22.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Conheça as promessas do DF que despertaram interesse de grandes clubes

Caio Mendes e Abner Oliveira são jovens jogadores, recém-contratados pelas categorias de base de Atlético-MG e Cruzeiro, respectivamente

- Continua após a publicidade -

Por Victor Parrini

Não é de hoje que o Distrito Federal distribui jovens e bons jogadores para outras equipes pelo Brasil. É impossível pensar em jogadores nascidos aqui, no nosso quadrado, e não lembrar de craques como Kaká, Lúcio, Dimba, Amoroso e outros. Mas todas essas feras citadas já penduraram as chuteiras. Fica o questionamento a respeito das próximas gerações e o que podemos esperar dos jogadores que dão o pontapé inicial aqui no DF.

O Distrito do Esporte conversou, de forma exclusiva, com Caio Mendes, de 18 anos e Luiz Oliveira, pai de Abner Oliveira, de apenas 11 anos. Os dois jovens, apesar da pouca idade, despertaram o interesse de dois gigantes do futebol brasileiro, campeões nacionais e sul-americanos. Caio é recém-contratado das categorias de base do Atlético-MG, enquanto Abner agora faz parte da equipe de base do Cruzeiro.

- Continua após a publicidade -

Caio Mendes, jovem candango de apenas 18 anos, atua pelo meio como segundo volante, ou como um meia mais ofensivo. O jogador iniciou sua trajetória no futebol aos 11 anos, chegando a jogar pelas escolas de futebol do Real Espanhol, Águas Claras Futebol Clube e América-MG. Mesmo não tendo nenhum familiar e amigo que trabalhe com o esporte, o jovem atleta contou que ser profissional sempre foi um sonho.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Após jogar por escolas de futebol, Caio defendeu as cores do Ceilândia na Federação de Brasília e Copa do Brasil Sub-17. Pelo Gama, disputou a Copa do Brasil Sub-20 e destacou-se. O bom desempenho apresentado pelos gramados do Distrito Federal o fez se dar conta de que era possível ingressar profissionalmente no futebol. “Percebi essa possibilidade nas avaliações, quando estava despertando interesse dos clubes”, lembrou. Agora, Caio Mendes tem vínculo de formação, por dois anos, junto ao Atlético-MG.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Assim como todo jovem ligado em futebol, Caio diz ter forte admiração pelo craque do Barcelona, o argentino Lionel Messi. Outra inspiração do jovem jogador é o camisa 14 do Flamengo, o uruguaio Giorgian De Arrascaeta. Com isso, o atleta de 18 anos trabalha forte, tendo como expectativas mostrar ainda mais o seu futebol, a fim de conquistar uma vaga no futebol profissional do clube.

“Abner tem o dom para ser goleiro”, diz pai

O Distrito do Esporte também conversou com Luiz Oliveira, pai do jovem goleiro Abner Oliveira, de apenas 11 anos. Luiz revelou que foi jogador de futebol, com passagem pelas categorias de base do Vila Nova-GO, mas não deu sequência na carreira. Com isso, ele conta que sempre teve um sonho de ter um filho jogador. “Mas eu não via no Abner tanto o perfil (de jogador). Ele sempre foi muito calmo, tranquilo e responsável”, destacou.

A percepção, porém, mudou com o passar do tempo. “Abner é um fenômeno”, definiu. O ex-zagueiro conta que quando filho disse que queria se tornar jogador de futebol, optou por jogar como goleiro. Luiz conta que isso o assustou, por ser uma grande responsabilidade. Assim, dos primeiros treinos para cá, Abner mostrou grande evolução e chamou a atenção de grandes clubes do Brasil, como Palmeiras, Vasco e Atlético-MG. Mas a escolha do garoto e de sua família foi o Cruzeiro que, segundo Luiz, “despertou interesse imediato em levá-lo”.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Devido à pandemia do novo coronavírus, Abner segue em Brasília, treinando na equipe do Águas Claras FC e fazendo atividades on-line, junto à comissão do clube mineiro. Mesmo assim, o jovem goleiro vem se destacando pela qualidade e maturidade, apesar da pouca idade. O pai conta que jovem tem a consciência da grandeza do Cruzeiro e, de olho no futuro, sonha em jogar torneios como a Copa do Mundo, a Champions League e, de quebra, transformar vidas e ser referência para outros jovens.

Luiz Oliveira fez agradecimentos ao Dr. George, diretor do Clube dos Advogados, por receber Abner nas dependências do local, aos amigos Flávio Goiano e Felipe da Soccerfut, que apresentaram os vídeos de Abner para diversos clubes do país, Luiza Estevão, vice-presidente do Brasiliense, pelo apoio com treinamentos e material esportivo, além dos preparadores de goleiros Biza, do Clube da Luva – que vem acompanhando Abner na preparação antes da ida para o Cruzeiro -, e Carlão do Águas Claras Futebol Clube.

A importância das escolinhas de futebol na formação de atletlas

Procurada pelo Distrito do Esporte, a escolinha Águas Claras Futebol Clube (ACFC) falou sobre a importância dessas instituições no meio esportivo. “A escola tem papel fundamental no processo de formação dos atletas pois é na escola onde se inicia os primeiros processos de formação do atleta”, informou. O ACFC atua desde 2012 na formação de jovens atletas por todo o Distrito Federal, apresentando os primeiros ensinamentos e instruindo sobre os processos de competição.

Portanto, conhecendo um pouco melhor Caio Mendes e Abner Oliveira, é possível termos a dimensão do berço que é o Distrito Federal para o cenário nacional, pois jogadores daqui despertam interesse de grandes equipes do Brasil. Assim, o papel da escolinhas de futebol e projetos sociais se fazem extremamente importantes na formação de um atleta que almeja se profissionalizar nos campos.

- Publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Destaque também para o goleiro André Luiz da escola de futebol volton matos, que foi campeão pelo sub17 gama em 2019,na final contra o legião, fazendo uma defesa no último lance e defendeu pênaltis na disputa,e hoje está no atletas de jesus que tem parceria com o vila Nova de GO.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leave the field below empty!

Mais do DDE

P