26.5 C
Brasília
quarta-feira, 1 de maio de 2024

Em novo Decreto, Ibaneis não autoriza eventos esportivos e deixa Candangão no escuro

Decreto do governador Ibaneis Rocha mantém suspenso o retorno do Candangão 2020. Treinos continuam liberados

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo e Bruno H. de Moura

Vai, não vai. Assim está o Campeonato Candango de 2020. Após a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) e os clubes se reunirem e deixarem 18 de julho como data provável de volta do Candangão, a situação pode mudar com o novo Decreto do governador Ibaneis Rocha. Faltando apenas 16 dias para a data estipulada de retorno, ainda há indefinições quanto aos clubes de Goiás em relação a liberação dos treinos no entorno.

No mês passado, os clubes e a FFDF fizeram uma reunião virtual para definir as tratativas de retorno do Candangão 2020. Após isso, um protocolo de segurança foi elaborado e encaminhado ao Governo do Distrito Federal (GDF). Ainda em junho, o governador autorizou os treinos dos clubes do Distrito Federal. Seguindo os trâmites de reinício da competição, Ibaneis Rocha precisava autorizar o retorno do campeonato e liberar os estádios públicos. Porém, em Decreto publicado nesta quinta-feira (02/07), o político manteve suspensa as competições de todas as modalidades esportivas.

- Continua após a publicidade -

O artigo 2° do capítulo II do Decreto trata das atividades suspensas, no âmbito do Distrito Federal. E no seu segundo item menciona as competições, “os eventos esportivos no Distrito Federal, inclusive campeonatos de qualquer modalidade esportiva”. A publicação não suspende as atividades físicas presenciais, portanto, os treinos dos clubes do Distrito Federal mantém-se permitidos.

O governador também liberou as atividades em academias de atividades físicas a partir de 7 de julho. Para frequentar os espaços, os interessados deverão marcar um horário com as academias.

Procurado pela reportagem do Distrito do Esporte, o presidente da FFDF, Daniel Vasconcellos, disse estar aguardando uma definição do poder público. “Eu oficializei, na Secretaria de Esportes, um documento na terça-feira (30/06), a pedido da secretária (Celina leão), pedindo uma previsão da volta do campeonato, estou aguardando ela me devolver o documento com a previsão estipulada pelo governo. Depois disso tomarei qualquer decisão”, disse Daniel.

Clubes do entorno ainda vivem indefinição dos treinos

Formosa e Luziânia, duas equipes classificadas à próxima fase do Candangão, não estão autorizadas a treinar. O Governo de Goiás decretou lockdown intermitente no estado e impediu os clubes de realizar atividades presenciais. Com isso, os clubes goianos que disputam o Candangão não poderiam jogar a fase eliminatória, visto que não teriam tempo hábil para a preparação de seus atletas. Os clubes estudaram os treinos no Distrito Federal, mas os altos custos derrubaram a iniciativa.

Em Formosa, o prefeito da cidade, Gustavo Marques, aderiu ao Decreto do governador Ronaldo Caiado e implantou o lockdown. Já a prefeita de Luziânia, Edna Aparecida, adotou o lockdown total aos finais de semana. Com todas as problemáticas, o Luziânia, através de seu diretor de futebol, Bruno Mesquita, em reportagem ao Distrito do Esporte, disse não aceitar o retorno do Candangão. “Não vamos abrir mão e também não vamos aceitar começar o campeonato. O planejamento feito inclui três semanas de treinamento e não vamos aceitar um dia a menos”, disse.

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P