22.5 C
Brasília
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Conheça o Caxias, adversário do Ceilândia nas oitavas da Série D

Clube do interior gaúcho deu trabalho aos grandes, conta com um dos maiores artilheiros do país e contém velhos conhecidos do futebol candango. Primeira partida entre as equipes será realizada no Estádio Centenário

- Continua após a publicidade -

No próximo sábado (12/8), o Ceilândia encara mais um desafio rumo ao acesso à Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe viaja até o Rio Grande do Sul para enfrentar o Caxias, pelas oitavas de final da Série D. A equipe gaúcha chegou ao mata-mata passando na segunda colocação do Grupo H, e na segunda fase superou o Inter de Limeira em duas partidas: na primeira, vitória por 1 a 0 fora de casa. Na partida de volta, bastou o empate para carimbar a classificação para a próxima etapa.

Resultado da fusão de dois clubes rivais, a equipe que viria a se tornar a Sociedade Esportiva e Recreativa Caxias do Sul, surgiu em 10 de abril de 1935, com a denominação de Grêmio Esportivo Flamengo. Antes de chegar na atual nomenclatura, a agremiação já teve outros nomes ao longo de sua história. O time manda seus jogos na própria cidade de Caxias do Sul-RS, no Estádio Francisco Stédile, mais conhecido como Centenário, que será o palco da partida de sábado, contra o Gato Preto.

A temporada da equipe grená começou acima do esperado. Inicialmente, o foco do clube era o acesso para a Série C e enxergava o estadual como uma preparação para o objetivo. Entretanto, a equipe surpreendeu: com apenas um revés ainda na primeira rodada, o Caxias se manteve invicto por 13 jogos sob o comando do treinador Thiago Carvalho e terminou a primeira fase do Campeonato Gaúcho na terceira colocação com cinco vitórias, cinco empates e uma derrota, com 11 gols marcados e oito sofridos.

- Continua após a publicidade -

O “Grená da Serra” chegou até a decisão estadual após bater o Internacional em duas partidas, válidas pela semifinal. Na primeira partida da final do Gauchão contra o Grêmio, empate dentro de casa pelo placar de 1 a 1. Na jogo de volta, não teve jeito: derrota por 1 a 0, com gol do craque Luís Suárez e o vice-campeonato para a equipe de Caxias. Ainda antes da estreia na Série D, o treinador Thiago Carvalho, eleito o melhor técnico do Campeonato Gaúcho deste ano, entregou o boné após receber uma vantajosa proposta do América-RN.

– Clique e saiba mais
Brasília recebe ENGIE Open – ITF W80, torneio feminino de tênis
Série D: profissionais do Ceilândia comemoram classificação
Na busca pelo acesso, torcida do Ceilândia faz a festa no Abadião

Foto: Luiz Erbes / S.E.R Caxias

Para substituí-lo, a equipe grená trouxe Tcheco, que não conseguiu repetir o sucesso de seu antecessor e acabou sendo demitido após nove partidas e duas derrotas consecutivas. Gerson Gusmão foi o escolhido para a missão de levar o clube à terceira divisão do Campeonato Brasileiro e dar sequência à temporada. Além de ter perdido seu treinador, o Caxias ainda teve algumas baixas dentro do elenco. O goleiro Bruno Ferreira, o atacante Jean Dias e o volante Vini Guedes, destaques do vice-campeonato estadual, rumaram a novos desafios.

Na Série D, o roteiro foi diferente do Gauchão. A segunda colocação do Grupo H pode enganar, mas o clube suou a camisa para passar para a segunda fase. Com 23 pontos conquistados, o Grená da Serra teve apenas três pontos a mais do que o São Joseense-PR, que abria a fila dos não classificados em quinto lugar. O atual treinador, Gerson Gusmão, tem bom retrospecto à frente do Caxias: sete jogos, quatro vitórias e duas derrotas. Um dos revezes foi ainda na fase grupos, onde levou 4 a 0 do Concórdia-SC.

A classificação da equipe grená está diretamente ligada à grande fase do atacante Eron. Com 12 gols marcados, ele é o artilheiro da competição ao lado de Pablo, do Operário-VG, e é um dos principais goleadores das quatro divisões nacionais. Outro destaque do Caxias é um velho conhecido do Distrito Federal: David Peninha. O meia-atacante, ex-Brasiliense, Ceilândia e Real Brasília, é um dos protagonistas da equipe desde o Campeonato Gaúcho e chegou a ser sondado pelo Internacional-RS, após o término do estadual.

Foto: Luã Tomasson/Brasiliense F.C.

Além do camisa 10, outro velho conhecido do DF é o centroavante Marcão, campeão e artilheiro do Candangão pelo Brasiliense em 2022. À época, David Peninha e o goleador deixaram o Brasiliense juntos e foram para o Sul do país. O Caxias recebe o Ceilândia no seu Estádio Centenário. A Confederação Brasileira de Futebol ainda não confirmou os detalhes da partida, o que deve acontecer ao decorrer da semana. O confronto é válido pelas oitavas de final da Série D.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P