serejão, em Taguatinga.
A escolha pela casa alternativa se dá em função da possibilidade de transmissão nacional do jogo entre Ceilândia e Santos em rede nacional de televisão fechada. O SporTV é o detentor exclusivo da veiculação neste tipo de canal. Com isso, faz necessário um horário acessível aos torcedores. Atualmente, somente o Serejão e o Estádio Nacional Mané Garrincha possuem refletores para jogos noturnos.
Por estar melhor ranqueado na CBF ao relação ao Athletic-MG, o Brasiliense vai viajar na primeira rodada de partidas da Copa do Brasil. Na agenda da competição nacional, a entidade indicou a realização da partida em 1º de março, uma quarta-feira. A bola vai rolar às 20h. O palco da partida, porém, ainda não foi indicado pelo time mandante e consta como “a definir”.
Uma das possibilidades é a utilização do Estádio Joaquim Portugal, casa onde o Athletic-MG costumeiramente realiza as partidas como mandante no Campeonato Mineiro. A arena de São João del-Rei tem capacidade liberada pela Federação Mineira de Futebol (FMF) de 2.303 torcedores. Nas primeiras fases da Copa do Brasil, não há limite mínimo de público em um palco esportivo.