Preocupada com a segurança da final da Copa Sul-Americana, a Conmebol decidiu que não realizará mais o evento no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Na noite de quinta-feira (23/6), poucas horas após a divulgação da intenção de remanejar o palco da decisão por causa da proximidade entre a partida e as eleições do Brasil, a entidade publicou um comunicado confirmando a decisão.
Agora, a temporada de 2022 da Sul-Americana será encerrada no Estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina. A decisão da Conmebol vem após 14 meses da escolha do Distrito Federal para receber o jogo único da final. Brasília havia superado a concorrência de diversas outras cidades para ficar com o jogo de 1º de outubro. As eleições de escolha de presidente, governador, deputados distritais, federais e senador será no dia seguinte.
Na nota, a Conmebol ressalta que o pedido de mudança foi feito pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e confirma o impacto eleitoral na peleja. “A resolução unânime foi adotada em consulta com os membros do Conselho, diante da impossibilidade de realizar o jogo em Brasília, como estava previsto, pelo fato de que as eleições gerais do Brasil serão realizadas no dia 2 de outubro”, diz trecho.
Após o cancelamento, se mantém a possibilidade de Brasília receber o jogo decisivo da temporada 2023 da Sul-Americana. No comunicado de transferência para Córdoba, a Conmebol não deu maiores detalhes se deve, ou não, escolher a capital federal para a próxima decisão. A entidade deve discutir os locais das decisões continentais do próximo ano em reunião marcada para 7 de julho, em Cali, na Colômbia.
Leia a nota da Conmebol
A final da CONMEBOL Sudamericana 2022 será disputada no estádio Mario Alberto Kempes, na cidade argentina de Córdoba, no sábado 1º de outubro. A resolução unânime foi adotada em consulta com os membros do Conselho, diante da impossibilidade de realizar o jogo em Brasília, como estava previsto, pelo fato de que as eleições gerais do Brasil serão realizadas no dia 2 de outubro. A alteração foi solicitada pela Confederação Brasileira de Futebol.
Córdoba já acolheu a definição da CONMEBOL Sudamericana 2020, ocasião em que o time argentino Defensa y Justicia sagrou-se campeão. Tanto o torneio quanto a final – que não teve a presença de público que se espera para uma final continental – ocorreram durante os momentos mais cruciais da pandemia. Cabe esperar que este ano as arquibancadas sejam uma festa de cores e alegria que tanto caracterizam o futebol sul-americano.
A CONMEBOL Sudamericana é um torneio cada vez mais consolidado no continente, com um impacto global crescente. O aumento constante dos prêmios para os clubes participantes e vencedores, o alcance cada vez maior das transmissões e o alto nível de competição das equipes são fatores que mostram a expansão deste torneio continental.