Tabu mantido: o Capital segue sem perder para um dos maiores rivais desde 2019. Na tarde deste domingo, pela segunda rodada do Campeonato Candango BRB 2024, o Tricolor se impôs dentro de casa e venceu o Gama por 1 a 0. O gol da Coruja foi um espetáculo aos quase dois mil torcedores: de voleio, o atacante Deivão manteve a invencibilidade de cinco anos e oito jogos sem perder para os gamenses.
Com o resultado, o Capital conquistou os primeiros três pontos no campeonato e agora soma quatro na tabela de classificação. Embalado após vencer o Gama nesta tarde, o Tricolor Candango retorna aos gramados no próximo domingo (28), no Estádio Defêle, às 15h30, contra o Real Brasília. Em busca de retornar ao caminho das vitórias, no Estádio Bezerrão, o Gama recebe o Samambaia, às 19h30 de sábado (27).
Leia mais sobre o Candangão:
- Candangão BRB: Paranoá vence e assume liderança temporariamente
- Ceilândia é superior, quebra tabu e vence Brasiliense no Candangão BRB
- Ceilandense volta às origens e readota cores tradicionais do clube
No começo do primeiro tempo, as ações estiveram controladas. Ambas as equipes buscavam trocar passes até encontrar espaços, mas ambas as defesas estavam bem postadas. A partir dos primeiros dez minutos, o Capital dominou o jogo. Os mandantes começaram a pressionar ainda mais a saída de bola gamense, forçando o erro do adversário. Foi desta forma que veio a primeira chance do Tricolor no duelo: Deizinho aproveitou o erro de passe para avançar e bater, mas o zagueiro Pedro Romano jogou para escanteio. Na jogada seguinte, Wallace Pernambucano usou o corpo para dominar de peito, girar e bater firme em direção ao ângulo direito de Rinaldi: por pouco, o placas não foi aberto aos 13′ minutos do primeiro tempo.
Sem conseguir sair do campo de defesa, o Gama apostava nos seus atacantes para sair e contra-ataque e “jogar por uma bola”. O Capital seguia pressionando e criando chances para o inaugurar o placar. Kadu Barone avançou com liberdade pelo lado direito da defesa e tocou para o Romarinho bater, assustando o goleiro alviverde. Aos 18′, Deizinho deixou PH para trás e, encontrou o camisa 10 na entrada da pequena área: era só empurrar para o gol, mas Rinaldi estava pronto para defender no reflexo. A grande chance do Gama, e talvez da partida, veio nos acréscimos da primeira etapa: Patrick recebeu um presente dentro da área e bateu com um “sem pulo”. Luan defendeu, e no rebote, Wanderson chutou e novamente, o goleiro do capital mandou pra escanteio.
Novamente explorando os cruzamentos em direção à Wallace Pernambucano, o Capital começou o segundo tempo coma mesma tônica. Perto da marca dos dez minutos, Kadu Barone tocou para a área, a defesa gamense cortou errado e a bola caiu nos pés do camisa 9 do Capital. O centroavante bateu e tirou tinta da trave de Renan. Pelo lado gamense, Aos 14, Dieguinho recebeu bola vinda da direita e esperou a chegada de Patrick: o camisa 9 gamense bateu de primeira, por cima do ângulo defendido por Luan. A resposta do Tricolor veio com Romarinho. O atacante bateu firme e rasteiro, mas a bola ficou com Renan Rinaldi.
Melhor na partida desde o primeiro tempo, faltava apenas capricho dos donos da casa para o placar ser inaugurado no Estádio JK. E veio em grande estilo: Marcone avançou pela esquerda e jogou para a área. Pernambucano ajeitou de cabeça para Deivão, com um lindo voleio, abrir o placar no JK. Já na reta final, Matheus Silva aproveitou o vacilo da defesa gamense e cruzou para Wallace Pernambucano cabecear e forçar mais uma grande defesa do goleiro gamense, impedindo o segundo gol do Capital no confronto.
Capital – 1
Escalação: Luan Santos; Éverton Silva, Éder Lima, Lucas Oliveira, Renan Luís (Matheus Luís); Felipe Guedes, Marconi (Maicon Lucas), Deizinho, Romarinho (Renan Mota); Kadu Barone (Deivão⚽️) e Wallace Pernambucano
Técnico: Paulinho Kobayashi
Gama – 0
Escalação: Renan Rinaldi; Cleiton 🟨 (Vitor César), Wellington, Pedro Romano, PH; Bruno Ribeiro (Luan), Kellvin, Dieguinho, Walmir (Ramon); Wanderson (Thiago Magno) e Patrick
Técnico: Cícero Júnior