25.5 C
Brasília
quinta-feira, 9 de maio de 2024

Conselho Arbitral define detalhes de disputa do Candangão 2023

FFDF e os dez clubes participantes do Candangão 2023 se reuniram no Lago Sul para acertar os pormenores de regulamento do torneio

- Continua após a publicidade -

O formato de disputa do Campeonato Candango de 2023 está oficialmente definido. Na manhã desta segunda-feira (17/10), a Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) reuniu todos os clubes participantes da próxima edição do torneio local no Restaurante Fausto & Manoel, no Lago Sul. Na oportunidade, os dirigentes debateram pautas relacionadas à competição e bateram o martelo sobre datas, regulamento do certame e outras questões ligadas à disputa.

A reunião do Conselho Arbitral do Candangão 2023 não teve abstenção. Representantes de Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama (com um membro da SAF), Paranoá, Real Brasília, Santa Maria, Samambaia e Taguatinga estiveram no encontro com os membros da FFDF para fazerem valer o direito de se posicionar sobre os rumos da próxima temporada do torneio do Distrito Federal. A secretária de esporte Giselle Ferreira de Oliveira falou em nome do governo e Marrubson Freitas pela comissão de arbitragem.

Foto: Eduardo Ronque/FFDF

Regulamento do Candangão 2023

A fórmula de disputa da temporada de 2023 foi o primeiro item discutido. A FFDF propôs manter o formato de 2022: todos contra todos na primeira fase, quadrangular semifinal com ida e volta e final em dois jogos, totalizando 17 datas. O Capital sugeriu mudança apenas na segunda fase, apenas como semi, para diminuir o número de semana de jogos. “O futebol não existe sem torcida e nossos estádios não tem iluminação para jogos a noite”, pontuou o presidente Godofredo Gonçalves.

- Continua após a publicidade -

O Ceilândia fez uma terceira proposta. Nela, o quadrangular semifinal seria apenas com jogos de ida. Em votação, o formato escolhido foi o proposto pelo Capital. O torneio terá uma primeira fase com todas contra todos em turno único, com semifinal em ida e volta (1º x 4ª e 2º x 3º, com vantagem de igualdade na soma dos resultados para o melhor colocado e segundo jogo como mandante) e final em 180 minutos sem vantagem. No modelo, que recebeu o apoio de seis clubes, o Candangão de 2023 será realizado em 13 datas.

Mais enxuto em relação à temporada de 2022, o próximo Campeonato Candango terá bola rolando a partir de 28 de janeiro. Sete clubes escolheram o início neste dia. As decisões estão previstas para 8 e 15 de abril. Com menos datas, a tendência é que o torneio local dificilmente tenha partidas marcadas nos meios de semana. Esses espaços no calendário, segundo a FFDF, devem ficar reservados para os duelos dos clubes locais na Copa do Brasil e na Copa Verde.

1ª rodada
Gama x Taguatinga
Ceilândia x Brasiliense
Capital x Samambaia
Santa Maria x Paranoá
Brasília x Real Brasília

Campeonato Candango de 2023
Início: 28 de janeiro
Finais: 8 e 15 de abril
Fórmula de disputa: primeira fase todos contra todos em jogo único, semifinais em ida e volta, com vantagem para os mais bem colocados, e finais em ida e volta
Participantes: Brasília, Brasiliense, Capital, Ceilândia, Gama, Paranoá, Real Brasília, Santa Maria, Samambaia e Taguatinga

- Publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Com certeza a FFDF é uma das piores do Brasil, não sabe sequer fazer uma tabela balanceada com 10 clubes, os 5 que começam jogando em casa deveriam terminar jogando fora, isso é beaba de uma tabela. Os clubes do DF não conseguem nem passar das oitavas da série D, reflexo dessa FF, muito triste, os dirigentes também tem culpa pois aceitam essa tabela horrível. Eu lembro de uns 20 anos atrás o Weber Magalhães dando uma entrevista sobre o porque do maior clássico candango (Gama x Brasiliense) ser num meio de semana, ou seja nosso pobre futebol sempre será essa miséria atual.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P