Por Bruno H. de Moura
O Unaí amargará a segunda divisão do futebol de Brasília. O time mineiro perdeu por 3-2 para o Gama em pleno estádio Diogão, em Formosa. Sem casa no DF, o alviverde candango aproveitou seu ótimo aproveitamento em Formosa e garantiu classificação à próxima fase da competição. Junta-se à Capital, Brasiliense e Ceilândia.
Com um primeiro tempo melhor do Unai, o time visitante saiu à frente no placar e conseguiu controlar o resultado enquanto as pernas duraram. Mas na segunda etapa o dedo de Jonilson Velloso pesou com mudança muito certa de sacar Lucas Vaz e botar Marcus Vinícius.
Quentíssimo e polêmico, pesou a má atuação do assistente José Ricardo que no último gol não assinalou impedimento de Milla, que participa da jogada e atrapalha o goleiro do Unaí. O Unaí caiu pela vitória do Taguatinga de 3-2 sobre o Brasília, pela goleada do Santa Maria de 4-2 Luziânia, por sua campanha ruim em casa e pelo erro do assistente.
O Gama, que não tem nada com isso, confirma a ótima fase e chega à terceira vitória seguida. Voando, o alviverde candango chega com força pro quadrangular final.
1º Tempo: Unaí melhor em etapa cheia de reclamações
Precisando do resultado o Verdão da Serra partiu pro ataque. E na sua segunda chegada Vinícius no meio distribuiu para Júlio carregar a bola, preparar e cruzar entre dois zagueiros para revelação Matheus Falero empurrar pro fundo da rede gamense. Marcados 03′, Gama 0-1 Unaí.
O gol do Unaí caiu pesado no Gama. O maior campeão do DF vinha para Formosa na expectativa de classificar para a fase seguinte sem sustos. O time mais se defendia que atacava contra o Unai. Até a casa dos 15′, quando os mandantes tomaram controle da partida.
E foi nesse minuto que João de Deus recebeu uma bola açucarada para partir cara a cara com o goleiro. Mas José Ricardo assinalou impedimento.
Milla e Marcus Vinícius se destacavam pelo lado alviverde candango, procurando o jogo, marcando na saída de bola e pressionando o Verdão da Serra que, por outro lado, tinha em Micael e João de Deus suas válvulas de escape.
Aos 26′ ótima trama do Unai pela esquerda com João de Deus que entrou na área, fintou e chutou em cima do goleiro Felipe. Já aos 30′ contra-ataque do Unaí após jogador do Gama ficar pedindo falta. Matheus Falero recebeu na direita, pegou velocidade, mas na hora de chutar, jogou a bomba por cima da rede.
Machucado, Lucas Vaz deu lugar para Marcus Vinícius aos 30′. Aos 34′ em cobrança Carlos Magno desperdiçou por cima do gol. Aos 37′ Luan fez jogada na direita, distribuiu com Carlos Magno que arriscou distante, passando à risca da trave esquerda do Unaí.
Tenso dentro e fora de campo. Aos 35′ Rodrigo Raposo irritado com a gritaria nas arquibancadas parou o jogo e avisou: se continuar, vai todo mundo sair. 45′ e João de Deus perdia gol na cara com Felipe. Aos 47′ o apito final de Rodrigo Raposo
2º Tempo: Gama controla o jogo e arbitragem pesa
Na volta do intervalo o Gama não perdeu tempo e trocou um lateral por um atacante. Luan deixou o campo para entrada de Iago. Logo aos 4′ escanteio para o Gama, livre Victor cabeceou para baixo para boa defesas do goleiro do Unai. Gama retornava melhor em campo.
A conversa do intervalo funcionou e Mesquita fez o facão para Milla, sem marcação, receber passe do seu companheiro e só empurrar pro fundo da rede. Gama 1-1 Unaí.
Aos 13” foi a vez de Mesquita em lindo drible sobre um, dois, até ajeitar no pé bom e afundar no gol de Edson. Gama 2-1 Unai.
Duas jogadas depois Milla recebeu cruzamento dentro da área, ajeitou no peito e atirou no canto de Edson. Mas o assistente José Ricardo assinalou impedimento.
Claramente cansado, o Unaí, que necessitava da vitória para não depender dos resultados alheios, se fechou e passou a jogar no contra-ataque. Mas a velocidade do ataque mineiro não se via e as tentativas eram rapidamente interceptadas pelo periquito.
Atrás, mas não morto. Aos 28′, Lucas Arinos numa jogada de fé, do meio da rua, preparou a perna direita e mandou um torpedo direto no gol de Felipe. Um golaaaaço. Gama 2-2 Unai. O resultado segurava o time mineiro no Candangão.
O tempo passava e o Unai se segurava. Emerson Matheus tirou João de Deus e botou outro zagueiro, Diego Baiano. Mas, aos 43”, cobrança de falta, Milla resvalou de cabeça, o goleiro rebateu e Hícaro, impedido, empurrou para o fundo da rede. José Ricardo não marcou o impedimento. Gama 3-2 Unai.
Emerson Matheus reclamou muito e foi expulso junto de outro membro da comissão. O jogo durou mais 5 minutos, mas não deu pro Unai empatar. Com a vitória do Taguatinga sobre o Brasília o alviverde mineiro está rebaixado. O candango passa de fase.
O que vem por aí
Agora o Gama estará no quadrangular final ao lado de Brasiliense, Capital e Ceilândia. O Unai espera até 2023 para disputar a segunda divisão.
Gama: 3
Felipe; Luan (Iago🟨), Ferrugem (Caio), Hicaro ⚽, Genilson; Espeto, Graciano, Carlos Magno; Mesquita⚽ (Maia), Lucas Vaz (Marcus Vinícius🟨), Milla 🟨⚽
Tec.: Jonilson Veloso
Unai: 2
Edson; Lucas Arinos ⚽, Madson, Vinícius 🟨, Julio; Gabriel Almeida, Micael, Rezende (Pedrinho), Gabriel Vinícius (Oscar); Matheus Falero ⚽, João de Deus 🟨 (Diego Baiano)
Tec.: Emerson Matheus 🟥
Arbitragem:
Árbitro central Rodrigo Batista Raposo
Assistente 1 Lehi Sousa Silva
Assistente 2 Jose Ricardo Alves de Melo
Quarto Árbitro Leandro Almeida Damas de Oliveira
O árbitro comentarista disse que o terceiro gol do Gama foi legal. Inclusive, anularam um gol legal do Milla.
Sou torcedor do Unai e um time que perde, em casa, para o Santa Maria e empata, também em casada, com o Luziânia, merece cair. E mais, o gol não foi irregular. Não pode um goleiro profissional rebater uma bola daquelas no pé do atacante. Reconheço que o Gama teve um gol legítimo anulado. Paciência, o time é fraco demais. O Unai já teve times melhores disputando o campeonato. Não há outra solução, é montar um bom time o ano que vem e voltar.
O Unaí jogou um bom primeiro tempo, mas cansou no segundo tempo. Pelo que o Gama mostrou no primeiro tempo, achei que não ia ganhar o jogo. O técnico do Gama mexeu bem no time, dando outra dinâmica no segundo tempo. Sou Gamense, mas acho o Gama o mais fraco dos quatros classificados.
A reportagem esquece de informar que o atacante do Gama, Mila, fez um gol legal, mas foi indevidamente anulado pelo mesmo bandeirinha. Entendo que nos próximos seis jogos da semifinal o Gama tem tudo para mostrar um futebol que ficou devendo do início até a metade da primeira fase do campeonato. Com relação ao técnico JONILSON, esse demonstrou que é um profissional competente, que assimilou a tempo as nuances do campeonato candango tanto é que fez o time dar a volta por cima mesmo com os salários atrasados e com a saída de alguns jogadores do plantel. Agora cabe à Diretoria fazer a sua parte, ou seja, tentar regularizar os salários de todos os profissionais do clube. TMJ GAMÃO,
Reportagem tendenciosa pois não deixa explícito que o Milla teve um gol legal anulado. Na dúvida acessem o canal do youtube da TV Câmara Distrital, o lance é claro e filmado em 1080p. Contra tudo e todos a Máquina Verde( maior campeão do DF) vai em busca do título!
O Distrito do Esporte deveria dignar-se e mudar o errôneo título da matéria.
Gostava de ver o Distrito Esporte, mas notei que é tendencioso. Parei! Tenho mais o que fazer.
Se um lado foi prejudicado o outro lado também foi, o poblema todo foi que Unaí foi rebaixado talvez nem merecia ser rebaixado, mais um empate servia para o Unaí, este ano foi ou não está sendo um campeonato estadual,.está sendo na verdade um torneio de tiro curto, hein…cada ano que passa o nosso futebol não tem perspectiva de crescimento, ninguém sobe para série C..continua sendo pobre missão futebol candango..ok