21.5 C
Brasília
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Depois de 28 anos e com gol de Dí Maria, Argentina é campeã da Copa América

Com lindo gol de cobertura de Dí Maria, Argentina vence Brasil por 1 a 0 e conquista a Copa América depois de 28 anos

- Continua após a publicidade -

Por João Marcelo, direto do Rio de Janeiro

Após muitas indefinições quanto ao país-sede e quase cancelamento, a Copa América chegou ao seu último dia de competição. Para o encerramento, o maior clássico sul-americano decidindo o título. Brasil, nove vezes campeão, jogava em casa, no estádio Maracanã, e queria chegar ao seu décimo título. A Argentina, amargando um jejum de 28 anos sem levantar a taça da competição de seleções sul-americanas, lutava com todas as forças para conquistar mais um troféu.

O começo da partida foi um típico Brasil x Argentina, com muitas faltas e a partida ficou truncada. Mas aos 22′, após falha de Renan Lodi, Dí Maria mostrou todo o seu talento encobrindo o goleiro Éderson e abrindo o placar para a Argentina. A segunda etapa contou com mais efetividade brasileira, mas o ataque da seleção canarinho – Tite chegou a pôr cinco atacantes – não conseguiu furar a defesa argentina. No fim, a Argentina volta a vencer a Copa América após longo jejum.

- Continua após a publicidade -

Dí Maria marca belo gol e deixa Argentina na vantagem

O início do jogo começou truncado, com muitas faltas e o primeiro cartão amarelo logo aos quatro minutos para Fred, volante da seleção brasileira. Aos seis, Neymar levanta a torcida brasileira aplicando um belo lençol em Lo Celso. Com 12′, Paquetá levanta bola na área, Richarlison ajeita de cabeça para Neymar, que chega chutando, mas a defesa argentina consegue travar o atacante. Aos 19′, Marquinhos faz ótimo lançamento para Neymar, ele ajeita de peito para Richarlison chutar para o gol, mas a bola desvia na zaga e Martínez defende.

Aos 22′, De Paul lança para Dí Maria, Renan Lodi tenta cortar, mas falha e a bola sobra para o meia argentino. Ele enxerga Éderson saindo do gol e por cobertura, faz um lindo gol no Maracanã. Três minutos, Casemiro chuta forte no meio do gol e Martínez defende com facilidade. Com 28′, Dí Maria recebe bom lançamento, corta para o meio e chuta. A bola desvia na zaga e Éderson faz a defesa. Quatro minutos depois, Messi parte em disparada e finaliza, tirando tinta da trave direita de Éderson.

Foto: Divulgação/Conmebol

Com o cronômetro marcando 32′, Neymar passou por dois defensores da Argentina e foi derrubado próximo à área. Na cobrança, o camisa 10 brasileiro acertou a barreira. Aos 41′, Renan Lodi ajeita para Éverton Cebolinha, que faz o pivô, se livra do marcador e chuta, sendo travado pela defesa alviceleste, não oferecendo susto à Martínez. Cerca de três minutos depois, Neymar cobra escanteio e o ataque brasileiro não consegue desviar apara as redes argentinas.

Brasil tenta, mas Argentina é campeã

Precisando de gol, Tite fez uma mudança logo no intervalo: tirou o amarelado Fred e colocou Roberto Firmino em seu lugar. Assim como no primeiro tempo, o cartão amarelo foi levantado aos quatro minutos, mas dessa vez para os argentinos, Lo Celso. Aos sete minutos, Richarlison recebeu passe de Lucas Paquetá e tentou cruzar, a zaga argentina corta e no rebote, o camisa 7 da seleção brasileira empurra para o fundo do gol. Porém, a arbitragem marca impedimento.

Um minuto depois, Neymar acha Richarlison livre pelo lado direito, o atacante chuta forte e Martínez faz excelente defesa. Aos 19′, Casemiro falha na saída de bola e Messi rouba, passa pela defesa, mas o volante da seleção se recupera e afasta a bola. Com 21′, Dí Maria dá bom passe para Messi, ele ajeita para Guido Rodriguez, que chuta longe do gol. Aos 33′, Gabi é derrubado dentro da área e pede pênalti, mas a arbitragem, apesar da grande reclamação brasileira, não marca.

O Brasil voltou a tentar empatar a partida com Gabi. O camisa 21 da seleção brasileira recebeu lindo passe de Vini Jr. e chutou, mas a zaga argentina conseguiu jogar para escanteio. Na cobrança, a defesa da Argentina conseguiu jogar para a grande área, Danilo conseguiu dominar e chutar forte, vendo a bola passar por cima do gol. Aos 42′, Neymar levanta na área e a bola sobra para Gabi, ele finaliza de voleio e Martínez salva a Argentina.

Aos 43′, De Paul acha Messi livre dentro da área, o camisa 10 argentino tenta limpar Éderson e perde grande chance de matar a partida. Aos 47, De Paul conseguiu se livrar da marcação e chutar para o gol, mas Éderson salvou a seleção brasileira. A seleção canarinho ainda tentou nos minutos finais, mas não teve jeito: a festa no Maracanã foi toda argentina.

15 VEZES, ARGENTINA!

Após 28 anos de jejum, enfim a Argentina conseguiu ser campeã novamente da Copa América. Com a taça, a seleção alviceleste chegou à sua 15ª conquista da competição de seleções sul-americanas. Agora os argentinos estão empatados na liderança como os maiores vencedores da Copa América junto aos uruguaios, 15 edições para cada uma das seleções. O Brasil, vice-campeão de 2021, continua na terceira posição, com nove taças levantadas.

BRASIL 0
Éderson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos 🟨, Renan Lodi 🟨 (Emerson); Casemiro, Fred 🟨(Roberto Firmino), Lucas Paquetá 🟨 (Gabi); Neymar, Éverton Cebolinha (Vini Jr.) e Richarlison. Técnico: Tite

ARGENTINA 1
Martínez; Montiel 🟨, Romero (Pezzella), Otamendi 🟨, Acuña; Paredes 🟨 (Guido Rodriguez), Lo Celso 🟨 (Tagliafico), Dí Maria ⚽ (Palacios); De Paul 🟨, Messi e Lautaro Martínez (Nicolas González). Técnico: Lionel Scaloni

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P