27.5 C
Brasília
sexta-feira, 26 de abril de 2024

DF é eleito para diretoria do Fórum dos Secretários de Esporte

Titular da SEL-DF, Giselle Ferreira assume posto no grupo. Vice-presidente do Fórum foi condenado em agosto por apropriação indébita e é obrigado ao uso de tornozeleira eletrônica

- Continua após a publicidade -

Por Olavo David

Em meio a muitas articulações e ações nos bastidores, a nova diretoria do Fórum Nacional de Secretários de Esporte foi eleita no VII Congresso do grupo, realizado hoje em Brasília. No auditório do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a superintendente da pasta em Sergipe, Mariana Dantas Mendonça Gois foi eleita para presidir a entidade que reúne os gestores de todo o Brasil. A gestão da sergipana se estenderá até 2023. Esta é a primeira oportunidade em que o Fórum será presidido por uma mulher. E o ineditismo chega à secretaria-executiva também. O DF será representado na diretoria pela atual secretária de Esportes e Lazer da capital, Giselle Ferreira.

A gestora conversou brevemente com a reportagem por telefone, ainda em meio às celebrações do pleito. Ela se disse “feliz” pela eleição e animada para o desafio de gestão da maior entidade para o esporte local no país. Mas nem só de alegria foi realizada a eleição. Agora, os membros do conselho se reunirão com autoridades, a exemplo de café da manhã na companhia do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e de reunião com o líder da Comissão do Esporte na Casa, Felipe Carreras (PSB-PE).

- Continua após a publicidade -

O Distrito do Esporte conversou com gestores presentes no encontro da tarde desta terça-feira (14/9). De acordo com os relatos, o Ministério da Cidadania, ao qual é subordinada a Secretaria Especial de Esporte, movimentou os bastidores do pleito. “Fizeram promessas indevidas, jogaram o jogo mais sujo possível”, comentou uma das personalidades. O ápice da atuação ministerial, tocada por Fabíola Molina, ex-nadadora olímpica e atualmente à frente da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis), vinculada à pasta. Procurada, Molina não retornou os contatos da reportagem.

Além da eleição de Gois, o resultado das ações capitaneadas por Molina alçou o chefe do Departamento de Esportes do Acre, órgão ligado à Secretaria de Educação, Esporte e Cultura (SEE) do estado nortista, à vice-presidência do Fórum. Filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC), Júnior Santiago chegou a concorrer a deputado federal nas Eleições de 2018, mas recebeu pouco mais de 3 mil votos e não alcançou a vaga no parlamento nacional.

Liberdade restrita

No mês passado, Santiago foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ-AC) em duas esferas: a cível e a criminal. Ambas as condenações dizem respeito ao mesmo fato. O advogado atuou na defesa de um policial militar acreano em processos contra a concessionária de energia elétrica Eletroacre e frente à telefônica Vivo. Vencidas as batalhas, o cliente não recebeu o dinheiro. Isto porque, de acordo com apuração do Correio68, Santiago sacou e embolsou a indenização do PM.

A decisão na esfera cível condenou Santiago ao pagamento de R$ 40 mil à vítima. De acordo com o portal acreano, a Justiça não conseguiu bloquear bens do secretário por não os encontrar. À Justiça Eleitoral, o advogado declarou apenas um imóvel residencial avaliado em R$ 200 mil. Em âmbito criminal, o recém-eleito vice-presidente do Fórum Nacional de Secretários de Esporte teve liberdade restringida por meio de tornozeleira eletrônica – já que “ninguém (…) sabe onde ele se encontra”, registrou o magistrdo – além da obrigação de se recolher às 20h e não viajar.

Uma denúncia também foi impetrada na secção acreana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-AC), mas a reclamação ainda não foi avaliada pelo conselho de classe. Júnior Santiago foi procurado pelo DDE, mas não se manifestou até a publicação deste texto. O espaço segue à disposição do secretário.

 

Confira a composição do Fórum para o próximo biênio:

PRESIDENTE: Mariana Dantas Gois (SE)
VICE: JÚNIOR SANTIAGO (AC)

SECRETÁRIA-EXECUTIVA: Giselle Ferreira (DF)

VICE NORTE: Clay Rios (TO)

VICE NORDESTE: Charles Hebert (AL)

VICE CENTRO-OESTE: Jefferson Neves (MT)

VICE SUDESTE: Júnior Abreu (ES)

VICE SUL: Kelvin Soares (SC)

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P