Nove rodadas da Série D do Campeonato Brasileiro se passaram e dentre as 64 equipes postulantes ao título, a que melhor performou até aqui, é de Brasília, mais precisamente, de Taguatinga. O Brasiliense tem sete vitórias, um empate e uma derrota. Há cinco rodadas do fim e com o Anápolis na cola, dois resultados bastam para colocar o Jacaré na próxima fase.
Os cálculos que o Esquadrão Amarelo tem a fazer são bem simples. Na próximo sábado (18/6), o Brasiliense enfrenta o Ceilândia, no estádio Maria de Lourdes Abadia. No estádio Jonas Duarte, Grêmio Anápolis e Iporá também entram em campo. Caso o Jacaré vença e o Iporá perca fora de casa, às equipes fora do G4 só poderiam chegar a 24 pontos, enquanto o Ense terminaria a rodada com 25.
Fique de olho
— PMDF restringe público em clássico candango na Série D
— Troféu da Segundinha homenageará fundador do Santa Maria
— Brasiliense domina e vence com dois gols de Hernane Brocador
O Brasiliense perdeu apenas um jogo nesta Série D, curiosamente, em casa, para o Costa Rica. O outro jogo que também não terminou com os três pontos (empate por 2 a 2 com o Iporá) também foi no Defelê. Longe de seus domínios, o Esquadrão Amarelo tem 100% de aproveitamento e sofreu apenas um gol.
Jogos do Brasiliense fora de casa nesta Série D
Anápolis 0x2 Brasiliense
Ação 0x2 Brasiliense
Operário 0x2 Brasiliense
Grêmio Anápolis 0x2 Brasiliense
Costa Rica 0x1 Brasiliense
Brasiliense pode alcançar recorde na Série D
O Jacaré também pode impor um novo recorde. Desde que a Série D assumiu o atual formato (2020), com oito clubes divididos em oito grupos, a maior pontuação atingida por uma equipe, foi 36 pontos e o autor da façanha foi o Castanhal, do Pará, na temporada passada. Contudo, para superar a agremiação paraense, o time de Brasília precisaria de uma campanha irretocável na reta final da fase de grupos, com cinco vitórias para alcançar os 37 pontos.
É bom lembrar que os classificados do grupo A-5 da Série D cruzam com os clubes que avançarem da chave A-6, onde estão, Nova Venécia, Pouso Alegre, Real Noroeste, Inter de Limeira, Ferroviária, Bahia de Feira, URT e Caldense. O primeiro de um grupo, enfrenta o quarto colocado do outro, o segundo duela com o terceiro e assim por diante.