Jogando no estádio Dito Souza, em Várzea Grande, no Mato-Grosso, o Brasiliense teve uma boa atuação diante do Ação e conseguiu um importante resultado. A equipe de Taguatinga finalizou mais durante todo o jogo e foi premiada com um erro da defesa da equipe da casa. Tranquilo, o Jacaré ampliou a vitória com um golaço de Tarta e venceu por 2 a 0. Com sete pontos no grupo A-5, o time amarelo divide a liderança com o Ceilândia.
Apesar do empate sem gols, o Brasiliense fez uma boa primeira etapa e teria chegado ao gol, não fosse a boa atuação do goleiro Herilan Sampaio. O Ação até tentou, principalmente, com o seu camisa 11, Dener, mas esbarrou na falta de criatividade do seu ataque. Na etapa complementar, o Jacaré foi superior e tirou proveito de uma falha bizarra da defesa do time mato-grossense e do pé calibrado de Tarta para sair vencedor.
Primeira etapa
A primeira ação ofensiva foi da equipe da casa. Aos 4, pós cobrança de escanteio, Lorran desviou de letra, direto para fora. A resposta do Brasiliense foi imediata. Zotti recebeu pela esquerda e cruzou na área. Cabralzinho, livre de marcação, arrematou para o gol, mas a zaga do Ação tirou a bola em cima da linha. Os jogadores do Jacaré reclamaram bastante, alegando que a bola havia ultrapassado a linha do gol.
A partida continuou corrida. Em um rápido contra-ataque amarelo, quase saiu um gol contra do Ação. Aos 20, o Jacaré chegou em cobrança de falta de Tarta. Badhuga tentou o desviou, mas a finalização passou à esquerda do gol. Em uma finalização despretensiosa, Tarta assustou novamente, exigindo a defesa do goleiro Herilan. Na marca dos 33, foi a vez do Tuiuiú ameaçar a meta do Brasiliense, mas Sucuri fez boa intervenção.
Um minuto depois, o volante Aldo arrematou de cabeça e desperdiçou uma grande oportunidade para o Jacaré. Após a parada técnica para hidratação, a partida teve seu ritmo diminuído. No fim do tempo regulamentar, Basílio cobrou falta da entrada da área, porém, Sucuri apenas acompanhou . Nos acréscimos, Tarta (mais uma vez) bateu colocado e mais uma vez, Herilan, fez boa defesa. O Brasiliense insistiu, e Cabralzinho também parou no arqueiro adversário.
Blitz amarela
Na volta do intervalo, o Jacaré voltou no ataque. Goduxo sofreu falta próxima à grande e área, e Tarta bateu firme, mas nas mãos do goleiro do Ação. Na sequência, foi a vez de Luquinhas, de primeira, finalizar longe do gol. Aos 6, Tarta bateu outra tiro livre, esse com muito perigo, porém, a bola passou rente a trave.
Tentando buscar o gol, o Esquadrão Amarelo se lançou ao ataque e, passou a ceder espaços para o contra-golpe do Ação. Em um lance inusitado, saiu o primeiro gol do jogo. A equipe da casa cobrou falta a seu favor, nas mãos de Edmar Sucuri. O goleiro do Jacaré fez a ligação direta ao ataque, a defesa do Ação fez uma lambança digna de filme de comédia e Daniel Alagoano, apenas empurrou a bola para as redes.
Por pouco, o Brasiliense não foi beneficiado de mais uma falha. Andrezinho cruzou, o goleiro Herilan vacilou feio e Tobinha marcou. Entretanto, a arbitragem identificou que a bola havia ultrapassado a linha de fundo, antes do cruzamento. Aos 35, Tobinha, parou na boa defesa do arqueiro do Tuiuiú. Aos 44, Hernane brocador acertou a trave e na sequência do lance, Tarta, após tanto tentar, acertou o ângulo de Herilan Sampaio, marcando o segundo gol amarelo.
◉ Fique por dentro
— Jogadores avaliam nova bola da Série D do Brasileirão: “bem leve”
— Arranhou: Ceilândia é implacável no ataque e vence o Operário em casa
O que vem por aí
Na próxima semana, as equipes candangas revezam seus adversários. O Brasiliense seguirá no Mato-Grosso, mas dessa vez, terá como oponente, o Operário de Várzea Grande, às 16h, no próximo sábado (7/5). O Ação, encara o Ceilândia, no estádio Abadião, às 15h30, também no sábado.
Ação 0
Herilan Sampaio; Índio🟨, Anderson, Arruda e Rodigo Ramalho; Jean, Lorran e Basílio (David); Romário🟨 (Jhonatan), Vitinho (Marquinhos) e Dener (Wallyson)
Técnico: Eduardo Henrique
Brasiliense 2
Edmar Sucuri; Andrezinho, Badhuga🟨, Keynan e Goduxo; Aldo🟨, Tarta⚽(Radamés) e Zotti (Luquinhas); Cabralzinho (Bernardo), Daniel Alagoano⚽ (Tobinha) e Marcão (Hernane)
Técnico: Celso Teixeira