A Copa São Paulo de Futebol Júnior chegou ao fim para o Capital na tarde deste domingo (14). Após golear o Capivariano por 4 a 0 na terceira fase, o Tricolor Candango enfrentou o América-MG no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz (SP), e sacabou sofrendo a sua única derrota na Copinha por 2 a 0. Ainda no primeiro tempo, a Coruja teve jogador expulso e passou quase toda a segunda etapa com um jogador a menos. Os gols do Coelho foram marcados por Heitor e Ighor Gabryel.
Equilibrada, a primeira etapa foi de poucas emoções. As duas primeiras chances de ambas as equipes no duelo foram provenientes de bolas paradas. O Capital teve duas: primeiro, com Bala, que cobrou falta na intermediária e testou pela primeira vez o goleiro Carlão, do time mineiro. Na segunda cobrança, já mais perto da grande área, Quarcoo e Rian Pablo realizaram jogada ensaiada e o camisa 9 bateu firme, rasteiro e no canto do guarda-redes, atento para mandar para a linha de fundo. Pelo lado do América Mineiro, após cobrança de escanteio surgiu a primeira oportunidade, com Jhow, cabeceando firme de cabeça e obrigando Felipe, da Coruja, a fazer grande defesa.
Se nos primeiros minutos da partida, as chances de gol vieram através de bolas paradas, a partir dos 20′, os chutes de fora da área tomaram conta da partida. Primeiro, Ighor Gabriel recebeu na entrada da área, fez o giro e bateu firme, mas a bola pegou na rede pelo lado de fora. Quarcoo, que estava tímido no jogo até então, começou a aparecer. Em erro da saída de bola mineira aos 31′, a bola sobrou e arriscou de longe, passando por cima da meta americana. Cinco minutos depois, o mesmo teve a chance mais clara da partida até então. Vindo da esquerda, o Ganês cortou para dentro e bateu com a direita, e a bola pegou no travessão. Por pouco, chegando ao fim do primeiro tempo, o Richar fez a sua segunda falta dura no confronto e acabou expulso.
Leia mais do Capital na Copinha:
- Quarcoo torna-se o maior artilheiro estrangeiro da história da Copinha
- Capital chega a melhor campanha do clube na história da Copinha
Segundo tempo
Na primeira chegada ao campo de ataque, a equipe de Minas Gerais abriu o placar. Em jogada trabalhada pela lateral, Paulinho lançou para Heitor, dentro da área, que com calma e tranquilidade, dominou de esquerda e bateu com a direita, no canto e sem chances para o goleiro Felipe: com um a mais, o América-MG abria o placar logo no primeiro minuto do segundo tempo. Pressionando em busca do empate, o Capital chegou aos 9′, com Quarcoo. Em sua jogada característica, o ganês cortou para dentro e bateu firme, mas o goleiro Carlão ficou com a bola. Mesmo com um a menos, o Capital buscou pressionar o Coelho para dentro de seu campo defensivo.
A equipe mineira trocava passes na intermediária, mas encontrava poucos espaços e teve poucas chances claras de ampliar o placar: aos 37′, quase Samuel fez um golaço: fez a finta e passou por três marcadores do Capital, mas na hora de finalizar, mandou pra fora e desperdiçou a chance de fazer o segundo da partida. O caixão foi fechado aos 40′ da segunda etapa Jonathan, que acabara de entrar no time do América-MG, puxou o contra-ataque e deu a assistência para Ighor Gabryel marcar o segundo do Coelho na partida. Na saída de bola da Coruja, ambas as equipes voltaram a ter igualdade numérica, após Rafa Barcelos ser expulso. Mas já não havia tempo para mais nada: 2 a 0 para os mineiros e o Tricolor Candango eliminado da competição.
Capital – 0
Escalação: Escalação: Felipe; Oliveira 🟨, Alemão, Lorente, Arylson; Richard 🟨🟨🟥, Quarcoo, Bala (Rafinha); Rian, Rodrigo (Paulinho) e Luan (Huriel)
Técnico: Aurélio
América-MG- 2
Escalação: Carlão; Heitor ⚽🟨, Rafa Barcelos 🟨🟨🟥, Jhow 🟨, Paulinho; Sanchez (Vanderson), Kauã Diniz, Iago Andrade (Kauã Pereira); Samuel Alves, Matheus Carvalho (Jonathan) e Ighor Gabryel 🟨⚽
Técnico: Mairon César