Por Danilo Queiroz
Uma semana após o Governo do Distrito Federal (GDF) publicar o decreto que instituiu o grupo de trabalho para regularizar os onze estádios públicos locais, a força-tarefa composta pela Secretaria de Esporte, Corpo de Bombeiros, Diretoria de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde e a Policia Militar definiu a primeira etapa do cronograma de inspeções para detectar os problemas dos palcos esportivos.
Em reunião realizada na sede da SEL/DF na manhã desta quarta-feira (24/6), os órgãos envolvidos na inédita ação com intuito de deixar todos os esquipamentos públicos aptos para eventos decidiram que o processo de vistorias terá início na próxima semana. De acordo com as datas divulgadas, os estádios que estão recebendo jogos do Campeonato Candango terão prioridade nas visitas.
Na segunda-feira (29/6), o estádio Bezerrão, no Gama, será o primeiro a passar pela avaliação da força tarefa. Na terça-feira (30/6), o grupo de trabalho visitará o Abadião, em Ceilândia. Na quarta-feira (1º/7), será a vez do Serejão, em Taguatinga, receber a análise. Na quinta-feira (2/7), o local que será vistoriado pelo grupo de órgãos será o Augustinho Lima, em Sobradinho.
Clique e saiba mais:
– Todos os estádios públicos do DF estão inaptos para sediar jogos
– Augustinho Lima e Bezerrão: veja como arenas estão durante a pandemia
– Abrigando alojamento, Abadião recebe cuidados diários durante pandemia
– Prometido para a Copa do Mundo, estádio do Cave ainda não foi entregue
– GDF publica decreto que cria força-tarefa para vistoriar estádios
Rorizão, em Samambaia, JK, no Paranoá, Chapadinha, em Brazlândia, Metropolitana, no Núcleo Bandeirante, Ninho do Carcará, no Cruzeiro, Adonir Guimarães, em Planaltina, e o Complexo Esportivo e de Lazer do Guará (Cave), no Guará II, terão as datas de visitas marcadas em breve. A previsão inicial é que todas as arenas sejam vistoriadas até 14 julho. Caso seja necessário, o prazo pode ser prorrogado em mais 20 dias.
“Identifiquei o problema nos laudos dos estádios nos meus primeiros dias de gestão e já procurei uma solução junto ao GDF. Preparamos uma força-tarefa para solucionar as vistorias e as fiscalizações nesses locais. A comissão irá agilizar os resultados para provocar a breve regulamentação dos estádios do DF”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão, que idealizou e prometeu a ação logo nos primeiros dias em que esteve à frente da pasta esportiva do governo local.
Segundo a SEL/DF, entre os itens analisados estão a segurança, a acessibilidade, o conforto, a prevenção de acidentes e o combate a incêndio, assim como as condições sanitárias e de higiene. Cada estádio – composto de múltiplos espaços como gramado, pista de atletismo, arquibancadas, áreas de lançamento e saltos, tribunas – requer um conjunto de ações em diferentes níveis para que se coloquem em condições de receber eventos esportivos e futebolísticos.
[…] e saiba mais: – Em reunião, BRB encaminha apoio financeiro para o futebol candango – Força-tarefa do GDF começará inspeções de estádios na próxima semana – SEL/DF e Minas Brasília abrem diálogo sobre futebol feminino no DF – Ídolo do Flu, […]
[…] Clique e saiba mais: – Todos os estádios públicos do DF estão inaptos para sediar jogos – Augustinho Lima e Bezerrão: veja como arenas estão durante a pandemia – Abrigando alojamento, Abadião recebe cuidados diários durante pandemia – Prometido para a Copa do Mundo, estádio do Cave ainda não foi entregue – Força-tarefa do GDF fará inspeções de estádios nesta semana […]