Por Lucas Bolzan
Argentina x Colômbia realizaram o jogo 02 da semifinal da Copa América 2021 nesta terça-feira (06), em Brasília. Em um duelo para ver quem enfrentaria o Brasil na grande decisão do próximo sábado, no Maracanã, a Argentina levou a melhor, mas com emoção, na decisão por pênaltis. Após empate em 1 a 1 no tempo normal, o goleiro Martínez brilhou na disputa, defendendo dois arremates e classificou as albicelestes para a grande finalíssima.
Duelo das ‘sedes’ originais
As duas seleções que se enfrentaram hoje eram as sedes originais desta edição da Copa América, que deveria ter acontecido ano passado. Mas por conta de crises governamentais e decorrente a situação da pandemia, os dois países largaram de mão a possibilidade de sediarem a competição, que consequentemente acabou acontecendo no Brasil.
O jogo
Dentro de campo, a Argentina, embalada da goleada sobre o Equador enfrentou uma Colômbia determinada para chegar a grande decisão. Mostrando superioridade desde o apito inicial, as albicelestes abriram o placar cedo, aos seis minutos, com Lautaro Martínez, que recebeu belo passe de Lo Celso e mandou para a rede.
A partir daí, o jogo equilibrou. A Colômbia, tentando reagir de forma rápida, tentava atacar, principalmente pelo lado esquerdo. No momento em que o primeiro tempo passava, a pressão colombiana era maior. Cuadrado, aos 27 conseguiu um cabeceio por cima do gol e Barríos, aos 35, causou o melhor lance de ataque da Colômbia na primeira etapa, quando Barríos aproveitou a falha de Otamendi e finalizou no travessão.
Antes do apito final do primeiro tempo, a Argentina ainda assustou com uma finalização de Nicolás Gonzalez, que cabeceou a queima roupa, obrigando Ospina a realizar grande defesa.
Na segunda etapa, a partida começou pegada. Messi, bem marcado desta vez, pouco criava, mas sofria muitas faltas. A Argentina, em geral, pouco desenvolvia e não conseguia se recompor para marcar, assim, dando liberdade para a Colômbia atacar. Aos sete minutos, Zapata criou a primeira oportunidade colombiana, após tentar finalizar duas vezes, mas sem sucesso.
A Argentina, com a vantagem, arriscava, mas, pelo fato de estar bem adiantada dentro de campo, tomava diversos contra-ataques. E foi assim que saiu o gol de empate da partida, aos 15 minutos, com Díaz, que foi lançado na ponta esquerda, ganhou da marcação e mandou para a rede na saída do goleiro.
Após o gol de empate colombiano, o jogo ficou nervoso e totalmente pegado. A arbitragem marcava várias faltas e dava muitos cartões amarelos para ambas equipes.
Dominando mais uma vez a partida, a Argentina teve duas oportunidades claras de ainda vencer o jogo no tempo normal. A primeira, aos 27, com Lautaro. Após pegar contra-ataque, Di Maria driblou Ospina e tocou para o atacante, que sozinho, finalizou, mas foi parado na marcação.
Oito minutos depois foi a vez de Lionel Messi. Após bela jogada, Di Maria encontra Messi dentro da área. O atacante conseguiu se livrar da marcação e bateu forte para o gol, mas a bola acabou batendo na trave.
A partir daí, o jogo voltou a ficar faltoso. A Colômbia, com medo de atacar, segurava a partida com muitas faltas, e levou a partida para a decisão por pênaltis.
Martínez brilha na decisão por pênaltis
A tensão foi para a disputa por pênaltis. Pelo lado colombiano, Cuadrado iniciou as cobranças convertendo. Logo em seguida, Messi também, com categoria, converteu e empatou a série. A partir daí, o goleiro argentino Martinez brilhou, defendendo três pênaltis: do Sanchez, Mina e Cardona, assim garantindo a seleção albiceleste em mais uma decisão de Copa América.
Que venha o Brasil
Classificada, agora a Argentina se despede de Brasília e segue rumo ao Rio de Janeiro, onde no sábado (10), às 21h, enfrentará o Brasil, no Maracanã. Já a Colômbia, na sexta-feira (09), enfrenta o Peru, na disputa pelo terceiro lugar, em Brasília.
ARGENTINA 1 (3)
Martínez, Molina (Montiel 🟨), Otamendi, Pezzella 🟨 e Tagliafico; Guido Rodriguez 🟨, Lo Celso 🟨 (Paredes), De Paul e Messi; Nicolás González (Di Maria) e Lautaro Marínez ⚽. Técnico: Lionel Scaloni.
Penalidades:
Messi ⚽ – De Paul ❌ – Paredes ⚽ – Lautaro Martínez ⚽
COLÔMBIA 1 (1)
Ospina, Muñoz 🟨, Mina, Sánchez e Tesillo (Fabra 🟨); Cuellar (Chará), Barrios 🟨, Luis Diaz ⚽ e Cuadrado 🟨; Borré (Cardona) e Zapata (Borja 🟨). Técnico: Reinaldo Rueda
Penalidades:
Cuadrado ⚽ – Sanchez ❌ – Mina ❌- Borja ⚽ – Cardona ❌