Cerca de 1.500 pacotes de absorventes foram arrecadados na final do Campeonato Candango Feminino 2023, realizada no último sábado (7/10). A ação social foi promovida pela Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) em parceria com a Secretaria da Mulher. A campanha foi realizada durante a partida entre Real Brasília e Minas Brasília, no Estádio Nacional Mané Garrincha, e os itens foram recebidos em troca do ingresso para o duelo.
Os pacotes serão entregues na Casa da Mulher Brasileira (CMB), localizada em Ceilândia. O local recebe mulheres em situação de vulnerabilidade social e em situação de violência. Lá elas recebem atendimento humanizado, psicossocial e capacitação profissional. De acordo com a Secretaria da Mulher,a arrecadação de absorventes na final do Candangão Feminino é motivo para comemorar. “Foi um gol de placa e um projeto que veio para ficar”, comentou Giselle Ferreira, a representante da pasta.
O mandatário da FFDF, Daniel Vasconcelos, também elogiou a iniciativa. Segundo ele, o esporte tem um importante papel social na comunidade. “É preciso entender que o futebol não é apenas uma disputa desportiva, mas sim um produto cultural dos mais fortes que temos em nosso país. Assim sendo, temos que utilizar as nossas competições para ajudar também o próximo, como as pessoas mais necessitadas da nossa sociedade”, disse.
Candangão Feminino 2023
Assim como nos últimos quatro anos, Minas e Real Brasília se enfrentaram na decisão da competição local, que foi realizada no Estádio Nacional Mané Garrincha, no centro da capital federal. Igual as outras temporadas, as Leoas do Planalto se deram melhor, venceram as arquirrivais e foram campeãs após triunfar por 3 a 1 durante os 90 minutos.
A conquista do pentacampeonato deixou o Real Brasília na segunda colocação no hall de maiores vencedores do Candangão Feminino. O clube aurianil está somente atrás do Cresspom, que já levantou a taça em sete oportunidades. As Leoas do Planalto conquistaram todas as edições da competição local desde que o departamento do futebol feminino foi criado dentro do clube. Com isso, o esquadrão azul e branco é imbatível dentro do DF.