26.5 C
Brasília
terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Histórico! Capital vence o Brasiliense e chega à final inédita do Candangão

Tricolor anotou três gols só no primeiro tempo, com Romarinho, Deizinho e Felipe Guedes. Por sua vez, o Jacaré descontou com João Santos, também no primeiro tempo, e Romário, aos 37' da etapa final.

- Continua após a publicidade -

Pela primeira vez, o Capital disputará uma final de Candangão. A classificação tricolor se garantiu na tarde deste domingo (24), diante do Brasiliense, para mais de quatro mil pessoas no Estádio JK. Dentro de campo, o Tricolor anotou três gols só no primeiro tempo, com Romarinho, Deizinho e Felipe Guedes. Por sua vez, o Jacaré descontou com João Santos, também no primeiro tempo, e Romário, aos 37′ da etapa final. Na partida de ida, a Coruja bateu a equipe amarela por 3 a 1 e poderia perder em casa por até dois gols de diferença.

Na grande decisão do Campeonato Candango BRB 2024, programada para acontecer em 31/03 e 06/04, na Arena BRB Mané Garrincha, o Capital enfrentará o Ceilândia. No último encontro entre as equipes, ainda pela primeira fase do torneio, a Coruja venceu o alvinegro por 5 a 1, também no Estádio JK. Além de classificado para a primeira final da história do clube, o Capital ainda tem outras estreias – estas programadas para 2025 – em demais competições. O Campeonato Brasileiro Série D, Copa do Brasil e a Copa Verde serão os primeiros torneios nacionais do Tricolor.

Fora das finais do Candangão pela primeira vez desde 2016, o Brasiliense ainda tem outras competições em 2024. Nesta quarta-feira (27), a equipe visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, às 20h. O duelo é válido pelo jogo de volta das quartas de final da Copa Verde. Na partida de ida, o Jacaré acabou goleado dentro de casa por 4 a 1, e tenta reverter a situação. Um mês depois, em 28 de abril, o time amarelo estreia no Brasileirão Série D, diante do Anápolis. Ainda não há confirmação de horário e local para a partida.

- Continua após a publicidade -

Primeiro tempo: Capital domina e amplia ainda mais a vantagem

Mesmo fora de casa, o Brasiliense pressionava o Capital nos primeiros minutos, em busca de reverter o placar sofrido dentro de casa. Durou pouco: aos 6′, em contra-ataque, Deizinho e Wallace Pernambucano tabelara e iriam infiltrando na defesa amarela, mas Lila fez falta e derrubou o camisa dez tricolor. Para a cobrança, Romarinho assumiu a responsabilidade e bateu com categoria, de perna esquerda. A bola morreu no ângulo direito da meta do Brasiliense, sem chances para o goleiro Ravel.

Depois de marcar, o Capital passou a controlar as ações do jogo. A equipe tabelava com tranquilidade no campo ofensivo, e criava chances com cruzamentos em direção à área. Quando o relógio marcava 17′, Renan Luís e Maycon Lucas tabelaram pelo lado esquerdo. O lateral cruzou na cabeça do baixinho Deizinho. Mesmo sendo o menor em meio a defesa amarela, o camisa dez subiu e escorou de cabeça, no cantinho: 2 a 0 para os donos da casa.

Com a necessidade de marcar seis gols, o Brasiliense passou a se lançar mais ao campo ofensivo. Em contra-ataque, o Jacaré descontou. Lila roubou a bola no meio-campo e a carregou até a entrada da área, quando passou a ‘pelota’ para João Santos arriscar de longe: golaço. De perna esquerda, o camisa sete soltou uma bomba no ângulo direito de Luan. Não demorou muito para o Capital responder à altura e marcar o terceiro. Romarinho teve liberdade para avançar pelo lado esquerdo e cruzar em direção à área. Por ali estava posicionado Felipe Guedes, atento e esperto para saltar e marcar o gol de peixinho.

Capital e Brasiliense
No fim do primeiro tempo, Felipe Guedes marcou de cabeça. Foto: Mateus Dutra | Distrito do Esporte

Leia mais sobre o Candangão:

Segundo tempo: Brasiliense pressiona, mas sem eficiência

Ainda antes do término da primeira etapa, o Capital foi ao vestiário com um homem a menos. Felipe Guedes, capitão e autor do terceiro gol tricolor, acabou expulso após acertar uma cotovelada no rosto de Aldo. O VAR chamou e o arbitro Maguielson Lima mandou o lateral-esquerdo para a rua. E foi justamente daquele lado que viriam as primeiras chegadas do Brasiliense na segundo tempo.

O Brasiliense teve uma série de escanteios, mas pouco finalizava em direção ao gol. Os tiros de canto vinham após a defesa interceptar cruzamentos ou finalizações. A primeira foi aos 14′ quando Caetano pegou a sobra e mandou uma bomba, mas a zaga mandou para a linha de fundo. Lila cobrou o tiro de canto pelo lado esquerdo e Gustavo Henrique saltou para testar com força, mas Mateus Silva estava posicionado em cima da linha para evitar o segundo gol do Brasiliense.

Aos 22′, após chegadas do Brasiliense, Deivão, recém-acionado na partida, aproveitou o gás e puxou o contra-ataque pelo lado direito, até tocar a bola para Jaílson. Depois, o Jacaré retornou ao ataque. Em mais um escanteio, desta vez cobrado por Bernardo, Aldo se jogou de peixinho e obrigou grande defesa de Luan, atento para se esticar por inteiro e evitar o gol amarelo mais uma vez.

Capital e Brasiliense
A segunda etapa foi mais equilibrada, mas não o suficiente para o Brasiliense tirar a larga vantagem implementada pelo Capital. Foto: Mateus Dutra | Distrito do Esporte

Em jogada bem trabalhada, o Jacaré foi tabelando até a bola chegar em Caetano, dentro da área. O camisa dois do Brasiliense tocou rasteiro dentro da pequena área e Romário desviou cruzado para diminuir a diferença: 3 a 2 para o Capital. Aos 40′, o empate chegou perto. O lance foi parecido com a do segundo gol, e a bola sobrou para Joãozinho tirar da defesa, cortar para o centro e bater em direção à meta. Luan Santos, mais uma vez, mandou para escanteio.

O que vem adiante

Desta forma, está definida a final do Campeonato Candango BRB 2024. Os dois melhores classificados da primeira fase, Capital e Ceilândia, irão se enfrentar pela sonhada taça. A final será decidida em jogos de ida e volta, ambos na Arena BRB Mané Garrincha. A primeira partida está marcada para o próximo domingo, 31 de março. O último confronto será em 6 de abril, um sábado.

Capital – 3
Escalação: Luan; Everton Silva, Lucas Oliveira, Eder Lima, Felipe Guedes ⚽🟥; Renan Luís🟨 (Mattheus Silva), Deizinho ⚽ (Kadu Barone), Marconi 🟨 (Domingues); Wallace Pernambucano, Romarinho ⚽ (Jaílson) e Maicon (Deivão)
Técnico: Paulinho Kobayashi

Brasiliense – 2
Escalação: Ravel; Caetano, Gustavo Henrique, Keynan 🟨 e Júlio Lima (Romário); Aldo, João Santos e Lila (Bernardo); Allan Dias (Coquinho), Tobinha (Lucas Vieira) e Matheus Barboza (Joãozinho 🟨)
Técnico: Vilson Tadei

 

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P