O fim de semana no Parque da Cidade Sarah Kubitschek foi repleto de Vôlei de Praia, na arena montada entre o Nicolândia e o Parque Ana Lídia. No sábado (15/7) foram conhecidos os campeões do Aberto de Brasília. Os vencedores estrearão no Top12 na próxima etapa do Circuito Brasileiro, que será disputada em Salvador. Já no domingo (16/7) aconteceram as finais do Top12, com direito a supremacia feminina de Duda e Ana Patrícia.
O Aberto da Capital Federal foi vencido por duas duplas que têm bastante em comum: o curto período de formação. Na competição feminina, Mafe/Manu derrotaram Rosimeire Lima/Maria Clara por 2 sets a 0 na final. A dupla está junta há apenas seis meses. Na semifinal, Mafe/Manu derrotaram Carol Sallaberry/Luiza pelo mesmo placar. Após receberem a medalha de ouro, a dupla vencedora comentou sobre o título.
“Estou feliz demais com essa conquista. Não esperávamos chegar tão longe tão rapidamente. Estávamos batendo nas quartas, dessa vez chegamos na semifinal, na final e no primeiro lugar. Muito feliz mesmo. Não imaginava que seria tão rápida a nossa evolução” comentou Mafe. Manu seguiu o mesmo caminho de sua companheira e, além de falar sobre a felicidade de conquistar o Aberto, a atleta comentou que a dupla vai com tudo para o Top12.
– Clique e saiba mais
– Três clubes para duas vagas: veja o que ainda está em jogo no Grupo 5
– Ninguém segura! Ceilândia vence União e garante vaga na segunda fase
– Brasiliense empata fora de casa e decide futuro na última rodada
Juntos pela segunda vez na carreira, Wesley e Denilson foram campeões do Aberto de Brasília no masculino. Na finalíssima, a dupla derrotou Lipe/Anderson, por 2 sets a 0 (21/18 e 21/17). Na semifinal, eles derrotaram Pablo/Jô por 2 a 1 (20/22, 21/14 e 15/9), com direito a virada. Após o triunfo, Wesley comentou sobre a trajetória da dupla e a parceria juntamente com Denilson.
“Nossa trajetória tem sido só de vitórias. Esse pódio veio na hora certa para firmarmos nossa parceria. Estamos juntos desde 2021 juntos. Em 2022, nos separamos porque ele (Denilson) ainda era sub, mas esse ano voltamos para as etapas do Aberto e estamos evoluindo uma a uma.”, afirmou Wesley. Denilson comentou sobre a luta de começar no Qualifying e a luta de chegar até o lugar mais alto no pódio.
No domingo (16/7), a supremacia feminina no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia continua. Duda e Ana Patrícia alcançaram mais uma vez o título de mais uma etapa. Ao todo, elas venceram todas as etapas até aqui: Maringá-PR, Itapema-SC, Saquarema-RJ, Campo Grande-MS, Cuiabá-MT e, agora, Brasília. Com mais uma medalha de ouro, Duda e Ana Patrícia vão à passos largos rumo ao título do Circuito Brasileiro da temporada 2023.
Com o título conquistado em cima de Verena e Kyce, por 2 sets a 0 (21/11 e 21/12), a dupla vencedora alcançou as campeãs mundiais Larissa e Talita, na temporada 2014/2015, que também conquistaram seis etapas consecutivas. Duda demonstrou muita felicidade após mais uma vitória. “Estamos muito felizes por igualar esse recorde de seis etapas vencidas de Larissa e Talita. Fizemos um lindo torneio, uma linda trajetória”.
Já Ana Patrícia falou sobre a competitividade dentro do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. “Foi uma vitória muito importante. A nossa próxima competição é a etapa Elite do Circuito Mundial, no Canadá, e o Circuito Brasileiro tem um bom nível de competitividade para nos preparar para mais esse desafio”, afirmou. Pelo masculino, Arthur Mariano e Adrielson venceram Gabriel Zuliani e Felipe Cavazin por 2 sets a 0 e foram campeões.
Disputas de medalha do Top 12
Finais
Duda/Ana Patrícia 2 x 0 Verena/Kyce (21/11 e 21/12)
Arthur Mariano/Adrielson 2 x 0 Gabriel Zuliani/Felipe Cavazin (21/18 e 21/18)
Disputas pelo bronze
Carol Horta/Ana Luiza 2 x 0 Giulia/Natasha (21/18 e 21/17)
Mateus/Adelmo 2 x 1 Saymon/Felipe Miranda (19/21, 24/22 e 21/19)
Disputas de medalha do Aberto
Finais
Mafe/Manu 2 x 0 (21/14 e 22/20)
Wesley/Denilson 2 x 0 Lipe/Anderson Melo (21/18 e 21/17)
Disputas pelo bronze
Carol Sallaberry/Luiza 2 x 0 Teresa/Bárbara (21/13 e 21/14)
Lyan/Tony 2 x 0 Pablo/Jô (21/15 e 21/19)